“Meu corpo e meu esqueleto”

 

AULA 1

Iniciar as atividades observando o corpo no espelho, e o corpo dos colegas. Sugerir que em duplas peguem na parte do corpo do colega, quando a professora solicitar. Exemplo: Vamos agora pegar no joelho do colega, nas mãos, e assim por diante.

Cantar e dançar diversas músicas infantis que falam sobre esquema corporal:

  • Minha boneca de lata. http://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4
  • Cabeça, ombro, joelho e pé. http://www.youtube.com/watch?v=K9Q97pIUVNw
  • Eu conheço um jacaré. http://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg&feature=related

Solicitar que as crianças representem através de desenho o seu corpo, para poder identificar o conhecimento que já possuem sobre o assunto.

https://lh3.googleusercontent.com/-uCGVtXX_0Ic/TX6a7HUonvI/AAAAAAAAAaU/po5egmlYMeU/s320/004.jpg

FONTE: acervo da autora

 

AULA 2

Iniciar a aula relembrando o que foi feito na aula passada, quais são as partes que o corpo possui. Cantar as músicas referentes ao corpo humano que mais gostaram.

Cada criança deve receber um boneco articulado para pintar, observar que o corpo do boneco está todo separado, após terminar a pintura,  recortar o boneco articulado e montar ele, colando as partes no caderno ou em uma folha de sulfite.  Montar o corpo do boneco articulado, observando o próprio corpo e de seus colegas.

https://lh3.googleusercontent.com/-2xHLDRHp1-0/TX6akK4Qg7I/AAAAAAAAAaQ/Y7EtNHJWLtA/s320/005.jpg

FONTE: acervo da autora

[Slide1.JPG]

FONTE: http://arquivosdagiuprof.blogspot.com/2010/03/bonecos-articulados.html

AULA 3

Observar novamente seu corpo no espelho nomeando as partes do mesmo. Usar recortes de revistas para montar o corpo humano, deve-se usar diferentes partes de diferentes corpos. Ao lado representar através de desenho o que trabalhou nesta aula.

https://lh5.googleusercontent.com/-LNw27rzLeQA/TX6b2QABwtI/AAAAAAAAAao/rgVagVCebVw/s320/DSC09110.JPG

FONTE: acervo da autora

https://lh3.googleusercontent.com/--_prAGKt-no/TX6b4GQY7gI/AAAAAAAAAas/7zRIQGKVIUs/s320/DSC09112.JPG

FONTE:  acervo da autora

AULA 4

Nessa aula, sugerir que as crianças representem o corpo humano com pintura com tinta guache.

https://lh5.googleusercontent.com/-U8uA07PnfXI/TX6bwsqAXhI/AAAAAAAAAag/LCMcF2NwPHs/s320/DSC09106.JPG

FONTE: acervo da autora

AULA 5

Contar as crianças a história “Eu me mexo” . Após a leitura, solicitar que as crianças peguem em seu corpo, mãos , pernas, cabeça, e sintam que tem algo duro dentro de nós, explicar que esse é o nosso esqueleto que nos sustenta, permitindo que nós corramos, andemos, pulemos, rolemos, saltemos… Levar as crianças no pátio da escola e oportunizar que realizem todos os movimentos enfocados na história: correr, pular, rolar, saltar.

https://lh3.googleusercontent.com/-n26WD6DQLQ8/TX6ePzo5o2I/AAAAAAAAAa4/rS2M5iHM1Ss/s320/eu+me+mexo.jpg

FONTE : https://picasaweb.google.com/sandygsoares/EuMeMexo

Questionar e conversar sobre a importância do esqueleto para o corpo humano. Com minha turma, fui até o laboratório para observar um esqueleto.

https://lh6.googleusercontent.com/-FshQZbUaYCc/TX6fD_ycJWI/AAAAAAAAAa8/b_Drf5KwzEM/s320/Imagem0303.jpg

FONTE: acervo da autora

Pintar a figura de um crânio e bacia para montar um esqueleto com cotonetes. Para essa atividade são utilizados 18 cotonetes por criança.

https://lh5.googleusercontent.com/-qYZG9_52A7Q/TX6cmeDZQOI/AAAAAAAAAa0/i_gwPlkeCUE/s320/esqueleto.jpg

FONTE: acervo da autora

https://lh4.googleusercontent.com/-uqnrGbmpkXk/TX6brO59tFI/AAAAAAAAAaY/-vFaEKIXBfc/s320/DSC09050.JPG

FONTE: acervo da autora

AULA 6

Observar a pirâmide alimentar e explicar que os alimentos derivados do leite, fortalecem nosso esqueleto, devendo ser ingeridos em nossa alimentação.

Piramide alimentar

FONTE: acervo da autora

Solicitar que recortem de encartes de supermercado, figuras de alimentos derivados do leite que fortificam nosso esqueleto.

Pintar, recortar e montar o esqueleto. Depois colar ao redor do mesmo os alimentos recortados anteriormente.

esqueleto

FONTE:  acervo da autora

http://2.bp.blogspot.com/-m2PZbxJPEh4/TfKmSDbpbvI/AAAAAAAADiw/00Dy4oyIQ4E/s1600/esq4.jpg

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [286.81 KB]

 

Latest articles

Trabalhos Relacionados