Guerra dos Trinta Anos

No início do século XVII, a família Habsburgo exercia um forte controle sobre o poder político e territorial na Europa. Esse excesso de poder dos Habsburgos, que incomodava, por exemplo, a França, somado a questões religiosas – católicos versus protestantes – acabou por desencadear uma série de conflitos armados que duraram trinta anos, ao final dos quais as forças políticas europeias estavam diferentes daquelas do início da guerra.

Guerra dos Trinta Anos teve início por conta de questões religiosas que dividiam o Sacro Império Romano-Germânico. De um lado, a Liga Católica, que apoiava e tinha o apoio do imperador, que pertencia à dinastia Habsburgo; do outro, a Liga Evangélica, formada por príncipes protestantes. Contudo, a questão religiosa iniciada no Sacro Império ganhou dimensões internacionais, envolvendo países como França, Espanha e Holanda, além de alguns países nórdicos como Dinamarca e Suécia.

Nos primeiros anos da guerra, o imperador do Sacro Império, auxiliado pela Liga Católica e pela Espanha, conseguiu derrotar os protestantes do seu território, além da Dinamarca. Temendo o fortalecimento dos Habsburgos, a França, mesmo católica, entrou oficialmente no conflito ao lado dos protestantes holandeses, mesma atitude tomada pelo rei da Suécia. Isso deu um novo rumo à guerra. Em resposta, a Espanha, também governada pelos Habsburgos, invadiu o sul do território francês. Contudo, os últimos anos da guerra foram de vitórias dos franceses e seus aliados.

Em 1648, os países envolvidos na guerra assinaram o Tratado de Vestfália, no qual a França saiu como grande vencedora do conflito. A Espanha teve de reconhecer a independência da Holanda, além de ceder territórios para o governo francês.

Dessa forma, a Espanha perdeu a sua posição dominante sobre a Europa Ocidental e sobre as navegações no Atlântico, abrindo caminho para ocupações de outras nações europeias nas terras americanas. O Sacro Império saiu totalmente derrotado e arruinado dessa longa guerra de trinta anos de duração. A França iniciou um período de hegemonia na Europa, marcando o declínio dos Habsburgos. Os holandeses assumiram o comando de parte do comércio marítimo praticado via oceano Atlântico.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [13.29 KB]

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados