- Anúncio -

 

Técnicas Intermediárias do Boxe

O que todos os lutadores habilidosos tem em comum?

Golpes poderosos?
Uma defesa esperta?
Ou simplesmente mais lutas?

Eu fiz uma lista de qualidades que eu vejo em muitos lutadores intermediários.
Você vai precisar de todas essas habilidades se você espera ser um “lutador de nível avançado”.
Aqui está o que você precisa para sair do nível iniciante…

- Anúncio -

 

O que eu preciso para parar de ser iniciante?

 

Não Ficar Cansado

Se cansar é uma das coisas que acontecem apenas com noobs. Alguns duram poucos rounds, alguns duram algumas horas, mas cedo ou tarde, todos ficam cansados. O indicador mais claro de que um lutador é iniciante é que ele ainda fica cansado.

 

Fazendo movimentos desnecessários

O maior problema é que iniciantes treinam com a atitude errada. Eles estão sempre tentando usar o máximo de energia possível e fazem tudo da forma mais difícil. Eles ficam loucos dentro do ringue e usam mais movimentos do que são necessários. Você SEMPRE ficará cansado se tudo que faz é usar toda sua energia para fazer tudo com força total.

Ao invés de tentar fazer tudo que você pode, tente fazer apenas o que é necessário. Parece que estou dizendo para você ir devagar ou ser conservado mas não estou. É sobre ser mais eficiente. Não pule 1 metro se você precisa de apenas 10 cm. Não ataque com 100% quando 80% já resolve. Menos é mais. E quanto menos você precisar fazer, mais você será capaz de fazer. Ser capaz de atingir os mesmos resultados com menos esforço, permitirá a você fazer mais.

Vamos pegar a velocidade da mão como exemplo. Eu vejo muitos caras tentarem lançar combinações mais rápidas usando mais energia. O invés de tentar lançar golpes mais rápidos com mais força… que tal lançar golpes mais rápidos com menos força? (Quanto menos força você coloca em seu golpe, mais fácil será para lançá-lo com rapidez.) Ao invés de lançar 5 golpes com força e velocidade máximas, porque não tentar lançar alguns deles com muita velocidade e então adicionar força máxima para aqueles mais certos de atingirem o alvo?

 

Condicionamento na Luta

Isto é algo que apenas atletas sérios irão entender. Boxeadores são atletas. Atletas são pessoas muito fisicamente capazes. Eu não me torno um atleta na academia. Eu sou um atleta 24/7, 364 por ano. Eu sou atleta do momento em que levanto até a hora de deitar. Isto não desliga. Eu posso correr 10 km a qualquer momento. Eu posso fazer isso mesmo depois de um dia inteiro de treinamento. Não é difícil.

Como eu consegui chegar a esse nível? Vivendo como um atleta. Condicionamento é algo que iniciantes fazem para entrar em forma e saírem de seus estilos de vida pouco (ou nada) saudáveis. Verdadeiros atletas estão em forma o tempo todo. Nós sempre estamos prontos para uma corrida, sempre prontos para treinar, sempre prontos para um sparring, sempre prontos para praticar qualquer outro esporte com os amigos porque nossos corpos estão condicionados para isso.

 

Cansaço no Ringue

O ringue expõe a todos, principalmente os iniciantes. Todo mundo parece um atleta superstar até entrar no ringue. Ele acaba com as pessoas. Deixa elas nervosas. E para muitos iniciantes, ele os fazem parar. O ringue é o último desafio do boxe, nada mais.

Eu estou em um patamar que não me canso no ringue. Eu posso apanhar, mas não fico cansado. Eu posso estar em desvantagem, mas não fico cansado. Eu posso ficar sem fôlego, sentir minhas pernas presas ao chão, sentir como seu estivesse golpeando através da água, mas eu sempre tenho mais guardado. Você entende o que estou dizendo?

Eu não estou fazendo isso para ser um valentão. Eu não estou tentando me mostrar para todos na academia ou provar que sou maluco. Eu apenas adoro estar lá e me sinto confortável. Eu posso estar perdendo uma luta e ainda me sentir confortável no ringue. Eu adoro estar lá. Eu treinei por muito tempo para estar lá e agora que estou, eu não quero sair. Estar no ringue é tão confortável para mim quanto estar em uma hidromassagem. Quero dizer, sim… é físico… mas eu adoro, eu não fico cansado de algo que adoro.

 

Contra-ataques Instantâneos

  • Iniciantes vão trocar golpes. (SEMPRE OFENSIVOS)
  • Iniciantes mais avançados irão esquivar, e ENTÃO contra-atacar. (DEFESA, então ATAQUE)
  • Lutadores intermediários irão trocar golpes. (ATAQUE & DEFESA, simultaneamente)

É engraçado mas é assim que funciona. Quando você ganha experiência nas lutas, você para de esperar para contra-atacar. Você não faz mais aquela porcaria de “bloqueia e ataca” ou “esquiva e ataca”. Você começa a perceber que você pode atacar mesmo se você estiver se esquivando dos golpes. O objetivo das técnicas defensivas do boxe é colocar você EM UMA posição de contra-ataque, não deixá-lo em uma posição mais difícil para isso.

Iniciantes nunca conseguem uma chance de contra-atacar porque eles estão muito ocupados cobrindo seus rostos e fugindo de golpes. Você nunca será rápido o suficiente para contra-atacar se você precisar defender primeiro. É um passo desnecessário e apenas dá ao seu adversário tempo para escapar depois de um golpe forte.

Lutadores intermediários estão atacando constantemente, e então defendendo simultaneamente apenas quando necessário. Eles só esperam quando estão procurando por uma oportunidade melhor. Caso contrário, eles estão constantemente na ofensiva ou contra-ofensiva.

 

Fluidez

Uma outra forma de olhar para um lutador é ver como ele está se movimentando. Ser capaz de fluir permite a você ser natural em seus movimentos no boxe. Isto dá a você eficiência, velocidade e força. Ser capaz de fluir é a diferença entre sentir que os movimentos do boxe são fáceis e naturais para você ou sentir que os movimentos do boxe são difíceis e estranhos para você.

Quando um lutador possui fluidez, eu vejo um cara que faz 1 movimento, mas consegue 10 vezes mais EFEITO.

Quando um lutador não possui fluidez, ele faz 1 movimento mas só consegue 1 efeito.

Em outras palavras:

  • Um lutador com fluidez precisa gerar energia apenas 1 vez e com isso ele pode executar 10 movimentos diferentes.
  • E quando ele não flui, você pode ver seu corpo precisando gerar energia constantemente a cada movimento.

Quando um lutador com fluidez se move pelo ringue, parece tão fácil e suave mesmo que ele esteja pulando. Mas quando um lutador sem fluidez se move, parece que ele está usando um monte de energia e precisa se empurrar para frente e para trás e usar um monte de músculos. O lutador que golpeia com fluidez dá a impressão que seu punho está rolando para fora do seu braço, enquanto o lutador que golpeia sem fluidez dá a impressão que ele precisa empurrar seu corpo para frente e para trás.

  • Você consegue fluir com movimentos constantes de entrada e saída?
  • Você consegue fluir com dois cruzados juntos?
  • Você consegue fluir enquanto esquiva e golpeia simultaneamente?

A diferença é como ver alguém deslizando suavemente sem ter que se esforçar muito. Enquanto o cara que não possui fluidez está constantemente pulando. Se você não entendeu essa metáfora, não se preocupe.

Houve um tempo em que eu praticava esquiva e finta todos os dias na frente do espero porque eu achava movimentos muito difíceis. Hoje em dia, os movimentos são naturais para mim. De certa forma é porque eu tenho mais coordenação para isso. Mas por outro lado, é porque eu aprendi a esquivar usando o movimento natural do meu corpo. Eu me esquivo deixando meu corpo girar com a gravidade ao invés de empurrar com meus músculos. E eu estou respirando naturalmente o tempo todo. É completamente natural e relaxado. Eu posso fluir entre múltiplos movimentos de esquiva ao invés de jogar minha cabeça pra todo lado.

 

Trabalho de Pernas Adaptado

Lutadores de nível intermediário sabem como lidar com posições estranhas para os pés. Eles sabem como se reajustar ou lutar de qualquer posição no ringue. Não estou falando sobre um cara que muda para canhoto ocasionalmente. Estou falando sobre lutador que sabe como lutar quando suas pernas estão entrelaçadas. Ele sabe como dar um passo ou fazer um pivô ou reajustar seu corpo para ajudá-lo a golpear. Não é sobre ser canhoto ou fazer aquelas merdas ensaiadas durante o boxe sombra. É sobre ser capaz de mover seu corpo para uma posição confortável (MESMO QUE SEJA UMA QUE VOCÊ NUNCA TENHA ESTADO ANTES) e lutar a partir daí.

Ele está confortável quando seus pés estão entrelaçados. Ou quando um lutador está atrás de outro. Ou quando seu oponente está se inclinando sobre ele. Ou quando seu oponente está agarrando sua mão. Todas as diversas situações que podem acontecer durante a luta. Como eu disse, “posições estranhas para os pés”. Isto é algo que você só aprende depois de praticar muitos sparrings com muitas pessoas diferentes. Uma parte de ser experiente é ser capaz de responder bem a situações que você nunca presenciou antes.

 

Respiração Apurada

Você pode diferenciar diversos níveis de lutadores até pelo som da respiração. A respiração de um iniciante soa muito difícil e fraca. Os lutadores mais experientes tem uma respiração mais apurada e forte. Você perceberá a diferença simplesmente assistindo lutadores de alto nível fazendo sparring.

Eu acho que quanto mais forte a respiração, mas forte o motor (o core) e mais forte o atleta. Quando lutadores experientes golpeiam, você pode sentir a força de sua respiração. Você sente a força rápida e calma. É como se eles estivessem expelindo força. A respiração do iniciante parece trabalhosa, como se eles estivessem lutando para empurrar o ar para fora.

 

Golpes Variados

Enquanto iniciantes ainda estão argumentando sobre “a técnica perfeita de golpes”, os intermediários estão mudando suas técnicas em quase todas as combinações durante a luta. Um iniciante fica óbvio para mim porque ele sempre lança um jab e sempre da mesma forma. Os jabs dos iniciantes tem a mesma coisa em comum: eles só se importam com a velocidade e a força.

O jab do lutador intermediário parece bem diferente dentro do ringue, mesmo que pareça igual fora do ringue. As vezes ele usa um pouco mais o ombro para tentar me alcançar para me mandar para o canto. As vezes ele usa mais o antebraço porque ele está esperando que eu abra a guarda para seu direto. Ou ele está usando mais os músculos das costas porque ele quer me acertar com um jab mais forte. E então ele move sua cabeça para uma nova posição com o jab ou está andando em direções diferentes porque ele quer me empurrar para um direto e um cruzado. Existem outras milhões de variáveis que eu não posso explicar. E isto não é apenas para o jab!

 

Técnicas Intermediárias

Eu imagino que alguns de vocês não estão interessados em ouvir que lutadores de nível intermediário movimentam melhor o corpo. Você só está interessado em saber o que eles podem fazer no ringue. Eu criei a lista abaixo para sua diversão… mas saiba que todos os tópicos anteriores são muito mais importantes.

 

Direto Com Fluidez

Uma das maneiras mais fáceis de saber o nível de um lutador é ficando atento ao direto. O jab é fácil porque é o primeiro golpe que todo mundo lança. Você está sempre em posição para lançá-lo e é o golpe que você mais executa, então é fácil para qualquer um ter um jab que pareça bom.

O direto é muito mais difícil por várias razões. Primeiro, é mais longo e requer mais energia e comprometimento. Você precisa estar confiante o suficiente para lançar porque sua cabeça e seu corpo estarão completamente expostos quando você lançar o direto. (Esta é a razão pela qual não adianta muito praticar no saco de pancadas.) Muito disso terá a ver com timing. Se você não tem ou não entende o timing, você pode sentir que nunca está em posição para lançar um direto contra oponentes melhores.

Do lado mais técnico, um bom direto é difícil de ser lançado porque vem depois de um jab e é necessário rotacionar seus ombros na direção oposta. Você precisa ajustar sua mão direita e parte da técnica do direto tem haver com a técnica do jab. Se a técnica do seu jab é ruim, você vai desequilibrar seu corpo e dificultar o lançamento do direto. O jab deve PREPARAR o direto, não deixá-lo mais difícil de lançar.

Quando um iniciante lança uma combinação 1-2, você vê e sente como dois golpes separados. Mas quando um lutador experiente lança uma combinação 1-2, você vê dois golpes, mas sente como um golpe que acerta duas vezes. Imagine que o jab é a cabeça da flecha, e o direto é a haste desta mesma flecha! Um bom direto irá fluir lindamente depois de um jab.

O problema é que o direto não pode ser treinando no saco de pancadas e nem mesmo nas luvas de foco. Um direto verdadeiramente efetivo só pode ser treinado no ringue. Um bom direto não tem muito haver com a velocidade ou força mas em como ele flui depois do jab e transmite força para o alvo. O direto precisa ser preparado e precisa ter um propósito!

 

Cruzado de Esquerda no Corpo

Isto definitivamente é uma habilidade difícil, que iniciantes não tem. Não significa apenas mirar um cruzado de esquerda no corpo. A habilidade verdadeira é ficar em posição para lançar o cruzado de esquerda no corpo. Caras de nível avançado ficam bem confortáveis em esquivar ou ficar em posição sem perder o equilíbrio ou contorcer o corpo ou sentir que eles precisam agilizar o golpe.

Quando eu vejo iniciantes lançar cruzados de esquerda no corpo, eles sempre aparentam como se estivessem correndo um enorme risco. Primeiro, parece que eles estão com medo do contra-ataque com um direto e nem sabem como lançar em volta do cotovelo direito. Segundo, eles não conhecem o timing para o cruzado de esquerda então sempre parece que eles estão com pressa para acertar antes que percam a chance. Por último, eles precisam de tantos movimentos que eles nunca são rápidos o suficiente para acertar o cruzado a tempo.

 

Bloqueio Intencional

Os caras mais experientes dificilmente bloqueiam golpes. De um ponto de vista visual, PARECE que eles estão bloqueando porque eles colocam a mão na frente do golpe mas eles estão fazendo muito mais que isso. Geralmente o que eles estão fazendo é esquivando, porém de forma tão leve e súbita que você nem pode ver. Todo “bloqueio” na verdade é apenas uma oportunidade para fazer contato e usar este contato para lançar um golpe em outro lugar.

Sempre que você bloqueia diretamente um golpe, isto se torna uma batalha de empurrões. O QUE SIGNIFICA… se você vai realmente bloquear um golpe, você deve usar isso para empurrar seu oponente para trás, ao invés de deixar ele te empurrar com o golpe. A ideia é: nunca é apenas um “bloqueio”. Ou você está direcionando a energia para algum outro lugar, o enviando de volta ao seu oponente.

 

Esquivar 3 Golpes com Facilidade

Você pode se esquivar de qualquer golpe simplesmente jogando a cabeça em quase qualquer direção aleatoriamente; você pode até mesmo se esquivar de 2 golpes simplesmente movimentando duas vezes. Você conhece um lutador experiente quando ele esquiva uma combinação de 3 golpes sem piscar. Ou um que escapa facilmente de um combo. Não estou falando sobre um cara que fica jogando a cabeça para os lados. Estou falando daqueles que nem parecem estar tentando se esquivar. Parece que ele está fazendo isso em câmera lenta. Parece que faz isso enquanto respira bem devagar.

Tem muito haver com experiência. Depois de ficar tão bom esquivando de golpes únicos, como o jab, direto ou cruzado, você começa a ficar bom esquivando de combinações. Existem certas combinações que você começa a aprender com o tempo como 1-2-3 ou 2-3-2 ou 3-2-1, etc. As vezes você sobe no ringue e já sabe como seu adversário vai se movimentar porque parece muito familiar para você.

Lutadores experientes conseguem se esquivar de golpes,
sem demonstrar que estão tentando.

 

Pêndulo

Lutadores intermediários conseguem pendular por baixo de golpes com conforto. Eles fazem isso de forma calma, relaxada e sem precisar agachar muito. Muitos conseguem fazer isso mesmo que estejam praticamente levantados. O segredo é ter o timing e saber quando seu oponente está para golpear. Eu começo a fazer o pêndulo quando eu sinto que ele está começando a girar o corpo para um cruzado. Eu não espero até o cruzado começar a ser lançado (nesse ponto já será tarde).

O problema com iniciantes é que eles não podem sentir o cruzado começando e então eles estão sempre atrasados. Você pode praticar o quanto quiser na corda ou exercitar suas pernas, mas você sempre será muito lento se começar o pêndulo atrasado.

 

Habilidades Wrestling

Lutadores intermediários estão acostumados a lidar com o clinch. Eles sabem como te empurrar, puxar, girar, ou sair para longe sem levar nenhum dano.

Quando eu vejo iniciantes no clinch, a impressão que tenho é que aquilo é uma briga. Eu os vejo tentando resistir e tomar o controle da situação ao invés de simplesmente passar por isso. Eles parecem dois caras tentando se empurrar sem cair. A maneira como intermediários fazem isso é diferente, eles tentam “cair” primeiro assim eles podem ficar em outra posição mais rápido e podem ganhar vantagem com isso.

Quando eu faço o clinch, eu posso sentir de qual lado meu oponente está mais propenso a cair. E então eu simplesmente dou um empurrão ou puxo e vejo ele cair. Se eu sinto que estou caindo, então eu me agarro a ele e deixo o peso do meu corpo afetar seu equilíbrio. Se eu sinto que ele está me empurrando, eu redireciono o empurrão para soltá-lo de mim. Na verdade eu não fico pensando sobre todas essas coisas, elas acontecem naturalmente.

Imagina como se você estivesse andando de bicicleta de olhos fechados, e então descubra a melhor maneira para sair de cima dela. Esta é a forma que sinto meu oponente no clinch. Eu posso sentir para qual lado ele está para cair e então eu DEIXO ele cair. Quanto mais forte ele tenta me empurrar, mais fácil é deixá-lo cair. As vezes não é uma queda, talvez uma rotação. Para qualquer lado que o corpo dele quiser ir, eu o deixo mover enquanto movo meu corpo para ganhar vantagem na nova posição que nós vamos estar.

Lutadores intermediários sem empurram muito rápido. Um choque rápido por dentro e então um giro e a luta se resume. Iniciantes por outro lado ficarão se segurando até mesmo por minutos. Lutadores intermediários levam apenas alguns segundos no clinch. Quero dizer… vamos lá… quanto tempo leva para você cair?

 

Segurando a Luta

Lutadores intermediários são incrivelmente habilidosos em segurar uma luta. É uma habilidade muito útil e algo sobre o qual eu deverei escrever algum dia. Eles sabem como fechar os ângulos e manter a movimentação para que o oponente precise ficar ajustando os pés ou restabelecendo o equilíbrio para poder golpear. Pode ser tão simples como fazer um pêndulo por baixo do oponente ou segurar seu punho e fazê-lo girar em volta. Ou pode ser usando seus antebraços com movimentos constantes da cabeça enquanto você caminha para longe dele. Pode até ser se esquivando de uma forma que ele sempre acabe com um clinch.

 

Alterando a Densidade

Eu não poderia pensar em um nome mais simples para isto mas basicamente os caras intermediários são muito bons em ficar firmes ou soltos. Quando você luta com um iniciante, parece que você está empurrando uma estante. Eles parecem altos e um pouco sem equilíbrio e então parece que você pode empurrá-los facilmente.

Mas quando você luta com um lutador intermediário, em um momento ele parece pesado como uma rocha e parece que você não pode movê-lo. Mas então em outro momento, você sente como se ele não existisse e que você poderia passar por ele e então ele te contra-ataca. Mas o truque é que ele parece o mesmo em ambos os momentos. Você nunca sabe quando ele está firme ou solto e você nuca tem certeza de quando irá acertar seus golpes.

- Anúncio -