Impressionismo

SUMÁRIO

Folha de Rosto …………………………………………………………………………………… 02
Agradecimentos ………………………………………………………………………………….. 03
Sumário ……………………………………………………………………………………………… 04
Introdução……………………………………………………………………………. 05

Desenvolvimento …………………………………………………………………… 06

Definição do Impressionismo ………………………………………………………………… 06
Origem do Impressionismo …………………………………………………………………… 07
Características do impressionismo..……………………………………………………….. 08Impressionismo no Brasil .……………………………………………………………………. 09
Principais obras do Impressionismo.………………………………………………………. 10
Referencias ……………………………………………………………………………………….,. 11
Ponto de vista …………………………………………………………………………………….. 12

Este Trabalho foi realizado para a educadora da disciplina de Artes, na escola Professora Hilda Miranda Nascimento, com o principal foco mais sobre o Impressionismo. O trabalho contém várias curiosidades, e também, claro, a importância de todo uma grandiosa história. Através da realização desta pesquisa, aprimorei meus conhecimentos em relação à Artes. A noção que eu tinha do tema era pequena e restringia-se a alguns pormenores. As informações reunidas nesse Trabalho ajudou-me á construir ideias concretas e a organizar meus pontos de vista.

Definição do Impressionismo

O impressionismo é o nome de um movimento artístico que se desenvolveu na França durante a segunda metade do século XIX, decorrente do realismo francês. Os impressionistas tinham como principal objetivo retratar os efeitos da luz nos objetos da natureza, traduzindo impressões puramente visuais.
A primeira exposição impressionista ocorre em 1874 – o ano é considerado o marco inicial do movimento. Embora tenha recebido duras críticas e uma repercussão negativa por parte do público, em pouco anos o impressionismo é reconhecido como a primeira escola da pintura moderna. A consagração oficial vem em 1927, com a criaçãopelo governo francês de um museu especial em Paris, o Jeu du Paume, dedicado à estética impressionista. Em 1987, o acervo deste museu é transferido para um novo prédio, chamado de Museu d’Orsay.

Origem do Impressionismo

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.
Édouard Manet não se considerava um impressionista, mas foi em torno dele que se reuniram grande parte dos artistas que viriam a ser chamados de Impressionistas. O Impressionismo possui a característica de quebrar os laços com o passado e diversas obras de Manet são inspiradas na tradição. Suas obras no entanto serviram de inspiração para os novos pintores.
O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Claude Monet (1840-1926) Impressão – Nascer do Sol, por causa de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy “Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha”. A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando.

Características do Impressionismo

A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas, claridade das cores, sugestão defelicidade e de vida harmoniosa transparecem nas imagens criadas pelos impressionistas.
Os impressionistas retratam em suas telas os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Uma mudança no ângulo destes raios implica na alteração de cores e tons. É comum um mesmo motivo ser retratado diversas vezes no mesmo local, porém com as variações causadas pela mudanças nas horas do dia e nas estações ao longo do ano.
O Impressionismo mostra a graciosidade das pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em conjunto emocionam quem contempla suas obras.
Orientações gerais que caracterizam a pintura impressionista:
– A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.
– É também, com isso, uma pintura instantânea (Captando o momento), recorrendo, inclusivamente, a fotografia.
– As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor.
– As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena.
– Os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo de um violeta produz um efeito mais real do que um claro e escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao pontilhismo.
– As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário devem ser puras e dissociadas no quadro empequenas pinceladas. É observado que ao administrar a pintura combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa de ser técnica para se tornar óptica.
– Preferencia pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto.
– Valorização de decomposição das cores.

Impressionismo no Brasil

No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil. Sobre o impressionismo de Visconti, diz Flávio de Aquino: “Visconti é, para nós, o precursor da arte dos nossos dias, o nosso mais legítimo representante de uma das mais importantes etapas da pintura contemporânea: o impressionismo. Trouxe-o da França ainda quente das discussões, vivo; transformou-o, ante o motivo brasileiro, perante a cor e a atmosfera luminosa do nosso País”. Moça no Trigal –Pintura impressionista de Eliseu Visconti-c.1916-Coleção Particular Principais pintores impressionistas brasileiros: Eliseu Visconti, Almeida Júnior, Timótheo da Costa, Henrique Cavaleiro e Vicente do Rego Monteiro.

Principais obras do Impressionismo

– Claude Monet : Estuário do Sena, Impressão, Nascer do Sol, Ponte sobre Hève na Vazante, Camille, O vestido verde, A floresta em Fontainebleu,  Mulheres no Jardim, Navio deixando o cais de Le Havre, O molhe de Le Havre.

– Edgar Degas: Retrato da família Bellelli, Cavalos de Corrida numa Paisagem, Cavalos de Corrida, Retrato de duas meninas, Paisagem, A banheira, A primeira bailarina.
– Pierre-Auguste Renoir: Mulher com sombrinha, O Camarote, Le Moulin de la Galette , Madame Georges Charpentier e suas filhas, Remadores em Chatou, Elizabeth e Alice de Anvers, A dança em Bougival,Mulher amamentando, As grandes banhistas, Menina com espigas, Menina jogando criquet, Ao piano, Odalisca, Retrato de Claude Renoir, Banhista enxugando a perna direita.
– Édouard Manet: Os romanos, A decadência, O bebedor de absinto, Retrato do Sr. e Sra. Auguste Manet,  O homem morto,  A música na Tulheiras, Rapaz em costume espanhol, Almoço na relva, Olympia, A ninfa surpresa, A leitura, O tocador de pífano, A execução de Maximiliano,  Retrato de Émile Zola, Berthe Morisot de Chapéu Preto

Ponto de vista

No meu ponto de vista, o impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do século XIX. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol em 1872.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [15.97 KB]

Latest articles

Previous article
Next article

Trabalhos Relacionados