Dia do Diretor de Escola – 12 de Novembro

Dia do Diretor de Escola – 12 de Novembro – O Dia do Diretor Escolar é comemorado anualmente no dia 12 de novembro. A data celebra o profissional responsável por gerir e administrar as decisões da escola. O diretor escolar tem a função de colaborar para a construção de um bom ambiente para docentes, estudantes e toda a comunidade escolar.

Preparamos este artigo sobre essa profissão tão importante dentro das instituições de ensino brasileiras. Feliz Dia do Diretor Escolar e boa leitura!

Entenda a origem do cargo de diretor escolar

O cargo de diretor escolar surgiu devido a uma necessidade de expansão do ensino pelo país. Na década de 1880, o ensino passou por fortes transformações. Até então, as aulas ocorriam nas casas dos professores ou em prédios públicos improvisados, que eram chamadas de escolas isoladas.

Os alunos eram ensinados a ler e escrever, além de transmitidos princípios matemáticos e questões relacionadas à religião. Visando reunir os aprendizados, as escolas reunidas foram criadas, unindo as escolas isoladas em um único prédio. Os grupos escolares, a princípio, não possuíam uma direção. Com o tempo e com o aumento do número de escolas isoladas, os grupos escolares foram surgindo.

Em setembro de 1892, o estado de São Paulo instituiu a Lei Estadual nº 88. A lei definiu o diretor escolar como parte das organizações escolares. O diretor seria nomeado pelo governo e, preferencialmente, deveria ser um professor formado pelo Magistério de 1º grau ou pedagógico.

Os diretores escolares foram, então, os responsáveis pelo bom andamento da reforma educacional, orientando os docentes, e passaram a exercer funções administrativas.

Homenagem ao Dia do Diretor Escolar

Organizar um lanche especial para o Dia do Diretor Escolar é uma ação que não demanda muito esforço, mas que muito pode agradar o profissional. A equipe escolar pode se dividir para levar os comes e bebes e o lanche pode ser realizado no intervalo entre as aulas.

Presentear o diretor com algo que ele poderá utilizar em seu dia a dia é ideal. Uma caneca ou uma agenda personalizada são ótimas ideias de presentes. Além disso, é interessante escrever um cartão e coletar assinaturas de toda a equipe escolar como forma de homenagem.

O papel do diretor na escola

O papel do diretor na escola é garantir a excelência em todos os aspectos da instituição de ensino, seja administrativo, socio comunitário ou pedagógico. O objetivo é oferecer aos alunos um ambiente favorável e um bom processo de ensino-aprendizagem.

O diretor é responsável pelas finanças da escola e, por isso, precisa manter a boa saúde financeira da instituição. Deve tomar decisões a respeito da manutenção e da reforma dos espaços físicos da escola. Ainda, deve se atentar aos materiais e equipamentos da escola. Para isso, é importante ter em vista sempre os recursos financeiros da escola.

Pensando na comunidade escolar, é importante que o diretor estabeleça um bom relacionamento entre a escola e a família. Esse bom relacionamento deve ser buscado desde o momento da matrícula e perpassar por toda a trajetória do estudante dentro da instituição. O diretor deve, ainda, se manter próximo aos coordenadores, professores, funcionários e alunos da escola. O relacionamento próximo ajuda o profissional a identificar os pontos fortes e o que precisa ser melhorado na instituição de ensino.

As práticas pedagógicas devem ser acompanhadas pelo diretor escolar, sempre tendo em vista a evolução do desempenho dos estudantes. Para isso, é importante que acompanhe as mudanças e acontecimentos do cenário educacional brasileiro. O diretor deve, também, garantir que o corpo docente tenha os recursos necessários para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.

Conclusão

O Dia do Diretor Escolar, comemorado em 12 de novembro, é uma data para reconhecer o trabalho desse profissional que é tão importante para o andamento das instituições de ensino. Responsável pela tomada de decisões dentro da instituição, o diretor escolar precisa conhecer as principais mudanças no cenário educacional brasileiro.

A tecnologia é uma realidade cada vez mais presente dentro das salas de aula. Pensando nisso, preparamos um material trazendo uma retrospectiva sobre o que mudou no uso da tecnologia nas escolas. Confira: