Desenvolvimento humano, ed fisica escolar e o esporte

ESPORTE
O esporte praticado hoje, que é denominado de esporte moderno, surgiu no final do século XIX. Varias modalidades da época são vistas e praticadas nos dias do hoje, como é o caso do Futebol e Rugby. A palavra esporte, que significa diversão, continua sendo base para todas as definições atuais.
A definição do que seria o esporte é visto de maneira diferente por vários estudiosos da área. Betti vê o esporte como ação social institucionalizada, que com suas regras se desenvolve a parte lúdica. Já Bracht vê o esporte como um movimento de caráter competitivo.
Além disso, o esporte tem o objetivo de interação entre todos que o envolve. Hoje, assistir uma partida de futebol ficou muito mais fácil. As televisão é o instrumento responsável pela distribuição do que se passa no gramado. Garantindo assim uma grande número de telespectadores que acabam se identificando com o que estão assistindo.
Os esportes coletivos são hoje muitos mais atrativos para as pessoas.O clima de competição traz ao público um sentimento prazeroso que os faz torcer. Fazendo assim, na maioria das vezes que a pratica da modalidade assistida seja praticada como uma diversão.
Há também os esportistas profissionais que estão sempre atrás de melhorar sua performance, num mundo onde a diversão (que é a base do esporte) passa ser influenciada pelo capitalismo eles estão dispostos a fazer o que for necessário para melhorar seu rendimento. Alguns até passam a usar drogas ilícitas com o objetivo de se destacar no esporte.
Esporte se divide em três características:
Coletivos: Que tem a participação de mais de uma pessoa, onde há a necessidade de colaboração de todos para se alcançar o objetivo. Ex: Basquete, vôlei, futebol, etc.
Individuais: Está ligada mais aos movimentos básicos do ser humano, como correr, saltar, larçar e outros. Ex: Atletismo, ginástica, natação, etc.
Aventura: Que coloca o praticante em um conceito de idéias humanistas junto a natureza. Ex: Surf, Montain Bike, trekking entre outros.
A educação física na escola tem o objetivo, além da pratica do esporte, a inclusão de todos nesse universo. Também o objetivo de aplicar a maneira correto da atividade observando a necessidade da turma.
Asatividades novas apresentadas apresenta ao aluno a possibilidade de aprender algo novo, onde da o direto a fazer críticas que serão construtivas ao nível educacional.

CAPITULO II
DESENVOLVIMENTO HUMANO
Desenvolvimento é um ciclo de mudanças que todos nos serem humanos passamos desde o nascimento à morte. Lopes e Tani citam em seus estuda que “ Desenvolvimento é modificações que o ser humano sofre ao longo da sua existência… É o produto do crescimento, da maturação, da hereditariedade e da educação/aprendizagem.”
Lopes compara que assim como para o crescimento a criança precisa se alimentar para desenvolver a criança precisa de estímulos para o crescimento emocional, intelectual e motor. Esses estímulos podem ser dados como atividades intelectuais, nas quais devem ser de acordo com a grau de desenvolvimento de cada criança.
O envolvimento hereditário influencia diretamente no desenvolvimento do ser humano. O meio onde vive, a influencia dos pais e irmãos, o convívio com os colegas. Tudo tem importância no desenvolvimento da pessoa.
Gallardo, outro grande estudioso na área de desenvolvimento humano, nos ensina que o desenvolvimento está diretamente ligado aos movimentos motores. No qual ele divide por etapas do crescimento.Habilidade, cultura e reflexo também andam juntos com o desenvolvimento. Observando por toda a vida a necessidade de ambos andarem juntos.
Já Bringuier (1978) nos diz que: “É inteiramente evidente que, para que a inteligência funcione, é preciso um motor que é p afetivo. Jamais procurará resolver um problema se ele não lhe interessa. O interesse, a motivação afetiva, é o móvel de tudo.”
Então é correto afirmar que o interesse é elemento predominante para o desenvolvimento humano. Ele estimula o cérebro a desenvolver, criar e conhecer algo novo.
Nós seres humanos somos dependentes de um cuidado instrucional desde que nascemos. Aprender a andar, falar, distinguir o certo do errado, etc. Esses cuidados que são extremamente importantes no desenvolvimento. São eles que influenciam, mais na fase inicial da vida, na formação do caráter da criança.
A educação física escolar tem o objetivo que vai muito além da prática do esporte, embora ela também seja importante. Ela tem bastante influencia no desenvolvimento da criança. Brincadeiras em grupo têm o objetivo de convívio sócio do aluno, na maioria das vezes com outras crianças da mesma idade. Influenciando assim diretamente na formação da personalidade e da cidadania.

CAPÍTULO IIIO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A educação física escolar brasileira no seu principio, era mais voltada a pratica de esporte físico. As primeiras escolas brasileiras a aderirem à disciplina foram as escolas militares, onde o treino era mais voltado para o preparo físico de um combatente das forças armadas. Na época não havia nenhuma teoria do que era praticado e a maneira correta de praticar.
Depois, a educação física foi se expandindo para escolas de todo o Brasil, mas de uma maneira equivocada, na qual não se passava de uma prática de esporte físico e sim uma descontração e lazer para os alunos.
Mas tarde, já da década de 70 estudos foram sendo feitos e foi surgindo teorias da importância da educação física nas escolas. Que os exercícios devem ser adequados para cada faixa etária de acordo com o seu desenvolvimento e crescimento.
Foram também descobrindo que a educação física escolar tem uma profunda participação no desempenho do aluno em outros estudos. A prática de exercício acaba ajudando significativamente o aluno a aprender, se concentrar e adquirir aquilo que é apresentado a ele.
Autores defendem também que a educação física deve se basear nas teorias da filosofia e da sociologia. O aluno deve saber opor que de estar desenvolvendo certo tipo de atividade, respeitar o adversário e qualquer outro que esteja participando diretamente ou indiretamente da atividade.
O Francês Jean Le Bouch cita a importância da psicomotricidade no dia-a-dia de crianças seja elas normais ou com algum tipo de deficiências. Ele afirma que a educação psicomotora leva a criança a tomar consciência do seu corpo. A adquirir habilidade e movimento.
As diferenças culturais também colaboram no desempenho em quadra. Deve-se respeitar a técnica corporal e técnica cultural, onde cada um tem uma forma diferente do outro, nunca melhor ou pior.
Nos dias atuais se vê pessoas cada dia mais procurando a prática de atividade física, seja ela no futebol de final de semana, na caminhada do final do dia ou até mesmo numa academia. Está comprovado que a pratica de atividade física, nas suas condições de lazer, não de extremo desempenho, contribui pra a prevenção de doenças.
Na educação física, sempre haverá novos estudos desmentido os estudos feitos anteriormente. A descoberta de novas teorias é fundamental pra evolução da disciplina. E claro, sempre mantendo o objetivo final que é a busca na educação física que articule as múltiplas dimensões do ser humano.

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