Pneumonia: tratamento, diagnóstico e prevenção

 

 

A vacinação é a melhor forma de prevenir a doença. A vacina Pneumo 23 é indicada para pessoas com mais de 60 anos e para aquelas com comorbidades (cardiopatas, diabéticos, imunodeprimidos) – para esse grupo, é gratuita pelo Sistema Único de Saúde. A Pneumo 10 faz parte do calendário oficial de vacinação infantil. Outra medida preventiva é a vacina contra a gripe, que evita o agravo em casos de SRAG. Além disso, medidas de higiene como lavar bem as mãos e evitar contato com pessoas doentes também são indicadas.

 

Causas

As causas mais comuns da pneumonia são as infecções virais e bacterianas. As virais ocorrem pela inalação dos micro-organismos presentes nas gotículas de ar _ o vírus Influenza (da gripe) é um dos mais frequentes. Já as bacterianas são causadas por bactérias que habitam normalmente a nossa via aérea e, por algum motivo, desencadeiam a doença. Nesses casos, o pneumococo é um dos principias causadores da pneumonia. Muitas vezes, o quadro viral pode evoluir para um bacteriano, que é considerado o mais complicado.

COMO IDENTIFICAR

COMO PREVENIR

COMO TRATAR

Alvéolo

normal

Alvéolo com acúmulo de líquido, consequência

da inflamação

Fontes: Juarez Cunha, diretor nacional da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), Marcelo Basso Gazzana, chefe do serviço de Pneumologia e Cirugia Torácica do Hospital Moinhos de Vento e Ministério da Saúde.

Latest articles

Trabalhos Relacionados