Josef stalin

0
167

1 – Josef Vissarionovitch Stalin
2 – 18 de Dezembro de 1878, Gori, Georgia
3 – Nascido em uma pequena cabana na cidade georgiana de Gori e filho de uma costureira e de um sapateiro, o jovem Stalin teve uma infância difícil e infeliz. Chegou a estudar em um colégio religioso de Tiflis, capital georgiana, para satisfazer os anseios de sua mãe, que queria vê-lo seminarista. Mas logo acabou enveredando pelas atividades revolucionárias contra o regime tzarista. Passou anos na prisão (por organizar assaltos, num dos quais 40 pessoas foram mortas) e, quando libertado, aliou-se a Vladimir Lenin e outros, que planejavam a Revolução Russa.
4 – Participação na Revolução Russa. Stalin chegou ao posto de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética entre 192 e 1953 e, por conseguintes, o chefe de Estado da URSS durante cerca de um quarto de século, transformando o país numa superpotência.
Nos últimos anos da Rússia czarista, entre 1905 e 1917, foi membrodo partido bolchevista. Lênin o havia escolhido para ingressas no Comitê Central dos Bolchevistas, em 1912.
Escreveu, nesse período, “O Marxismo e a Questão da Nacionalidade”. Após a Revolução Russa, voltou para São Petersburgo, onde escreveu artigos para o jornal Pravda (“A Verdade”). Entre 1919 e 1922, foi Comissário do Controle do Estado e, em 1922, tornou-se Secretário Geral do Partido, dando início a sua hegemonia política, que se consolidaria logo após a morte de Lênin.
Nos anos 1930, instaurou um regime de terror. Acabou com as liberdades individuais e criou uma estrutura policial e militar de combate aos inimigos do regime. Calcula-se que Stalin tenha sido responsável pela morte de 12 milhões de pessoas que se opunham ao seu poder. Stalin assinou m pacto de não agressão com Adolf Hitler em 1939. No entanto, com a invasão da União Soviética pelas tropas alemãs, acabou aliando-se ao Reino Unido e aos Estados Unidos.
5 – Seguiu-se uma década de grande agitaçãosocial, durante a qual foi preso várias vezes e várias vezes andou fugitivo, esteve envolvido nas desapropriações no Cáucaso chegando mesmo a ser acusado de participar numa ação que matara mais de 40 pessoas. Em 1922 o polêmico político atingiu o lugar de secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, lugar que ocupou durante mais de três décadas, contribuindo para o aumento da indústria no país e consequente melhoria das condições de vida do povo soviético. Apesar de este líder político ter contribuído fortemente para a transformação do seu país numa superpotência mundial, também ficou conhecido como um ditador brutal que transformava qualquer discordância a suas ideias em um crime capital e uma prova de conspiração e traição contra o seu regime, sendo também responsável pelo genocídio e fome na Ucrânia, consequência da grande reorganização que impôs à região nos anos de 1932 e 1933.
6 – 5 de março de 1953 – Moscou, Rússia, envenenado por médicos.
7 – Wikipédia