Conceito de corrida de velocidade

Corrida é uma noção que admite vários usos. Neste caso, interessa-nos a sua acepção como a competição na qual os participantes tentam chegar em primeiro lugar a uma meta. Velocidade, por sua vez, pode fazer referência à rapidez de um movimento.

A ideia de corrida de velocidade, por conseguinte, alude a uma competição que consagra aquele que se desloca mais rapidamente do que os restantes. Ou seja, com maior velocidade. Quem chega em primeiro à meta numa corrida de velocidade, fá-lo antes que os restantes adversários.

A corrida de velocidade existe desde os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, um festival da Grécia Antiga que se realizava a cada 4 anos no santuário de Olímpia.

Sob o conceito de corrida de velocidade juntam-se diversas provas de atletismo que levam os atletas a tentar correr o mais rápido que podem. A corrida de velocidade mais famosa é aquela que implica percorrer uma distância de 100 metros.

A prova dos 100 metros é a mais nobre de todas e é ela quem premia o atleta mais rápido do mundo (homem e mulher). Nesse tipo de prova os competidores disputam quem chegará primeiro ao percorrerem um trajeto de 100 metros em linha reta. Em todo o caso, existem corridas de velocidade de 200, 400 e mesmo 800 metros.

Geralmente, estas corridas de velocidade realizam-se em pistas específicas (as pistas de atletismo). Os corredores arrancam todos ao mesmo tempo assim que ouvem um sinal sonoro, tentando alcançar a meta o mais rapidamente possível. O competidor que chega em primeiro, vence a prova.

De tempos em tempos, durante uma corrida, os pés do atleta ficam no ar. Quando o joelho se eleva, os braços também se elevam, esse movimento possibilita ao atleta mais velocidade ao deslocar-se.

O desportista que ostenta o record mundial em corridas de velocidade de 100 metros é considerado o homem mais rápido do mundo. Essa qualificação recai, desde 2009, pela mão do Jamaicano Usain Bolt, quem chegou a percorrer os 100 metros em apenas 9,58 segundos. A mulher mais rápida do mundo, por sua vez, é Florence Griffith Joyner com uma marca de 10,49 segundos nos 100 metros.

As corridas de velocidade são classificadas de acorde com a distância a ser percorrida:

– Corridas rasas: são as corridas de curta distância, geralmente as de 100 metros rasos, 200 metros rasos, indo até os 400 metros rasos;

– Corridas de meio-fundo: corridas de distância média, entre 800 a 1.500 metros;

– Corridas de fundo: modalidade de corrida de longa distância, onde os atletas precisam realizar um percurso de 5000 metros ou mais.

Temos ainda a corrida com obstáculos. Ela também é uma corrida de velocidade, a diferença é que no percurso existem barreiras quais devem ser saltadas pelos atletas. É um tipo de corrida que, além de velocidade, também exige coordenação, equilíbrio e concentração.

Há ainda outros tipos de corridas como:

– Corridas mistas: esse tipo de corrida começa e termina numa pista, no entanto ela é feita nas ruas e estradas;

– Corridas cross country: uma modalidade de corrida de longa distância muito praticada na Europa. Ela é realizada em terreno aberto ou acidentado.

BAIXE O TRABALHO AQUI [15.94 KB]

Previous article