Nascido em 28 de julho de 1902, em Viena, Karl Popper contribuiu para o desenvolvimento da lógica e da filosofia das ciências. Segundo ele, uma teoria só é verdadeiramente científica se puder ser falseada ou refutada.
A Teoria da Relatividade, segundo Popper, apresentou fenômenos que não poderiam ser explicados pela mecânica newtoniana, por exemplo. “A Lógica da Pesquisa Científica”trata do caráter lógico e problema da indução.
Publicada pela primeira vez em 1933, em alemão, “A Lógica da Pesquisa Científica”ganhou versão em inglês apenas em 1958. Popper morreu no dia 17 de setembro 1994. O pensador também escreveu e sobre ética e filosofia política.
*
Divulgação |
![]() |
Este volume apresenta o quadro do caráter lógico da pesquisa científica |
Colocação de Alguns Problemas Fundamentais
Um cientista, seja teórico ou experimental, formula enunciados ou sistemas de enunciados e verifica-os um a um. No campo das ciências empíricas, para particularizar, ele formula hipóteses ou sistemas de teorias, e submete-os a testes, confrontando-os com a experiência, através de recursos de observação e experimentação.
A tarefa lógica da pesquisa científica, ou da lógica do conhecimento, é, segundo penso, proporcionar uma análise lógica desse procedimento, ou seja, analisar o método das ciências empíricas.
Que são, entretanto, esses “métodos das ciências empíricas”? A que damos o nome de “ciência empírica”?