O que é carnaval

O que é o Carnaval?

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos”. Esses últimos tornaram-se mais populares no começo do século XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se“Deixa Falar”. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a “Deixa Falar” transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Símbolos de Carnaval

O que são?
Os símbolos do carnaval são imagens que simbolizam as principais características do carnaval. São muito utilizados em decorações carnavalescas, campanhas de marketing e outros eventos relacionados à divulgação desta importante festa popular brasileira.
Principais símbolos do carnaval:
– Máscara de carnaval
É um dos principais e mais tradicionais símbolos do carnaval. O uso destas máscaras tem origem na cidade italiana de Veneza no século XVII. Os nobres usavam máscaras enfeitadas para manter o anonimato e aproveitar o carnaval junto com o povo. Esta tradição foi para Portugal e depois chegou ao Brasil onde é mantida até os dias de hoje, principalmente nas festas carnavalescas de salão.

– Rei Momo
Surgiu no Brasil na década de 1930. Étambém um importante símbolo carnavalesco. Ele representa a alegria do carnaval, pois está sempre animando os participantes da festa.

– Pandeiro
O pandeiro é um importante instrumento musical utilizado nos sambas de carnaval. Portanto, ele representa as músicas (marchinhas, sambas-enredo e etc.) tocadas durante a festa.

– Sambista
Como o samba é um dos principais elementos do carnaval, a figura do sambista simboliza a música e a dança carnavalesca. O sambista canta, toca e dá ritmo à festa.

– Confetes e serpentinas
Os confetes e serpentinas são usados no carnaval há muito tempo. São elementos de diversão, além de dar um colorido todo especial a festa.

– Pierrô, Arlequim e Colombina
São personagens de teatro que surgiram na Itália do século XVI. Eram figuras presentes nos teatros de rua, que serviam para satirizar os integrantes da nobreza. Do teatro de rua passaram para o Carnaval de Veneza. Estes personagens, já identificados com o Carnaval, chegaram ao Brasil no começo do século XX e até hoje são figuras representativas da festa.

– Sombrinhas de Frevo
Um dos principais símbolos do carnaval pernambucano, pois este estilo musical é muito presente no carnaval derua deste estado.

– Bonecos gigantes
Um dos principais símbolos do carnaval de Olinda.

Carnaval é uma grande festa original da Europa, Itália e França.
Foi muito bem recebido no Brasil e desde que chegou não parou de evoluir. O carnaval é uma festa muito importante no Brasil, além de divertir os brasileiros, atrai muitos turistas, transmite conhecimento, cultura e desperta muita criatividade entre os carnavalescos que estão sempre inovando em seus desfiles. Os blocos de rua também não ficam atrás, aumentam a cada ano e estão cada vez mais importantes na festa, sempre fazendo com que o carnaval dos brasileiros seja sempre diferente e melhor.
Mas, há um pequeno problema com tantas festas. As saídas dos foliões pelas ruas das cidades causam muita poluição, por ser um local público, as pessoas não se importam muito onde irão jogar seus lixos e esses acabam ficando pelas calçadas, chãos e etc. As prefeituras das cidades sempre estão alterando suas táticas para que esses problemas sejam solucionados ou apenas minimizados. Sendo assim o carnaval continua acontecendo, alegria exalando e as medidas sendo tomadas.

Previous article
Next article