História da coca-cola

A marca de refrigerante mais conhecida do mundo fez parte da história de muitas pessoas. Foi evoluindo junto com a história e mudando junto com a sociedade. Ela se enquadrou em várias situações e talvez por isso, até hoje, seja a marca de refrigerante mais pedida e famosa do mundo.

A Coca-cola surgiu em 1886, com a invenção de John Pemberton. Na época, estava em alta à campanha antialcoólica, então John Pemberton resolveu inventar um xarope com sabor diferenciado, onde as pessoas pudessem sentar nos Pontos de Vendas e se refrescar. Apesar do produto ser inovador, ele não teve muito sucesso com as vendas.

Com a ajuda de seu amigo Frank Robinson, que estava no ramo da propaganda, ganhou um logo, que representa a marca até hoje. Mesmo com essa ajuda, a Coca-Cola não conseguiu seu “lugar ao sol”.

John Pemberton ficou doente e morreu. Com a perda do amigo, Frank decidiu dividir a marca com Asa Candler. Isso mudou a história desse refrigerante. Com uma grande capacidade em marketing, Candler tornou-a o que é hoje.

No começo, Candler precisava fazer a Coca-Cola conhecida e para isso ele oferecia o primeiro copo do refrigerante de graça, através de cupons. Mesmo com essa estratégia, ele ainda tinha um grande desafio, levar a Coca-Cola para um nível nacional.Portanto, ele decidiu colocar o logotipo da marca em propagandas que poderiam seguir o consumidor como agendas, calendários, pôster, entre outros. Isso só reforça a capacidade de marketing que tinha.

Com o sucesso, a marca precisava se expandir para um novo mercado, o mercado das garrafas, porém, Candler resistiu à ideia. Só em uma reunião com Thomas e Joseph, conseguiram convencer Candler a engarrafar em larga escala o produto. Como na época as garrafas eram padronizadas, para a Coca-Cola se destacar e se diferenciar de imitadores, precisaram criar uma garrafa diferente das demais, que só a marca tinha. Com um concurso, decidiu qual seria a forma da garrafa, a forma que vemos hoje em dia. Outro fato importante para a história da marca.

Em 1917, com a Primeira Guerra Mundial e o racionamento, uma das matérias-primas principais do refrigerante, o açúcar, ficou escasso e assim gerando uma grande crise para a Companhia. Depois da guerra, veio à recessão e desta forma aumentando o preço do açúcar. Essas crises abalaram Asa Candler, consequentemente vendendo a Companhia.

O mundo mudou muito até esse momento, agora as pessoas estavam mais modernas e precisavam de um produto que acompanhasse esse estilo de vida. A Coca-Cola aproveitou esse momento para ficar cada vez mais presente na vida dosamericanos. Com geladeiras da marca em postos de gasolina, transportadores (caixas) que cabiam 6 garrafas e futuramente a garrafa de “tamanho família”. Essas foram umas das invenções que a Coca-Cola fez e que revolucionou a época. Nesse momento a companhia estava nas mãos de Robert Woodruff que sabia perfeitamente como vender um refrigerante.

Robert usou da dúvida e curiosidade das pessoas para promover seu produto. Usou na publicidade o questionamento das pessoas sobre a fórmula secreta, que circulou pelo mundo.

Sendo um visionário, quis expandir à marca para fora da fronteira, conquistar o mercado internacional. Mas o que realmente fez a Coca-Cola ser famosa mundialmente ainda estava por vir.

Tendo necessidade de vender uma bebida gelada no inverno, teve a grande ideia de associar a marca com um personagem dos meses de inverno, que fazia parte de todas as casas americanas, o Papai Noel. Com essa grande estratégia, a Coca-Cola personificou o Papai Noel, que conhecemos até hoje.

Com a chegada da Segunda Guerra Mundial, a Companhia viu uma grande oportunidade de ser vista pelo mundo inteiro, abrindo nos campos de guerras fábricas de engarrafamento da marca. Por ser um símbolo da vida americana, a Coca-Cola se tornou importante para os soldados americanos. Com um preço acessível,tomando uma Coca-Cola eles poderiam se sentir em casa mesmo estando em um país estrangeiro, transformando a marca uma conexão emocional. Além de agregar a marca a uma ideia de que mesmo em tempos difíceis, você podia abrir uma Coca-Cola e se sentir bem. Essa foi uma das maiores jogadas de marketing da história da Coca-Cola.

Décadas depois da Guerra, a Coca-Cola começou representar a família americana. Nessa época, teve que mudar e se encaixar nas necessidades do consumidor, assim surgiu as garrafas maiores de Coca-Cola, as garrafas “tamanho família”.

Com o surgimento da televisão nos lares, a Coca-Cola teve que se enquadrar. Agora com outro meio de divulgação, sugiram os comerciais, mostrando um padrão de vida, que as pessoas queriam seguir. Podemos até dizer que esses comerciais ajudaram na “americanização” dos costumes que vemos hoje em dia no mundo.

Na década de 60, muita coisa mudou e os jovens também mudaram. Para atingir esse público, a marca usou do jingle, que foi traduzido em várias línguas.

Na década de 70, o jingle da Coca-Cola foi um sucesso, falava sobre o que as pessoas queriam ouvir. Com o comercial, tornou-se lendário.

Com o declínio das vendas nos anos 80, mais uma vez usaram da curiosidade e sentimentalismo do consumidor para promover a marca. Fizeram uma novafórmula para o refrigerante, assim atraindo os consumidores mais tradicionais e novos consumidores. Outra estratégia perfeita de marketing.

Nos anos 90, resolveu inserir a marca nos esportes de todo o mundo, sendo representante oficial de vários campeonatos esportivos como Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outras. E nessa mesma década, criaram mais um símbolo referente à época fria do ano, o Urso Polar da Coca-Cola. A Companhia expandiu seus negócios para outros produtos, como roupas e bebidas diversas.

Nos anos 2000 até os dias de hoje, com a onda de preocupação com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou várias campanhas em relação a esse tema como a garrafa retornável. Podemos entender ao longo da história da marca o slogan atual “Abra a felicidade”, se referindo a que mesmo em situações difíceis, a marca sempre estará presente e que abrindo uma Coca-Cola tudo fica bem.

Na história da marca, conseguimos ver a importância do marketing, da estratégia e publicidade. A Coca-Cola está até hoje em nossas casas pela grande capacidade e inteligência de marketing desde os primeiros anos da Companhia. O refrigerante tornou-se o preferido das pessoas, não pelo sabor ou pela qualidade, mas sim pelo marketing. O principal foi ter atingido emocionalmente as pessoas e ter se modificado junto à sociedade.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados