O que é um plano de negócios

 

O Plano de negócio é o documento que descreve todos os objetivos de negócio e, cada fase a ser elaborada para que estes objetivos sejam alcançados.Para que o empreendimento tenha sucesso, há necessidade de analisar a viabilidade esperada do negócio, se precavendo de possíveis riscos e incertezas, considerando que, quanto maiores forem os detalhes das informações obtidas no plano de negocio, maiores são as chances de acertos no futuro empreendimento.

Este documento é utilizado para identificar erros e restringi-los no papel, podendo realizar todas as simulações necessárias, antes do negócio ser lançado no mercado. Neste caso, o Plano de Negócio trata-se de um documento chave para que haja segurança na criação da empresa, de modo que, corram-se menos riscos e menores incertezas.

No Brasil, a elaboração do Plano de Negócios ganhou popularidade com a globalização, que ocorreu de forma mais avançada devido a abertura da economia mundial, desta forma, as empresas ficaram mais expostas à competitividade promovida pela internacionalização dos mercados e, tiveram que adaptar-se e atualizar-se para se manterem no mercado.

O Plano de Negócios que até então era uma prática mais popular entre corporações maiores, começou a fazer parte do cotidiano das pequenas empresas que, agora necessitavam de ferramentas para expandi-los ou criar novas empresas.

As fontes de investimento começaram a exigir que as ideias, cálculos e previsões do negócio estivessem detalhados para sentirem a firmeza do negócio. Assim iniciou-se o processo de desenvolver os Planos de Negócios.

Atualmente, por meio de informações disponibilizadas pelo SEBRAE, podemos constatar um elevado índice de mortalidade das empresas no Brasil, o que, em sua grande maioria, pode ocorrer devido à falta de planejamento para implantação do negócio.

Por este motivo, é de extrema importância a prática de elaboração do Plano de Negócio. Para muitos dos empreendedores, a elaboração do plano de negócios tem como principal objetivo a apresentação do empreendimento a possíveis futuros parceiros comerciais como sócios e investidores, porém, embora sirva muito bem para essa finalidade, consideramos que o principal benefício da montagem de um Plano de Negócio está no conhecimento adquirido pelo próprio empreendedor durante esse processo, pois a elaboração do plano de negócios induz a realização do planejamento de forma organizada, estimulando o empreendedor à reflexão.

Entretanto, antes de começar, devemos estabelecer metas realistas, não cometendo falhas, certificando – nos também de que o plano este direcionado aos resultados. Em outras palavras, o plano deve influenciar opiniões sobre o negócio e o futuro do próprio empreendedor.

Para a montagem do plano de negócios, em termos técnicos, é necessária a seguinte estrutura geral:

A capa, que contenha informações necessárias, de forma bem clara;

O sumario, contendo o título de cada sessão do Plano de Negócio, assim como suas devidas páginas;

O sumario executivo, que é a parte mais importante do documento. É nela que será desenvolvido e escrito todo planejamento e estrutura do negócio, contendo todas as informações necessárias, para que seja dirigida ao público de forma clara e explicita, apresentando de forma definida, uma proposta concreta do negócio apresentado, as partes interessadas.

Após os cuidados com os itens citados, devemos deixar claro:

Qual setor de atividade em que sua empresa atua;
Qual enquadramento jurídico e tributário da sua empresa;
Qual patrimônio líquido atual da empresa:
Quais as principais mercadorias (produtos, serviços, ou soluções) comercializadas na empresa;
Qual é o público-alvo, ou o segmento de mercado, que será atendido;
Quais os principais concorrentes;
Quais ações de promoção e divulgação que utiliza, ou pretende utilizar;
Quais os seus fornecedores;
Os custos totais (custos e despesas fixas e variáveis) e o valor das vendas ao mês;
A frequência das compras;
Qual o prazo médio de pagamento concedido pelos fornecedores;
Qual o prazo médio de recebimento das vendas;
Investimento em capital fixo (máquinas, reformas/ampliações, mobiliários, equipamentos, entre outros);
Investimento em capital de giro (matérias-primas, mercadorias, insumos, despesas variáveis entre outros).
Estimativa do novo faturamento, após o investimento.

Concluindo, podemos entender que o Plano de Negócios nada mais é do que uma forma de organizar e situar o negócio para que o empreendedor possa obter uma visão íntegra do seu empreendimento, que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções despesas, receitas e resultados.

Obtendo a ideia enfatizando ser um checklist de ações a serem formadas pelo empreendedor, e que, quando aplicadas corretamente,no início de um novo negócio, forma um alicerce extremamente firme, com linhas bem definidas um o modelo de negócios que sustenta a empresa.

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