O irídio é um metal branco-amarelado, duro e de alta densidade. É muito resistente à corrosão e quimicamente inerte. Na forma metálica, não é atacado por nenhum ácido. Pulverizado, pode ser oxidado por água-régia.

Seu nome, arco-íris, é uma alusão às cores de seus compostos.

O irídio é semelhante à platina e é encontrado na natureza associado a ela e a outros metais similares.

Comercialmente, substâncias de irídio são obtidas da iridosmina, como subproduto da produção da platina. Também podem ser obtidas como subproduto da mineração do níquel ou do cobre. É encontrado em pequenas quantidades em meteoritos e em minerais como a iridosmina, o platinirídio e aurosmirídio.

Aplicações

O irídio é empregado principalmente na fabricação de ligas de platina, que são duras e resistentes à corrosão. Essas ligas são usadas na fabricação de cadinhos (recipientes que resistem a altas temperaturas), equipamentos cirúrgicos e joias.

O irídio também é usado na fabricação de componentes eletrônicos, de materiais resistentes às altas temperaturas, de velas de ignição, de telefones e de óculos. Como catalisador é usado na carbonilação do metanol, o que produz o ácido acético. O isótopo irídio-182 radioativo é utilizado em equipamentos de radiografia como fonte de raios gama.