Dia Mundial do Diabetes

 

https://www.diabetes.org.br/publico/images/2019/imagens_sbd_Novembro-Diabetes-Azul.png

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença: alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas entrou nessa parceria, por meio da resolução nº 61/225, para conscientizar todas as nações do mundo de que o diabetes é, de fato, uma doença epidêmica com impacto social e econômico grave, principalmente entre os países em desenvolvimento. Nasceu, portanto, o Dia Mundial de Diabetes, em 14 de Novembro, apontando para um Novembro Diabetes Azul – a entrada da ONU e a cor azul, simbolizando a bandeira da entidade, deram um peso político incomensurável.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), integrante da IDF, tem participado ativamente ao longo dos anos dessas ações desde sua criação e, como as demais sociedades científicas e associações de pessoas com diabetes, mantém o dia 14 de novembro como o “Dia Mundial de Diabetes”, pois este foi o dia que ficou pactuado para celebrar, do ponto de vista de alerta e conscientização, em uma homenagem ao aniversário do Dr. Frederick Banting que descobriu a insulina em 1921, juntamente com seu assistente, o estudante Charles Best, na Universidade de Toronto. Portanto, a insulina fará, em breve, 100 anos de sua descoberta! A importante descoberta tornou seus descobridores detentores de Prêmio Nobel, por ter salvado e mudado a vida de tantas pessoas.

O ‘Dia Nacional do Diabetes’ ainda é referido por alguns em 26 de junho, mas não consta no calendário do Ministério da Saúde, pois foi incorporado ao Dia Mundial do Diabetes desde o ano passado para dar força à data. Já o ‘Dia Internacional do Diabético’ é referido como 27 de junho, mas não tem o mesmo peso. Diria também merecer uma crítica, pois não é respeitoso chamar as pessoas pela doença que tem e isso não se insere em discurso “politicamente correto”. É por respeito mesmo. Esta é uma diretriz que a IDF segue e a SBD, juntamente com a ADJ e FENAD, tem procurado disseminar: a ideia de não rotular as pessoas pela doença. Dessa forma, o dia tem uma passagem histórica, movimentos e ações em relação à doença se inserem no Novembro Diabetes Azul, que teve a reinserção oficial no calendário de eventos do Ministério da Saúde resgatada em 2018 pela SBD, juntamente com a ADJ e FENAD.

Assim, a SBD em conjunto com a SBEM, reprogramou as ações ao longo de todo o mês de novembro, tendo como ponto culminante o dia 14, o dia da celebração do aniversário do descobridor da insulina. Em 2018, todas as Regionais das duas Sociedades realizaram atividades com a comunidade, de visibilidade na mídia (mais de um milhão de acessos!) e uma ação política, com Sessão Solene na Câmara Federal em Brasília, presidida pela Deputada Carmen Zanotto (SC), como Coordenadora da Frente Parlamentar Mista pelo Diabetes.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [36.82 KB]

Latest articles

Trabalhos Relacionados