- Anúncio -

O rutênio é um metal raro e de alta densidade. Apresenta a cor branca e é brilhante. É insolúvel em todos os ácidos, mas reage com o cloro gasoso, formando o cloreto de rutênio (RuCI3). Reage também com bases fundidas, formando rutenatos.

Aparece na natureza com o irídio e com o ósmio e em alguns poucos minerais. É encontrado na laurita e na pentlandita.

O processo de isolamento do rutênio é complexo. Geralmente, ele é separado como cloreto amoniacal de rutênio. Esse cloreto é reduzido a rutênio metálico por hidrogênio molecular. É encontrado, com frequência, na substância tetróxido de rutênio, que é altamente tóxica.

Aplicações

Por causa da elevada temperatura de fusão do rutênio, sua aplicação industrial está restrita à formação de ligas com a platina e com outros metais do mesmo grupo, como o paládio.

- Anúncio -

Elas são usadas em contatos elétricos e na fabricação de ligas dentárias e de acessórios de elevada resistência mecânica. As ligas de rutênio também são empregadas em revestimentos protetores contra a oxidação e na produção de peças de joalheria.

Pode ser incorporado ao titânio, melhorando sua resistência à corrosão, e empregado como catalisador. A liga de rutênio e molibdênio é supercondutora.

Rutênio O rutênio é utilizado na fabricação de pontas de canetas-tinteiro.

 

- Anúncio -