Significado de Bacharelado

O que é Bacharelado:

Bacharelado é um grau acadêmico de bacharel.

Inicialmente era um grau concedido a todas as pessoas que concluíam o ensino médio, mas atualmente o bacharelado é concedido a uma pessoa que conclui um curso universitário.

Para o formando receber o título de bacharel, é necessário que ele faça todas as cadeiras de uma faculdade de nível superior, mas em alguns países, bacharel continua sendo apenas o indivíduo que concluiu o ensino secundário, ou ensino médio. Em algumas universidades, o bacharelato é atribuído a um aluno que completa um curso com a duração de três anos.

No Brasil, o bacharelado é conferido na maioria dos cursos de graduação, como Engenharia, Matemática, Letras, Direito, Sociologia, Economia, Administração, Contabilidade, Comunicação social, Farmácia, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem etc.

Os cursos técnicos e profissionalizantes não conferem o título de bacharel ao profissional, o indivíduo apenas recebe uma qualificação e não o título.

Bacharelado x Licenciatura

Alguns cursos de graduação oferecem as duas opções de habilitações: bacharelado ou licenciatura. A diferença é que o bacharelado tem uma base que prepara o aluno para atuar de forma mais ampla no mercado, enquanto que a licenciatura é indicada para que pretende ministrar aulas. Esta é uma situação que varia conforme as normas da instituição e normalmente, o bacharelado tende a durar mais tempo que a licenciatura.