Fonema e letras

A palavra falada é formada por combinações de unidades mínimas de som (fonemas). Na escrita, a representação do fonema ocorre através de letras. Por isso, o fonema não pode ser confundido com a letra.
Letra é a representação gráfica dos sons da fala, cuja função é representar o fonema de acordo com as normas da língua.
Fonema é a menor unidade de som capaz de fazer distinção entre duas palavras.
A correspondência entre letra e som não ocorre em todas as situações, pois uma mesma letra pode representar fonemas distintos, como o x nas palavras: próximo, exato e feixe.
Mas, há casos em que letras distintas representam o mesmo som, como acontece com as palavras seco, cedo, laço e próximo.
Por fim, nota-se que uma letra pode representar mais de um fonema, como fixo, cuja leitura é “fikso”, enquanto existe letra que não tem som, como o h em hora. Temos ainda os sons ora representados por uma só letra, ora por duas como xícara/chinelo, gato/guitarra e rabo/carro.
Tipos de Fonemas:
Os fonemas são classificados em vogais, consoantes e semivogais:
a) Vogais
As vogais são sons produzidos sem obstáculos para a passagem de ar, que passa livremente pela boca, oriundo do pulmão. Sua emissão é independente de outro fonema, por isso constitui a base da sílaba, as vogais são:
A – E – I – O – U
b)Consoantes
As Consoantes são os fonemas em cuja produção o ar encontra obstáculos ao passar pela boca, as consoantes são:
B – C – D – F – G – H – J – L – M – N – P – Q – R – S – T – V – X – Z
De acordo com a passagem do ar as consoantes são classificadas em orais ou nasais. As consoantes nasais da língua portuguesa são três (m, n, nh), todas as demais são orais.
c) Semivogais
As Semivogais são os fonemas de /I/ e /U/ quando, juntos de uma vogal, formam com ela uma só sílaba.
Para que exista uma semivogal três coisas têm que acontecerem ao mesmo tempo.
Tem que está ao lado de uma vogal
Tem que ter o som de “i” ou “u”
Tem que ter o som fraco
Se uma destas três condições falhar, então não haverá semivogal e sim uma vogal.
Tipos de Fonemas:
Os fonemas são classificados em vogais, consoantes e semivogais:
As vogais são sons produzidos sem obstáculos para a passagem de ar, que passa livremente pela boca, oriundo do pulmão. Sua emissão é independente de outro fonema, por isso constitui a base da sílaba.
Os sons das vogais produzem-se a partir do diferentes posicionamentos dos músculos da boca, constituídos pela língua, pelos lábios e pelo véu palatino, formando o seguinte quadro:
a) modificação do véu palatino:
vogais orais: a corrente de ar vibrante passa pela cavidade bucal, formando sete fonemas vocálicos orais:i, e, é, a, ó, o, u (fica, veja, vela, pá, bola, coma, pula).
vogais nasais: corrente de ar vibrante passa pelas cavidades bucal e nasal, formando cinco fonemas vocálicos nasais: linda, tenta, banda, onda, fundo.
b) elevação da língua na região do céu da boca:
vogais anteriores: emitidas com abertura média da boca (linda, fica, tenta, vela, veja).
vogais centrais: emitidas com abertura total da boca (banda, pá).
vogais posteriores: emitidas com abertura inferior a 50% da boca (fundo, pula, onda, bola, coma).
Essa abertura da boca também estará relacionada à consoante que segue a vocal, por isso a pronúncia precisa ser casada entre posição de abertura da vogal e da consoante.
c) elevação da parte mais alta da língua:
vogais altas: máxima elevação da língua para o céu da boca (fica, linda, pula, fundo).
vogais médias: a elevação é média (veja, tenta, vela, coma, tonta, bola).
vogais baixas: a elevação é mínima (pá, banda).
As consoantes são fonemas produzidos através da obstrução do ar proveniente do pulmão, precisando de uma vogal para ser emitidos. Esses obstáculos podem ser totais ou parciais, a partir da posição da língua e dos lábios.
As consoantes apresentam quatro critérios de classificação:
modo de articulação: responsável pela identificação do obstáculo que ocorre durante a passagem do ar pelaboca.
Se a corrente de ar encontrar um obstáculo total, essas consoantes serão classificadas como oclusivas (p, b, t, d, k e g).
Se o obstáculo for parcial, as consoantes serão chamadas constritivas (compressão), podendo ser fricativas (fricção do ar através de uma fenda no meio da boca), laterais (o ar sai pelos lados da boca) e vibrantes (quando ocorre a vibração da língua ou do véu palatal).
A classificação das consoantes constritivas ocorre da seguinte maneira:
– constritivas fricativas: f, v, s, z, x, j;
– constritivas laterais: l, lh;
– constritivas vibrantes: r, rr
ponto de articulação: identifica em qual ponto da cavidade bucal localiza-se o obstáculo para a passagem do ar.
O ponto de articulação classifica-se em consoantes bilabiais (contato entre os lábios superior e inferior), labiodentais (o lábio inferior tem contato com os dentes incisivos superiores), linguodentais (contato entre a língua e a face interna dos dentes incisivos superiores), alveolares (contato da língua com os alvéolos dos dentes incisivos superiores), palatais (o dorso da língua toca o céu da boca) e velares (parte posterior da língua tem contato com o véu palatino).
Essa classificação permite a seguinte divisão das consoantes quanto ao ponto de articulação:
– bilabiais: p, b, m;
– labiodentais: f, v;
– linguodentais: t, d,n;
– alveolares – s, z, l, r;
– palatais: x, j, lh, nh;
– velares: k, g, rr.
papel das cordas vocais: permite observar se ocorre ou não vibração das cordas vocais. Quando ocorrer a vibração a consoante é chamada de sonora, já quando não ocorre, ela é chamada de surda.
As consoantes surdas e sonoras da língua portuguesa podem ser divididas em seis pares:
SURDAS
p
t
k
f
s
x
SONORAS
b
d
g
v
z
j
papel das cavidades bucal e nasal: verifica se a passagem do ar ocorre somente pela cavidade bucal ou se passa pela cavidade nasal.
De acordo com a passagem do ar as consoantes são classificadas em orais ou nasais. As consoantes nasais da língua portuguesa são três (m, n, nh), todas as demais são orais.
Já as semivogais sempre acompanham um vogal, formando sílaba com ela. Na língua escrita as semivogais são representadas pelo “i” e “u”, podendo em alguns casos serem representadas pelo “e” e “o”.
Deve-se observar também que a é sempre vogal e se estiver acompanhada de outra vogal na mesma sílaba, esta será semivogal.
Sílaba
a) Conceituando sílaba
Sílaba é um conjunto de sons que pode ser formado por apenas um fonema ou por um grupo de fonemas emitidos numa só expiração, em nossa língua o núcleo da sílaba é sempre uma vogal.
b) Estrutura da sílaba
Para que exista uma sílaba algumas condiçõesobrigariamente devem existir:
b.1 – Na sílaba existe necessariamente uma vogal, que se junta ou não a uma semivogal ou uma consoante, exemplos: CA-DEI-RA , MA-LA, PRE-FEI-TO
b.2 – A base de uma sílaba é uma vogal, que pode ficar sozinha em uma sílaba, exemplos: A-MOR , SA-Ú-DE, A-ÇA-Í
b.3 – Em cada sílaba há somente uma vogal, logo em uma palavra o número de sílabas é o número de vogais, exemplos: A-MOR (duas vogais, duas sílabas), SA-Ú-DE (três vogais, três sílabas, A-ÇA-Í (três vogais, três sílabas).
c) Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
Conforme o número de sílabas, as palavras são classificadas em:
c.1 – MONOSSÍLABAS
São as palavras que possuem apenas uma sílaba, exemplo: pó, pé, mal, mão, mãe
c.2 – DISSÍLABAS
São as palavras que possuem duas sílabas, exemplo: ca-sa, ca-ma, car-ro
c.3 – TRISSÍLABAS
São as palavras que possuem três sílabas, exemplo: pa-le-tó, ma-ca-co, sa-í-da
c.4 – POLISSÍLABAS
São as palavras que possuem quatro ou mais sílabas, exemplo: car-to-li-na, gra-vi-o-la
d) Classificação da sílaba quanto à intensidade
Quanto à intensidade a sílaba pode ser:
d.1 – TÔNICA
É a sílaba mais forte de uma palavra. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra, exemplo: ce-lu-lar, li-vro, me-sa, a-mor
d.2 – ÁTONA
Todas as outras sílabas que não são tônicas são denominadas de átonas,ce-lu-lar, li-vro,me-sa, a-mor
d.3 – SUBTÔNICA
É a sílaba de intensidade intermediária, nem tão intensa como a tônica, nem tão fraca como a átona. Geralmente ocorre nas palavras derivadas, correspondendo à tônica da palavra primitiva, exemplo: café – cafezinho.
e) Classificação das palavras quanto à tonicidade
Quanto à tonicidade as palavras podem ser:
e.1 – OXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a última, exemplo: fu-zil, co-ra-ção, ba-lão, ci-pó,ca-lor
e.2 – PAROXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima, exemplo: ca-sa, ca-ma, car-ro, es-ca-da
e.3 – PROPAROXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima, exemplo: ár-vo-re, e-xér-ci-to, o-xí-to-na
Encontro Vocalico
a) Conceituando Encontros Vocálicos
Encontros vocálicos são sequências de sons vocálicos – vogais e/ou semivogais.
b) Tipos de Encontros Vocálicos
Para que exista uma sílaba algumas condições obrigariamente devem existir:
b.1 – Na sílaba existe necessariamente uma vogal, que se junta ou não a uma semivogal ou uma consoante, exemplos: CA-DEI-RA , MA-LA, PRE-FEI-TO
b.2 – A base de uma sílaba é uma vogal, que pode ficar sozinha em uma sílaba, exemplos: A-MOR , SA-Ú-DE, A-ÇA-Í
b.3 – Em cada sílaba há somente uma vogal, logo em uma palavra o número de sílabas é o número de vogais, exemplos: A-MOR (duasvogais, duas sílabas), SA-Ú-DE (três vogais, três sílabas, A-ÇA-Í (três vogais, três sílabas).
c) Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
Conforme o número de sílabas, as palavras são classificadas em:
c.1 – MONOSSÍLABAS
São as palavras que possuem apenas uma sílaba, exemplo: pó, pé, mal, mão, mãe
c.2 – DISSÍLABAS
São as palavras que possuem duas sílabas, exemplo: ca-sa, ca-ma, car-ro
c.3 – TRISSÍLABAS
São as palavras que possuem três sílabas, exemplo: pa-le-tó, ma-ca-co, sa-í-da
c.4 – POLISSÍLABAS
São as palavras que possuem quatro ou mais sílabas, exemplo: car-to-li-na, gra-vi-o-la
d) Classificação da sílaba quanto à intensidade
Quanto à intensidade a sílaba pode ser:
d.1 – TÔNICA
É a sílaba mais forte de uma palavra. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra, exemplo: ce-lu-lar, li-vro, me-sa, a-mor
d.2 – ÁTONA
Todas as outras sílabas que não são tônicas são denominadas de átonas, ce-lu-lar, li-vro,me-sa, a-mor
d.3 – SUBTÔNICA
É a sílaba de intensidade intermediária,nem tão intensa como a tônica, nem tão fraca como a átona. Geralmente ocorre nas palavras derivadas, correspondendo à tônica da palavra primitiva, exemplo: café – cafezinho.
e) Classificação das palavras quanto à tonicidade
Quanto à tonicidade as palavras podem ser:
e.1 – OXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é aúltima, exemplo: fu-zil, co-ra-ção, ba-lão, ci-pó,ca-lor
e.2 – PAROXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima, exemplo: ca-sa, ca-ma, car-ro, es-ca-da
e.3 – PROPAROXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima, exemplo: ár-vo-re, e-xér-ci-to, o-xí-to-na
Encontro Consonatal
a) Conceituando Encontro Consonantal
O encontro consonantal é a sequência de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária, que não sejam dígrafo. Esse encontro pode ocorrer na mesma sílaba ou não (carpete, bíblia).
b) Tipos de Encontro Consonantal
Há três tipos de encontros consonantais:
b.1 Encontro Consonantal Puro ou Próprio ou Perfeito
É agrupamento de consoantes, lado a lado, na mesmo sílaba (inseparáveis), geralmente terminados em L ou R, exemplo: BRA-SIL, PLA-NE-TA, A-DRE-NA-LI-NA, CRES-CI-MEN-TO
b.2 Encontro Consonantal Disjunto, Impróprio ou Imperfeito
É o agrupamento de consoantes, lado a lado, em sílabas diferentes, exemplo: AP-TO, CAC-TO, AS-PEC-TO, OB-JE-TI-VO
b.3 Encontro Consonantal Misto
Agrupamentos consonantais que misturam os dois modos descritos, exemplo: FIL-TRO, DIS-PLI-CEN-TE, DES-TRO
Dígrafo
a) Conceituando Dígrafo
Dígrafo é o agrupamento de duas letras (di = dois + grafos = letra) com apenas um só fonema.
b) Tipos de Dígrafos
Os Dígrafos classificam-se em:
b.1 Dígrafosconsonantais
DÍGRAFO EXEMPLO
LH OLHO, FILHO
NH SONHO, MANHÃ
CH CHAVE, CHAPÉU
RR CARRO, SERRA
SS OSSO, MASSA
QU QUEIJO, QUEBRAR
GU SANGUE, GUERRA
SC NASCER, NASCIMENTO
SÇ DESÇO, NASÇO
XC EXCEÇÃO
b.2 Dígrafo Vocálico
Também chamado de ressôo nasal, acontece quando a letra M e N funcionam como nasalizador.
FONEMA DÍGRAFOS EXEMPLOS
à AM CAMPO
AN CANTOR
E EM MEMBRO
EN LENDA
I IM LIMBO
IN LINDO
O OM BOMBOM
ON CONTO
U UM BUMBUM
UN CORCUNDA
b.3 Encontro Consonantal Misto
Agrupamentos consonantais que misturam os dois modos descritos, exemplo: FIL-TRO, DIS-PLI-CEN-TE, DES-TRO
Dífonos
Dífonos (di = dois + fono = som) uma letra que representa dois fonemas, exemplo: SEXO (ks), TÁXI (ks), TÓXICO (ks) .
AS LETRAS M e N
As letras M e N são um caso particular, vejamos as diferentes formas de interpretá-la, tendo a função de:
a) CONSOANTE
Quando estiverem no início da sílaba, PLA-NE-TA, MÃE, MA- RA-NA-TA
b) SEMIVOGAIS
Quando formarem os grupos AM, EM, EM e ENS em final de palavra sendo representado foneticamente por Y e W, exemplo: VE-JAM , MEN-SA-GEM, VI-A-GEM, HÍ-FENS
c) ROSSOO NASAL (DÍGRAFOS)
Quando estiverem após vogal, na mesma sílaba que ela, excetuando os dois grupos acima, exemplo:CAN-TOR, PIN-TOR, POM-BO, BOM-BOM
Acentuaçao Grafica
Vamos conhecer asprincipais regras de separação silábica.
a) Não se separam os ditongos e tritongos
lei-te, cai-xa, pa-ra-guai, lín-gua, te-sou-ro
b) Separam-se os hiatos:
sa-í-da, vo-o, co-or-de-nar, sa-a-ra, ru-í-do
c) Separam-se grupos formados por ditongo decrescente + vogal (aia, eia, oia, uia, aie, eie, oie, uie, aio, eio, oio, uio, uiu)
prai-a, tei-a, sa-bo-rei-e, es-tei-o, joi-a, con-lui-o, tui-ui-ú
d) Separam-se os dígrafos RR, SS, SC, SÇ e XC
car-ro, os-so, re-nas-cer, nas-ça, ex-ce-der
e) Não se separam os dígrafos ch, lh, nh, qu, gu
ra-i-nha, que-ri-do, chu-va, fi-lho
f) Não se Separam os encontros consonantais puros ou próprio
bri-lho, a-tlas, pá-tria, tra-tor
g) Separam-se as letras r e s dos prefixos quando a palavra a que eles se ligam começam por vogal.
su-pe-ra-bun-dan-te, bi-sa-vô, porém: su-per-mer-ca-do, bis-ne-to
h) Separa-se a letra b do prefixo sub quando a palavra a que ele se liga começa por vogal
su-ba-é-reo, su-bo-fi-ci-al porém sub-se-ção, sub-te-nen-te
Observação 1: na palavra sublinhar, sub está seguido da consoante I. Há uma tendência a pronuncia bl, tendência essa que leva a pessoa a não separar o grupo, o que é errado, pois l é consoante. A separação ficaria assim: SUB-LI-NHAR
Observação 2: em sublime (e derivado) sub não é prefixo, pertence ao radical da palavra. A separaçãocorreta é: SU-BLI-ME, SU-BLI-MAR
Observação 3: A palavra Abrupto separa-se da seguinte forma: AB-RUP-TO
i) Não há sílaba sem vogal. Portanto, os grupos consonatais no início da palavra não podem ser separados.
ex.: pneu-má-ti-co, psi-có-lo-go, felds-pa-to
Na língua portuguesa, a divisão das sílabas deve ser feita a partir da soletração, usando o hífen para marcar as sílabas (con-ver-sí-vel).
Para a separação silábica correta devem-se observar as seguintes regras:
os ditongos e tritongos não podem ser separados (Pa-ra-guai, Ro-gé-rio, au-la);
os hiatos têm as vogais separadas (a-é-re-o);
os dígrafos ch, lh, nh, gu e qu não são separados (cho-ca-lho);
os dígrafos ss, rr, sc, sç e xc são separados (pás-sa-ro, nas-cer, cor-ri-da);
as vogais idênticas e os grupos consonantais cc e cç são separados (co-or-de-na-dor, in-te-lec-ção);
os encontros consonantais ocorridos em sílabas internas diferentes são separados (em-pre-gar);
grupos consonantais que ocorrem no início dos vocábulos são inseparáveis: psi-co-se, dra-ma, pneu-mo-ni-a.
Acentuaçao Grafica
Classificação das palavras quanto ao número de sílabas
Conforme o número de sílabas, as palavras são classificadas em:
a.1 – MONOSSÍLABAS
São as palavras que possuem apenas uma sílaba, exemplo: pó, pé, mal, mão, mãe
a.2 – DISSÍLABAS
São as palavras que possuemduas sílabas, exemplo: ca-sa, ca-ma, car-ro
a.3 – TRISSÍLABAS
São as palavras que possuem três sílabas, exemplo: pa-le-tó, ma-ca-co, sa-í-da
a.4 – POLISSÍLABAS
São as palavras que possuem quatro ou mais sílabas, exemplo: car-to-li-na, gra-vi-o-la
Acentuação Gráfica – Revisão
Classificação da sílaba quanto à intensidade
Quanto à intensidade a sílaba pode ser:
b.1 – TÔNICA
É a sílaba mais forte de uma palavra. Só existe uma sílaba tônica em cada palavra, exemplo: ce-lu-lar, li-vro, me-sa, a-mor
b.2 – ÁTONA
Todas as outras sílabas que não são tônicas são denominadas de átonas, ce-lu-lar, li-vro,me-sa, a-mor
b.3 – SUBTÔNICA
É a sílaba de intensidade intermediária, nem tão intensa como a tônica, nem tão fraca como a átona. Geralmente ocorre nas palavras derivadas, correspondendo à tônica da palavra primitiva, exemplo: café – cafezinho.
Classificação das palavras quanto à tonicidade
Quanto à tonicidade as palavras podem ser:
c.1 – OXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a última, exemplo: fu-zil, co-ra-ção, ba-lão, ci-pó,ca-lor
c.2 – PAROXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a penúltima, exemplo: ca-sa, ca-ma, car-ro, es-ca-da
c.3 – PROPAROXÍTONAS
São as palavras cuja sílaba tônica é a antepenúltima, exemplo: ár-vo-re, e-xér-ci-to, o-xí-to-na
Acentuação Gráfica – Regra das Oxítonas
Regradas Oxítonas
Acentuam-se as OXÍTONAS terminadas em: A – E – O seguidas ou não de s e terminadas em: EM – ENS.
a(s) Maracujá, ananás, cajá, guaranás
e(s) Pajé, bonés, cafés, filé
o(s) Cipó, trenó, paletós
em: Armazém, vintém, amém, também
ens: Armazéns, parabéns, vinténs
ATENÇÃO:
Também são acentuadas as formas verbais terminadas em A – E – O tônicas e seguidas de lo(s), la(s), exemplo:
achá-la, compô-lo, trazê-lo, fazê-lo
Não se acentuam as oxítonas terminadas em I ou U. Exemplo: caju, urubu, siri.
Acentuação Gráfica – Regra das Paroxítonas
Regra das Paroxítonas
Acentuam-se as PAROXÍTONAS terminadas em:
L Amável, automóvel
R Açúcar, repórter
N Hífen, pólen
X Tórax, clímax
I(s) Júri, lápis
U(s) Vírus, bônus
Ons Elétrons, prótons
UM(UNS) Fórum
Ão(s) Órfão, órfãos
Ã(s) Órfã, órfãs
ps Bíceps, fórceps
Ditongo Sábio, colégio
ATENÇÃO:
NÃO se acentuam as paroxítonas terminas em:
EM – nuvem, jovem, item
ENS – homens, polens, itens
NÃO se acentuam os prefixos paroxítonos terminados em:
I – anti, semi
R – super, inter
Acentuação Gráfica – Regra das Proparoxítonas e Monossílabos
Regra das Proparoxítonas
Todas as proparoxítonas são acentuadas, exemplos:
Prática
Matemática
Química
Oxítonas
Regra dos Monossílabos
Acentuam-se os MONOSSÍLABOS tônicos terminados em: A – E – Oseguidos ou não de s:
a(s) pá – pás – má – dá – sá
e(s) pé – pés – fé – sé
o(s) pó – dó – jó – só
ATENÇÃO:
Não se acentuam os monossílabos tônicos terminados em I ou U. Exemplo: si, ti, cru, pus
Acentuação Gráfica – Regra do Ditongo Aberto
Regra dos Ditongos Abertos eu, ei, oi
Antes do Acordo Ortográfico
Antes do acordo ortográfico a regra era: acentuam-se todos os ditongos abertos éu, éi, ói
Exemplos: chapéu, assembléia, herói, anéis, idéia, jóia
Depois do Acordo Ortogográfico
Depois do Acordo Ortográfico, a regra ficou: Acentuam-se apenas os ditongos de pronúncia aberta (éi, ói, éu), quando oxítonos ou monossílabos, seguidos ou não de “S”.
Monossílabos céu, dói, réis, réu
Oxítonas anéis, herói, fogaréu, chapéu
ATENÇÃO:
Estes mesmos ditongos abertos não serão mais acentuados quando tônico formando vocábulos paroxítonos.
Exemplos: I-dei-a, He-roi-co, Pa-ra-noi-co, Es-trei-a, Joi-a, As-sem-blei-a
Acentuação Gráfica – Regra do Hiato – parte I
Regra do Hiato
Acentua-se o “i” ou o “u” quando for a segunda vogal do hiato, tônica, sozinha na sílaba ou formando sílaba com s.
Sa-í-da Ba-la-ús-tre
Sa-ú-de Fa-ís-ca
Ca-ís-te Ba-ú
OBSERVAÇÃO 01
Se o “i” ou o “u” estiver na sílaba seguinte acompanhado de qualquer outra letra que não o “s”, então não leva acento.
Ca – ir Ju – iz
Ca – iu Lu – izOBSERVAÇÃO 02
Se na sílaba seguinte houver “nh”, então não haverá acento, da mesma forma se a vogal for repetida.
Ra – i – nha Ta – i – nha Xi – i – ta
Mo – i – nho Cam-pa – i – nha Pa-ra-cu-u-ba
Acentuação Gráfica – Regra do Hiato – parte II
Regra Geral do Hiato
Acentua-se o “i” ou o “u” quando for a segunda vogal do hiato, tônica, sozinha na sílaba ou formando sílaba com s.
Sa-í-da Ba-la-ús-tre
Sa-ú-de Fa-ís-ca
Ca-ís-te Ba-ú
REGRA DO HIATO – NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
O Novo Acordo Ortográfico aboliu o acento das vogais “i” e “u” tônicas isoladas na sílaba, formando vocábulos paroxítonos, quando precedidas de ditongo.
Bai-u-ca Bo-cai-u-va Fei-u-ra
OBSERVAÇÃO
Permanecem acentuadas as suas ocorrências que formam vocábulos oxítonos, exemplo: Tui-ui-ú, Pi-au-í.
REGRA DO HIATO OO, EE
De acordo com as novas regras ortográficas, não se acentuam mais o primeiro “o” ou “e” dos hiatos ee(s), oo(s) no final das palavras.
OO Enjoo, perdoo, voo, abençoo
EE Leem, deem, veem, leem
1)Marque a alternativa em que a palavra NÃO está separada corretamente.a)Em-pre-gob)Fri-gi-dei-rac)Cas-ta-nhad)Mas-sase)Zoo-ló-gi-co2)O plural está incorreto em:a)Farols.b)Cristãos.c)Blusas.d)Caminhões.3)Qual alternativa apresenta pelo menos um pronome indefinido variável?a)Alguém – ninguém.b)Tudo – nada.c)Mais – menos.d)Algum –nenhum4)Assinale a opção em que a palavra grifada foi INCORRETAMENTE utilizada.a)O diretor da escola era também um iminente advogado.b)Qual era o comprimento das saias dos uniformes naquela época?c)Esta situação não tem mais conserto!d)Ele solicitou uma descrição minuciosa do trabalho desenvolvido na escola.e)A aluna pediu dispensa das aulas naquela manhã.5)A regra que justifica a acentuação gráfica de juízes é a mesma que fundamenta a acentuação de:a)pólenb)heróic)princípiosd)Grajaú6)A colocação pronominal nas orações a seguir:

VII.Pareceu-me bom pagá-lo em dia.
VIII. Hoje pude ausentar-me mais cedo.
IX. Contar-lhe-ia o segredo, se pudesse.

Constatamos erro:a)apenas na oração Ib)apenas na oração IIc)apenas na oração IIId)em nenhuma das orações7)Marque a palavra escrita de forma errada:a)Relójiob)Casac)Garrafad)Rosae)Rede8)Não se pluraliza os adjetivos compostos abaixo, exceto:a)azul-celesteb)azul-pavãoc)surda-mudad)branco-gelo9)Nas orações a seguir, assinale a que não apresenta sujeito simples, expresso:a)“Procura-se um amigo.”b)“Eram antigos também os apelos desse tipo de classificado.”c)“Laura voltou a folhear as revistas”.d)“… o quadrinho insistia em aparecer diante de seus olhos fechados.”e)“A revista era antiga.”10)Assinale a alternativa que apresenta o plural correto das palavras:a)(ação – ações);(cidadão – cidadões)b)(mão – mãos); (limão – limões)c)(ladrão – ladrões); (canção – canções)d)(cão – cães); (troféu – troféus)11)Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam dígrafo.a)Flores, erro.b)Exceção, linda.c)Piscina, digno.d)Duplo, aquilo.12)Assinale a opção incorreta quanto ao emprego do acento grave.a)“Uma mulher relata sua experiência com abortos clandestinos e, a certa altura, refere-se à responsável por um deles como “papa-anjo””.b)“Muito da produção poética de Manoel de Barros tem a ver com à violação regras de “seleção””.c)“A pedra dá à frase o seu grão mais vivo.”d)“As fêmeas de chimpanzé recorrem a essa forma primitiva de prostituição para aumentar a sua ingestão de calorias sem o risco associado à caça.”e)“A solução é prestar à própria maneira de falar, com espírito atento à redundância crônica […]”13)Baianês

De Carla Perez na TV falando da cirurgia que fez no joelho:
“Agradeço ao público que rezaram muito por minha recuperação.”
A baiana é boa de pé mas é ruinzinha de língua.

(Província do Pará 5-10-97.)

O comentário jocoso do jornalista justifica-se porque na fala da artista ocorre um desvio dea)concordância verbal.b)concordância nominal.c)regência verbal.d)regência nominal.e)colocação pronominal.14)Assinale a alternativa correta, de acordo com a Norma Culta:

I – Seao menos ele prevesse a confusão que ia dar!
II – O homem já se havia abstido do fumo e também do álcool.
III – Se vires um leão à frente, mantém-te calmo!a)I e III são corretas;b)Apenas a I é correta;c)II e III são corretas;d)I, II e III são corretas.15)No período a seguir complete os pontilhados, colocando o verbo no tempo e modo pedidos entre parênteses. “Antes de levantar esta casa, ………… construí-la com uma fachada toda de vidro.” (imaginar – pretérito perfeito do indicativo, 1ª pessoa do singular)a)Imaginob)Imaginavac)Imaginariad)Imaginei16)No período: “O povo do século XXI está a bordo de uma vida desgastante.” A preposição destacada está indicando uma relação de:a)Fimb)Lugarc)Causad)Modo17)Há dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O bom tem a missão de limpar a parede das artérias do acúmulo de gordura provocado pelo LDL. Os medicamentos disponíveis até agora reduzem apenas a quantidade de LDL, sem interferir, contudo, nas taxas de HDL. Esse é o mecanismo das estatinas. Atualmente, os pesquisadores estão conseguindo desenvolver HDL sintetizado em laboratório.
De acordo com o texto:a)O LDL provoca a limpeza do acúmulo de gordura na parede das artérias.b)LDL é o colesterol bom.c)O entupimento arterial pode ser influenciado por dois fatores: muito LDL ou pouco HDL.d)As estatinas atuam sobre oHDL.e)As pesquisas atuais estão desenvolvendo formas de reduzir os níveis de HDL.18)Analise as assertivas abaixo acerca da concordância verbal:

I. As cocadas, as tortinhas e as queijadinhas estavam maravilhosas.
II. Cada uma das bexigas azuis devem estar cheias.
III. Da minha casa ao trabalho são sete quarteirões.

Estão corretas:a)I, II e III.b)Apenas I e III.c)Apenas I e II.d)Apenas II e III.19)Quanto à concordância nominal, assinale a afirmativa INCORRETA:a)Havia menos desmatamento na floresta.b)Bastantes gases causaram aumento na temperatura do planeta.c)É proibida a devastação da floresta Amazônica.d)Os biólogos tinham iniciado a pesquisa.e)Nós próprio fizemos o pedido.20)Assinale a frase cujo sentido estiver confuso, incompleto ou ambíguo:a)Estando doente, todas as tardes, olhando para o horizonte, naquela cadeira próxima à janela.b)Encontrei o menino e o besouro em um fim de tarde pós-chuva de verão, descendo a rua da Harmonia.c)Para a gente sentir mesmo o que é felicidade, só tendo sido infeliz algum tempo.d)Em São Paulo, em janeiro, os dias correm lentos e vazios.e)As pessoas chegavam ao escurecer, iam-se ajeitando, muita gente só vinha depois da novela do rádio.

Gabarito
1-e 11-b
2-a 12-b
3-d 13-a
4-a 14-c
5-d 15-d
6-d 16-b
7-a 17-c
8-c 18-b
9-a 19-e
10-a 20-a

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