Artefatos culturais no mundo do trabalho

 

A cultura como um todo tem um conceito amplo, onde cada sociedade ou nação tem uma própria que influencia no comportamento das pessoas e das organizações, constituindo um poderoso fator no processo de comunicação dentro das organizações

Cada organização tem suas próprias características, sua rotina, seus valores, suas metas, seus objetivos, fatores que influenciam no dia a dia da organização. Um dos fatores de extrema importância é a cultura, que tanto influencia internamente como externamente para os colaboradores, é uma ferramenta poderosa no processo de comunicação. A cultura, para Mondin (1980), “é tudo aquilo que o homem adquire ou mesmo produz com o uso de suas faculdades: todo o conjunto do saber e do fazer, ou seja, da ciência e da técnica, e tudo aquilo que, com o seu saber e seu fazer, extrai da natureza”.

Para uma melhor compreensão do trabalho, Ferreira e Assmar (2002), também tomando por base os estudos de Schein (1991), conceituam o que são artefatos, crenças e valores e pressupostos básicos, como elementos de uma Cultura Organizacional, conforme adaptamos abaixo:

·  Artefatos e criações: se caracterizam como o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis, que incluem a linguagem, arquitetura, tecnologia, objetos decorativos, vestuários e as cerimônias observadas;

·  Crenças e valores: são as filosofias, estratégias e metas, ou seja, são as regras, princípios, normas e valores éticos que direcionam o comportamento de um grupo, seus objetivos e os meios utilizados para atingi-los. Vale destacar que crença é tudo aquilo que as pessoas acreditam ser verdade dentro das suas metas e objetivos, enquanto valor significa o que as pessoas acreditam ser importante;

·  Pressupostos básicos e premissas: esses refletem as crenças inconscientes e inquestionáveis, que estão no nível mais profundo, sendo perceptíveis a partir de uma investigação mais profunda da Cultura Organizacional. São os valores, as crenças, percepções, sentimentos compartilhados pelos membros da organização e que dão resultado positivo, repetindo-se e sendo aceitos, incorporando-se e consolidando-se no nível do inconsciente e se transformando em um pressuposto básico.

A cultura é vital para o desenvolvimento organizacional, entende-se que as pessoas se relacionam e interagem entre si na organização em decorrência da percepção da cultura existente, por isso, a concepção de cultura torna-se de grande importância a ser estudada e também analisando o funcionamento da empresa e seus membros de acordo com seus princípios, importantes elementos que compõem a Cultura Organizacional de uma empresa.

Os artefatos culturais dependem do que eles significam em determinado contexto, artefato se caracteriza como o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis.

Artefatos são as manifestações visíveis da cultura que incluem sua linguagem, arte, arquitetura, tecnologia… Como elemento da cultura organizacional, artefatos são documentos e memorandos organizacionais, arranjos dos espaços físicos, recursos e mobílias usados nos escritórios (computadores, secretárias), arquitetura, objetos decorativos, linguagem organizacional, jargões, metáforas, estórias, mitos, celebrações, os chamados “heróis”, sagas, legendas, padrões de vestimenta, etc.

Na cultura organizacional podem ser identificados alguns elementos que tem como característica fornecer interpretações para seus membros que os conduzirão de acordo com pressupostos básicos ou valores fundamentais aceitos naquela organização. Existem inúmeros elementos que podem ser analisados de grande importância, no entanto iremos focar nos elementos básicos: Valores, Slogan, Conduta de forma geral, Comunicações, Elementos Materiais e Elementos Estruturais.

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