Orientador Educacional: saiba tudo sobre a carreira e como se tornar um

No dia 4 de dezembro foi comemorado o Dia do Orientador Educacional, o profissional que presta assistência ao aluno durante seu processo de aprendizagem na escola. Para tanto, ele procura auxiliar o aluno na superação das dificuldades de aprendizagem, ou no próprio encaminhamento vocacional, buscando o maior aproveitamento das suas potencialidades.

Quer saber mais o que faz e o que você precisa para ser um Orientador Educacional? É só acompanhar o artigo que preparamos para você, confira!

O QUE FAZ UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

O orientador educacional faz parte do quadro de funcionários da escola, sendo subordinado à direção e à supervisão pedagógica da mesma. É função do orientador empregar métodos pedagógicos e psicológicos para orientar os alunos no cotidiano. Esse profissional deve ter  formação superior em Pedagogia.

A Orientação Educacional é uma das mais importantes áreas de atuação do Pedagogo. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 estabelece que a formação dos Orientadores Educacionais deva acontecer em Cursos de Especialização Lato Sensu. Na rede pública de ensino, sua presença é obrigatória de acordo com leis e normas.

QUAIS SÃO AS OUTRAS ATIVIDADES DE UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

Esse profissional irá intermediar os possíveis conflitos escolares, auxiliar o corpo docente em relação às dificuldades de aprendizagem escolar, encaminhar casos específicos às instâncias: jurídica, de assistência social, psicológica e de saúde, quando necessário buscando o pleno desenvolvimento do educando em todos os aspectos, sejam eles, intelectuais, físicos, sociais, morais, políticos, educacionais entre outros.

COMO SE PORTA UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

O orientador deve manter um bom relacionamento com os outros profissionais em sua prática, e também com os pais dos estudantes.  É papel desse profissional participar ativamente do processo de integração da família/escola/comunidade, realizando ações que favoreçam o envolvimento dos pais no processo educativo.  É fundamental respeitar os direitos da família na educação do orientando, assim como seus valores que, muitas vezes, podem divergir dos valores pessoais ou daqueles aceitos pela sociedade.

No entanto, para realizar seu trabalho com excelência, o profissional precisa do apoio e da compreensão dos demais colaboradores e educadores da escola, da família e da comunidade em que a escola está situada, para que juntos possam traçar novos rumos e estratégias de ensino, bem como, buscar inovação nas metodologias de ensino tendo em vista o principal objetivo que é o desenvolvimento do educando em suas diversas esferas.

O QUE PRECISO FAZER PARA ME TORNAR UM ORIENTADOR EDUCACIONAL?

Sabemos que o nosso papel é fundamental na formação do profissional e, por isso, a Faculdade Unyleya, desenvolveu um curso que irá te dar um título para exercer o cargo de Orientador Educacional: Complementação Pedagógica em Pedagogia.

A Complementação Pedagógica em Pedagogia da Faculdade Unyleya é destinada àqueles profissionais licenciados em qualquer área, que desejam ampliar a sua atuação e que querem conquistar um diploma em Pedagogia.

O curso é indicado para os profissionais que buscam exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, além do exercício da organização e gestão de sistemas e instituições de ensino.

A Complementação Pedagógica está amparada pela Resolução do MEC de nº2, de 01 de julho de 2015, que permite ao aluno que já é licenciado fazer uma segunda Graduação em Licenciatura em apenas 12 meses (1 ano).