- Anúncio -

 

História da Ginástica Artística no Brasil

A ginástica no Brasil

No Brasil, a ginástica chegou através dos imigrantes alemães, no século XIX, instalados no Rio Grande do Sul. Trouxeram em suas bagagens os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn. Os aparelhos, gradativamente, eram introduzidos entre os brasileiros.

Com isso, a prática da ginástica artística, surgiu no Brasil, primeiramente, entre os gaúchos, porém, foram os catarinenses os primeiros a formalizarem o esporte no Brasil por intermédio da Sociedade de Ginástica de Joinville (foto abertura), funda em 1858.

- Anúncio -

Em 1867, uma organização semelhante surgia em Porto Alegre, o que deu origem a atual Sogipa (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre).

Em 1895, também em Porto Alegre, foi criada a primeira Liga de Ginástica do estado.

No início do século XX, São Paulo e Rio de Janeiro também começaram a praticar ginástica por meio de clubes.

Em 1950, é realizado o primeiro torneio nacional, reunindo atletas gaúchos, cariocas e paulistas.

Em 1951, com a formação das Federações Gaúcha, Paulista e Carioca, o esporte filiou-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).

Em 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) que logo se filiou a Federação Internacional de Ginástica (FIG).

Em 1979, o Brasil, com seu grupo de ginástica, conquistava a medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de San Juan, em Porto Rico.

http://www.travinha.com.br/wp-content/uploads/2010/02/ginasticaartistica_daiane_dos_santos.jpg

Mais tarde, com o esporte já bastante estruturado no país, o Brasil fez a estréia nos Jogos Olímpicos de Moscou, na Rússia, em 1980. De lá pra cá, o Brasil sempre veio se destacando nas competições internacionais, com grandes atletas se destacando pelo mundo como a ginasta Daiane dos Santos e o ginasta Diego Hipólito, ambos campeões mundiais.

http://www.travinha.com.br/wp-content/uploads/2010/02/ginasticaartistica_diegohipolito.jpg

 

 

- Anúncio -