Mundialização

Atividade Avaliativa á disciplina de Economia Política no curso de Serviço Social 3° período ministrada Msc: José Maria Leite
Aluna: Maria de Lourdes Serra Costa Pinheiro
Faculdade: Atenas Maranhense: Fama
“ Mundialização ”
A globalização está na moda. Nos jornais, na televisão,é presença constante.Há seminários sobre globalização e educação,globalização e cultura, ate artigos sobre globalização e culinária. Temos a impressão de que qualquer pessoa saberá dizer qual o significado de uma palavra tão familiar.seria como querer saber o que é hambúrguer ou laptop .palavra típica de uma nova modernidade,tão familiares para um maranhense como para um estrangeiro.
Resta que nem sempre palavras difundidas são palavras assimiladas. E parece que globalização tem mil significado.Uma prova disso? Tentarei responder, em uma frase, á pergunta: o que é globalização ? com base na dificuldade de tal resposta,tentaremos definir,mesmo que no âmbito restrito deste trabalho, o que significa MUNDIALIZAÇÃO.
O fenômeno da Mundialização ou Globalização como popularmente é mais conhecida possui alicerces , no pós guerra, toma fôlego a partir de inicio dos anos 70 e , aolongo da década de 80 ate os dias atuais, engendra uma nova ordem no padrão de relacionamento econômico entre as nações , seus mercados,capitais e serviços financeiros.
Internacionalizados pela quebra de barreiras regionais, os Estados, agora mundializados , passam a expressar a unidade econômica do planeta, onde a produção de bens e serviços, o comercio, as empresas, os mercados de bens de produção e de consumo e a força de trabalho são arrastados para esfera da competitividade global, atropelados pela compulsividade do capitalismo desestatizante.
Mas o que de fato a mundialização tem haver com o nosso cotidiano? A nível macroeconômico , a globalização vem sendo viabilizado por um duplo movimento, aparentemente contraditório: de um lado, pela desregionalização –tendência crescente de quebra de barreiras comerciais entre nações- e, de outro lado,pela regionalização –pendor á formação de blocos econômicos regionais.
A desregionalização refere-se ao deslocamento de um tipo local de competitividade regulada para a esfera do livre mercado mundial, portanto, sem restrições quanto a determinados aspectos políticos nacionais.
Demarcada pela expansão das empresas transnacionais ocorridaem maior profundidade na década de 80 e, sobretudo, pela desregulamentação econômica ,a desregionalização significa a ruptura de certas alianças ou restrições comerciais estabelecidas entre determinados países segundo critério relativamente pertinentes ás relações entre os Estados.
Na desregionalização encontra-se em jogo o declínio de blocos comerciais protecionistas que, de certa forma, isolavam determinadas regiões de demais protagonistas internacionais .Propugnando o livre comercio,as fronteiras comerciais dos países passam a ser flexibilizadas, assumindo maior porosidade econômica e financeira.
Por sua vez, a regionalização pode ser caracterizada pela formação de blocos entre países de uma mesma região ou continente, de modo que não hajam barreiras derivadas de mecanismo de proteção comercial,pelo menos entre as nações sob aliança.
Os instrumentos postos em prática pelos países que detêm a hegemonia do poder mundial, para manter o status-quo polarizador do sistema, transcendem o âmbito econômico e são de ordem político, cultural e ate mesmo militar. O conjunto desses elementos constituem o que chamamos de “Mundialização”.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados