Hoje na História: 1904 – FIFA é fundada em Paris

 

Em 21 de maio de 1904,  a FIFA (Fédération Internationale de Football Association) é fundada em Paris por sete países europeus. Até 1909, o órgão só contava com associações nacionais europeias. Os primeiros membros não europeus seriam a África do Sul em 1910, a Argentina e o Chile em 1912, e os Estados Unidos em 1913. Deu-se então o início das atividades internacionais da FIFA. Diante das dificuldades e devido à diferença de nível técnico entre a Europa e os outros continentes, a primeira Copa do Mundo só viria a ser levada a cabo em 1930, em Montevidéu, Uruguai. Hoje, a FIFA conta com mais de 200 países membros.

À época, os dirigentes das seguintes associações assinaram a ata de fundação: França – USFSA (União Francesa de Sociedades de Esportes Atléticos); Bélgica – UBSSA (União Belga de Sociedades de Esportes); Dinamarca – DBU (União Dinamarquesa de Futebol); Holanda – NVB (União Holandesa de Futebol); Espanha – Madrid Football Club; Suécia – SBF (Federação Sueca de Futebol); Suiça – ASF (Associação Suíça de Futebol).

Representando a França se encontravam Robert Guérin e André Espir; a Bélgica: Louis Muhlinghaus e Max Kahn; a Dinamarca: Ludvig Sylow; os Países Baixos: Carl Anton Wilhelm Hirschmann; a Suíça: Victor E. Schneider; a Suécia: Ludvig Sylow. Curioso é que os ingleses, criadores do “football association”, muitos anos antes, não se fizeram representar.

No começo do século 20 foram disputadas as primeiras partidas internacionais oficiais no continente. A ideia da fundação de uma federação internacional começava a se materializar. Queriam reconhecer o predomínio dos ingleses que haviam fundado em 1863 seu Football Association. Para tanto, Carl Anton Wilhelm Hirschman, secretário da Associação Holandesa, se dirigiu à Football Association. O secretário britânico aceitou a proposta, porém o Comitê Executivo da Football Association, a International Board e as associações da Escocia, País de Gales e Irlanda deixaram passar muito tempo antes de confirmar a aceitação da proposta.

Wikicommons
https://operamundi.uol.com.br/images/FIFAsiege.jpg
Sede oficial da FIFA em Zurique (Suíça)

Robert Guérin, secretário do Departamento de Futebol da União Francesa de Sociedades de Esportes Atléticos, junto com o jornalista do Le Matin, não quis esperar mais e se dirigiu por carta às associações nacionais do continente para pedir-lhes que examinassem a possibilidade de fundar uma organização superior.

Em 1° de maio de 1904 enfrentaram-se pela primeira vez Numa partida oficial as seleções da França e da Bélgica. Neste marco, os secretários das duas associações, Muhlinghaus e Guérin debateram pela primeira vez o assunto. Entretanto, a associação inglesa, sob a presidência de Lord Kinnaird, havia desistido de participar da fundação de uma federação internacional. Por isso, Guérin tomou a iniciativa e convidou as demais associações à assembleia de fundação. O futebol profissional começava a organizar-se internacionalmente.

Foram elaborados os primeiros estatutos da FIFA e se estabeleceram os seguintes temas: o reconhecimento mútuo e exclusivo das associações nacionais presentes; a proibição de que clubes e jogadores jogassem ao mesmo tempo por diferentes associações nacionais; o reconhecimento mútuo das expulsões ditadas por outras associações e a organização de partidas com base nas Regras de Jogo da Football Association.

Cada associação tinha de contribuir anualmente con una taxa de 50 francos suíços. Já naqueles dias se pensou em organizar uma competição internacional de grande envergadura. No artigo 9 dos estatutos ficou estipulado que a FIFA era o único organismo autorizado a organizar uma competição de tal magnitude. Convencionou-se colocar em vigor estas disposições a partir de 1° de setembro de 1904. Os primeiros estatutos da FIFA tinham caráter provisório para poder facilitar a filiação de novos membros. No mesmo dia da fundação a Associação Alemã de Futebol enviou um telegrama confirmando sua adesão.

Latest articles

Trabalhos Relacionados