Mitoses descontroladas: Cânceres
A mitose é o processo de reprodução telemóvel (ou multiplicação) em que a célula se “divide”, formando duas.
Eu coloquei “divide” entre aspaspropositalmente, pois é um termo chulo e simplificado. Na verdade, a mitose é um processo com várias fases em que há multiplicação de todas as organelas celulares (por isso – por conta dessaigualitariedade – as novas células são geneticamente iguais).
Esse tipo de reprodução telemóvel é generalidade em nosso organização. Ocorrendo quando, por exemplo, a vida útil de uma célula seesgota e ela precisa ser substituida. Ou quando um ferimento está cicatrizando – as células dos vários tecidos atingidos se multiplicam para “fechar” o namoro. Até mesmo o porcesso deincremento dos seres vivos acontece por meio de sucessivas e constantes mitoses.
porquê você pode ver esse é um processo relativamente rápido e controlado pelo organização.
Sendo assim, a mitosedescontrolada é quando algumas células – de um determinado tecido – começam a se multiplicar de maneira desgovernada, através de mitoses. Às vezes esse processo pode se iniciar quando háalguma lesão, em outras ele é incitado.
De qualquer maneira, é esse processo de partilha telemóvel descontrolado e excessivo que forma tumores e dá início à desenvolvimentos cancerígenos.Atenção: tanto os benignos porquê os malígnos. O que irá diferenciar esses dois tipos, será o seu nível de propagação dentro do organização: o benigno se mantém solitário no tecido afetado;já o maligno se “espalha” atingindo e comprometendo outros orgãos. Esse processo de propagação do tumor maligno denomina-se metástase.
As causas para essa reação irregular do organizaçãovariam. E as variedades são incontáveis: podem ser genéticas, alimentícias, expositivas (quando há exposição excessiva à radiação, aos raios ultra-violetas e a outros elementos), etc.