Conheça os Aparelhos de Ginástica Artística

 

Este esporte é dividido por vários aparelhos de ginástica os quais alguns deles também são exclusivos para cada género.

Os aparelhos masculinos têm como objetivo realçar a força e o equilíbrio do ginasta, enquanto os femininos já são para pôr em evidência a beleza da ginástica e a flexibilidade.

Vamos lá ver os diversos aparelhos:

Solo

A prova de solo dura 70 segundos em masculinos e 90 segundos em femininos, e é feita num campo de 12 metros de comprimento por 12 metros de largura.

Deve fazer uma coreografia composta por vários elementos, os quais são classificados consoante uma tabela feita pela Federação Internacional por dificuldade.

O ginasta deve fazer a sua coreografia por toda a área cobrindo as extremidades, mas sem sair com nenhuma parte do corpo. Se esta sair da área válida, então o ginasta será penalizado em pontos.

Na ginástica feminina de solo a coreografia é acompanhada por uma música, a qual combina com a mesma. Na ginástica masculina isso não acontece.

Salto

Aqui o ginasta começa com uma corrida numa pista de 25 metros de depois faz um salto num pequeno trampolim e depois apoia as duas mãos na mesa de salto e neste dá um impulso para o seu movimento.

O movimento é composto por diferentes rotações do corpo no ar.

O aparelho tem como dimensões 1,2º metros de comprimento, 95 centímetros de largura e 1,35 metros de altura. A versão feminina tem 1,25 metros de comprimento.

Estes dois aparelhos de ginástica acima são os únicos executados pelos dois géneros.

Cavalo com Alças

É usado um cavalo de 1,15 metros de altura com alças distanciadas entre elas (40 a 45 centímetros), e o cavalo em si tem 1,60 metros de comprimento e 35 segundos de altura.

Aqui os movimentos são essencialmente de rotações e apoios usando a força dos braços.

Argolas

Aqui o ginasta fica a 2,80 metros do chão, apoiado em argolas com 18 centímetros de diâmetro as quais estão suspensas através de um cabo preso a cada uma delas.

O atleta precisa de ajuda de outras pessoas para conseguir subir ás argolas.

Barras Paralelas

Como o nome já diz, é composto por duas barras paralelas as quais estão apoiadas com alguns postes e ficam a 2 metros de alturas e têm ambas 3,5 metros de comprimento.

Barra Fixa

Esta barra fica suspensa a 2,8 metros de altura, sendo cilíndrica com 2,8 centímetros de diâmetro apesar de estas marcas não são totalmente fixas e podem variar um pouco.

A barra é presa com cabos de segurança aos postes para que esta não acabe saindo e pôr em causa o físico do ginasta.

Estes aparelhos de ginástica são usados exclusivamente por homens.

Barras Assimétricas

São colocadas duas barras suspensas apoiadas por postes, os quais prendem as barras a eles com cabos de segurança para que fiquem bem fixos no chão.

A barra mais alta fica a 2,50 metros do solo e a mais baixa fica a 1,70 metros.

Cada barra tem 2,4 metros de comprimento e 4 centímetros de diâmetro.

Trave de Equilíbrio

Para finalizar, temos a trave de equilíbrio, na qual a ginasta deve executar uma série de movimentos sobre uma trave que tem 10 centímetros de largura, 5 metros de comprimento (podendo assim fazer á vontade os movimentos que deseja) e esta a 1,25 metros de altura.

A trave é revestida com um material que absorve bem o choque e faz que com o aparelho se mantenha firme no seu lugar também.

E estes foram os aparelhos de ginástica usados exclusivamente por mulheres.

Os ginastas em alguns dos aparelhos, especialmente aqueles que exigem força para ficar apoiado em algo utilizam pó de magnésio nas mãos para que estas não se aleijem tanto e não escorreguem.

Outras coisas podem ser utilizadas para o mesmo efeito, como fitas por exemplo.

Pontuação dos Ginastas

O número de juízes varia de aparelho para aparelho de ginástica, mas uma parte deles é um grupo A que contabiliza os pontos consoante a dificuldade dos elementos que o ginasta efetuar.

E depois tem um grupo maior de juízes, o grupo B, que avalia a prestação do ginasta nesses movimentos.

É usada a média de pontos entre a pontuação mais alta e a pontuação mais baixa atribuída pelo grupo B e somada aos pontos do grupo A, dando assim a pontuação final.

 

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados