História Global

Em linguagem clara, objetiva e fluente, os conteúdos são desenvolvidos de forma concisa, abrangendo todos os períodos históricos.
A obra possuí grande número de atividades distribuídas em diferentes seções, de acordo com os objetivos a serem alcançados. Trata-se de um volume único que engloba história geral e história do Brasil, composto de 57 capítulos distribuídos em 15 unidades.
Abertura de unidades – em páginas duplas – apresenta de forma dinâmica o conteúdo a ser estudado, com foto e legenda-texto, epígrafe, lead e questões para averiguar conhecimentos prévios do aluno. Apresenta as seções:
Parágrafo introdutório
– apresenta de forma sucinta o conteúdo do capítulo ou relaciona presente e passado terminando com uma pergunta problematizadora.
Texto-base – em linguagem clara e fluente, desenvolve os assuntos de forma objetiva, constituindo um facilitador no processo de aprendizagem.
Mapas, fotos e tabelas – enriquecem o conteúdo da obra, sendo muitas vezes acompanhadas de atividades de interpretação.
Quadro glossário – apresenta definições, conceitos e explicações sempre que necessários para melhorar esclarecimentos de terminologia utilizada.
Boxes – com texto do próprio autor ou de terceiros (autores variados), acompanhando a historiografia recente, enriquecem o conteúdo ou estabelece contraponto com o texto-base.
Monitorando o estudo – questões de análise e interpretação entremeadas ao texto para garantir a compreensão do tema em estudo.
Oficina da história – nova seção no final de cada capítulo – agrupa diferentes tipos de atividades (relacionando conteúdos, integração disciplinar, relacionando passado-presente, mudanças e permanência, desenvolvendo atitudes) que conferem significado ao conhecimento e contribuem para a formação de um pensamento crítico e autônomo.
Para saber mais – no final de cada capítulo – apresenta sugestões de leituras e de vídeos que aprofundam o aprendizado.
Vestibulares – no final das unidades – com testes e questões discursivas dos principais vestibulares e do ENEM.
E no final do livro:
Cronologia – relacionando fatos do mundo e do Brasil, marcados com ícones de cada área.
Bibliografia – relação de obras fundamentais para a elaboração do livro e aprofundamento dos assuntos.
Capítulos pequenos com recursos variados que facilitam a planejamento das aulas.
Oferece uma excelente combinação de profundidade, detalhamento e abordagem comunicativa que garante a participação do aluno e o domínio da matéria.
Manual do professor com todas as respostas e chaves para as questões analíticas ou discursivas.