- Anúncio -

Arte Barroca na Europa e no Brasil
Barroco – Termo de origem espanhola ‘Barrueco’, aplicado para designar pérolas de forma irregular.
A  Arte Barroca originou-se na Itália (séc. XVII).
Características principais:
Na arte barroca predominam as emoções
É uma época de conflitos espirituais e religiosos
O estilo barroco traduz a tentativa angustiante de conciliar forças antagônicas: bem e mal
Suas características gerais são:
Emocional sobre o racional; seu propósito é impressionar os sentidos do observador, baseando-se no princípio segundo o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção e não apenas pelo raciocínio.
Busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas;
Entrelaçamento entre a arquitetura e escultura;
Violentos contrastes de luz e sombra;
Pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida.
Pintura
Características da pintura barroca:
Composição assimétrica, em diagonal – que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista.
Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) – era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Realista, abrangendo todas as camadas sociais.
Escolha de cenas no seu momento de maior intensidadedramática.

Principais artistas:
. Michelangelo Merisi da Caravaggio (Caravaggio/Itália 29/09/1571 – Porto Ercole/Itália 18/07/1610
O que melhor caracteriza a sua pintura é o modo revolucionário como ele usa a luz. Ela não aparece como reflexo da luz solar, mas é criada intencionalmente pelo artista, para dirigir a atenção do observador.
Velázquez – espanhol
Além de retratar as pessoas da corte espanhola do século XVII procurou registrar em seus quadros também os tipos populares do seu país, documentando o dia-a-dia do povo espanhol num dado momento da história.
Rubens – espanhol
Além de um colorista vibrante, se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento. Em seus quadros, é geralmente, no vestuário que se localizam as cores quentes – o vermelho, o verde e o amarelo que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas.
Rembrandt (holandês)
O que dirige nossa atenção nos quadros deste pintor não é propriamente o contraste entre luz e sombra, mas a gradação da claridade, os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.
Johannes Vermeer
Nasceu em 1632, Delft / Holanda, oriundo de uma família protestante. Suas pinturas estão envoltas num certo mistério, pois produziu poucas obras, das quais poucas delas podem ser datadas com precisão.
ESCULTURA
Suascaracterísticas são: o predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso do dourado; e os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

Artista
Bernini
Arquiteto, urbanista, decorador e escultor, algumas de suas obras serviram de elementos decorativos das igrejas, como, por exemplo, o baldaquino e a cadeira de São Pedro, ambos na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

BARROCO BRASILEIRO
O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica.
Os pintores da época nem sempre podiam importar suas tintas. Faziam então suas próprias cores com pigmentos e solventes naturais aqui da terra. Entre outros, usavam terra queimada, leite e óleo de baleia, clara de ovo, além de extratos de plantas e flores. E é claro criavam suas próprias receitas que eram mantidas em segredo.
Veiga Valle é um artista plástico pouco comentado nos livros de História da Arte do Brasil , principal artista barroco em Goiás.
Talvez por isso é que se diz que não existe, no mundo inteiro, um colorido como o das cidades mineiras da época do barroco.
ATIVIDADE
PESQUISE E COLE EM SEU CADERNO IMAGENS DAS OBRAS DOS ARTISTAS: CARAVAGGIO, REMBRANDT, VERMEER, VELÁZQUEZ,RUBENS, BERNINI, MANUEL DA COSTA ATAÍDE,VEIGA VALLE .

 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [5.88 KB]

- Anúncio -

- Anúncio -