- Anúncio -

Apresentar um pouco da história das máscaras em comunidades diversas e em países diversos foi o objetivo principal do presente trabalho, para que isso fosse possível foi realizada uma pesquisa nos principais sites que abordam o assunto, posteriormente selecionados os materiais para leitura e finalmente a exposição das ideias com o devido embasamento teórico. Com a pesquisa pudemos constatar que a confecção e utilização de máscaras é uma arte muito antiga, no Egito e na Grécia, por exemplo, datam de 30.000 anos a.C., e ainda hoje é muito utilizada em diversos países com finalidades cada vez mais distintas, como no Teatro ,nos rituais indígenas, no Carnaval, nas festas folclóricas do Brasil, nos bailes, festas de casamento entre outros.

Palavras chave: Máscaras. História das Máscaras. Máscaras e Arte.

1 INTRODUÇÃO

- Continua abaixo -

Desde os povos primitivos, 30.000 anos antes de Cristo, as máscaras já eram confeccionadas e utilizadas em celebrações diversas destes povos. No Egito, na Grécia e também na China as máscaras já eram utilizadas, porém, em cada um destes países as máscaras eram utilizadas para uma finalidade diferente: Os Egípcios utilizavam na passagem para a vida eterna, colocando a máscara na face dos mortos; Na Grécia as máscaras eram utilizadas durante as cerimônias religiosas e na China eram utilizadas para afastar maus espíritos. (SITE:CARNAXE, 2011) .

FONTE: Wikpédia

- Anúncio -

Exemplos de máscaras mortuárias, feitas de cera ou de gesso, eram colocadas nas pessoas recém-falecidas (Egípcios).Com o passar do tempo as máscaras foram sendo inseridas em outros contextos, tais como: no teatro; no carnaval de Veneza; nos bailes de máscaras (“Ball Masquê”), entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO

É em Veneza que as máscaras ganham um status social, que passa ser símbolo de elegância nos grandes bailes de máscaras, estas vão interferir até mesmo na economia local a qual faz da confecção e venda de máscaras sua principal atividade durante o século XV.
Personagens marcantes da história do teatro ocidental são exemplos de personagens compostos principalmente pela máscara, alguns deles: Arlequim, Pulcinella, Pierrot e Colombina foram inspirações para o carnaval de Veneza. (SITE: CARNAXE, 2011).
No Teatro as máscaras ganham um espaço que se consolida com a arte dramática japonesa denominada teatro NÔ, uma mistura de dança, canto, declamação que determina três tipos específicos de máscaras (as que representam divindades sobrenaturais, máscaras de anciãos e máscaras de mulheres), iniciada há mais de 600 anos. (LUGARES DO MUNDO, 2011)
No Brasil as máscaras de carnaval utilizadas até hoje, se tornaram populares somente no século XIX, neste período já existiam aqui as máscaras africana que eram verdadeiramente a expressão do negro guerreiro e eram confeccionadas apenas por pessoas autorizadas por seus líderes espirituais e utilizadas especificamente em seus rituais religiosos.
Existem também as máscaras indígenas, confeccionadas pelos homens das tribos e também utilizadas em seus rituais religiosos. Os materiais utilizado pelos índios sãoconsiderados sagrados, dentre eles podemos citar: (cascas de árvores, resina e madeira, entre outras).
Atualmente em nosso país as máscaras são muito utilizadas no carnaval, em festas de casamento, nas festas típicas do Norte e Nordeste do país e também no teatro.
Para o homem de hoje as máscaras deixaram de ter um sentido puramente mágico para assumir uma função de disfarce psicológico, possibilitando o anonimato, ou seja, é como se ele pudesse esconder sua verdadeira face e adquirir total liberdade em um mundo tão complexo. (SITE: LUGARES DO MUNDO, 2011)

3 CONCLUSÃO

Conhecer um pouco sobre a história das máscaras se consolida como uma ação importante do ponto de vista artístico e prazerosa do ponto de vista pessoal, visto que as máscaras são reflexo de uma diversidade artística e cultural de muitos povos.
As máscaras possuem significados diferentes em cada país e também em cada grupo social onde é confeccionada cada qual para seu fim que também é diverso. A socialização de um a parte desde conhecimento é de grande importância para a disseminação e preservação desta arte ao longo dos anos, portanto consideramos a necessidade de novos e aprofundados estudos sobre este tema.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [14.13 KB]

- Anúncio -