Empresa fictícia

 

Introdução

Com a elaboração deste trabalho, pretendemos informar um pouco mais os leitores sobre o “imenso” mundo das exportações, e quem sabe, cooperar para que outras empresas, busquem as características, estratégias e informações necessárias, para que a exportação seja uma oportunidade de crescimento e otimização dos lucros, dentro da organização.

Sabemos o quanto é complicado para as empresas atuais, apostarem em uma mudança, ou em um novo mercado, e essa atitude de recuo, acaba fazendo com que as organizações brasileiras percam grandes oportunidades de crescimento, principalmente no mercado externo.

Acreditamos que com este trabalho, possamos informar e encorajar um pouco mais as pequenas e médias organizações, para que busquem novos mercados, mudem seu plano estratégico de venda e conquistem seu espaço no exterior.

Desejamos que todos os leitores, acabem percorrendo todas as linhas deste trabalho e quando derem por terminada a leitura, possam notar que estão mais ricos intelectualmente e que tem forças suficientes para buscar novas informações e encarar o mercado internacional.

Informações Básicas da TJ Móveis Ltda

Estamos no meio de um mercado de negócios, onde a concorrência chega a ser de produto para produto, ao invés de empresa para empresa. As organizações estão buscando adaptar-se ao mercado internacional, por motivos de sobrevivência empresarial. O comércio exterior nunca foi tão discutido e disputado, como nos dias atuais.

Foi pensando dessa forma, que nossa empresa TJ Móveis Ltda, resolveu ampliar sua massa de mercado, deixando de lado, um pouco das estratégias internas para buscar estratégias externas, no intuito de conquistar um maior espaço no campo das vendas, buscar novos clientes, novas experiências, e claro, uma maior lucratividade.

Começamos as características de exportador, após fazer toda analise de mercado e termos conquistado um cliente bastante significativo. Enfrentamos algumas feiras internacionais, enviamos alguns catálogos de produtos, agendamos visitas, e foi assim, que com muito esforço conquistamos nosso primeiro cliente “Borners Wood Furniture”.

Entre um contato e outro, fechamos nosso primeiro pedido de exportação. Buscamos as informações junto as instituições e órgãos exportadores e percebemos que tínhamos capacidade suficiente para realizar todo processo exportador, dentro da nossa empresa.

Deixamos de lado o mercado interno, as terceirizações que fazíamos, e apelamos para o imenso pedido do Sr. Ed Robert, entramos de “corpo e alma” no mundo até o momento desconhecido, ao qual chamávamos de “exportação”.

Não optamos por agentes, devido a nossa capacidade e coragem de correr riscos. As informações e a tecnologia que tínhamos eram suficientes para que conseguíssemos sozinhos, não apenas a produção da mercadoria, mas a elaboração de todo processo exportador.

Você deve estar se perguntando, mas porque a TJ Móveis, não exportava antes?

E nós respondemos á você, “porque nunca tínhamos percebido antes o valor das exportações, não tínhamos coragem de mudar, de correr riscos e principalmente, não fazíamos questão de buscar informações”.

Neste trabalho vocês acompanharam todo processo, utilizado pela TJ Móveis, para que seus produtos, conquistassem o mercado externo, obtendo uma excelente otimização de lucros.

A TJ Móveis, tem orgulho de deixar neste espaço uma mensagem simples, mas que resume toda sua luta, em pró as exportações.

“Uma empresa pode obter os resultados que deseja, da mesma forma que as grandes organizações, basta estar munida de informação e estar preparada para mudar”.

Apresentação da empresa

TJ Móveis Ltda, é uma empresa que está a 10 anos atuando no ramo moveleiro.

Durante todo esse tempo, nossa empresa vem terceirizando, partes de móveis para outras empresas e suprindo algumas necessidades de lucro, com vendas internas.

Nossos móveis são todos elaborados a base de madeira de Pinus e para que supra as necessidades de mercado, é pintado e muitas vezes entalhado.

Para que nosso móveis tenham características decorativas, utilizamos vernizes, cores fortes como chocolate, pinhão, mogno, marfim.

Somos especialistas em móveis para escritório, mesas, cadeiras e armários para cozinha e também em móveis para quartos.

A principio toda matéria prima utilizada na confecção de nossos móveis, eram brasileiras. A partir do momento que começamos a terceirizar partes de móveis, passamos a receber material importado e a trabalhar com características moveleiras, totalmente diferentes do Brasil.

Começamos a valorizar cores rústicas, modelos antigos, móveis que poderíamos chamar de “da época de nossos avós”.

Foi pesando por ai, que notamos nossa capacidade de produção, para um mercado mais competitivo, mas mais favorável.

Aos poucos fomos aprendendo a exportar com base nas produções de terceirização.

Quando nos sentimos preparados, enfrentamos o mercado e hoje, estamos praticamente vivendo de exportação.

Vinte e quatro meses já se passaram, e com a lucratividade que conquistamos, pudemos ampliar nossas instalações, treinar nosso pessoal, aperfeiçoar nossos equipamentos e investir em tecnologia.

Investimentos esses, que com certeza nos trarão maiores resultados num futuro muito breve.

A Empresa

Dados Institucionais

A empresa, possui como Razão Social o título de “TJ Móveis Ltda”, sendo o mesmo utilizado para o nome fantasia.

Foi fundada em 22 de outubro de 1993, pelos sócios Tarcísio Mariano e Janir Jungles do Santos, com intuito de satisfazer algumas necessidades do momento, como falta de capital para montar um empresa maior e a falta de empregabilidade na região.

Desde esta data a empresa mantém-se instalada na Rua Lucia Grossl, 263, bairro Colonial na cidade de São Bento do Sul, estado de Santa Catarina – Brasil.

A empresa tem a missão de “colaborar socialmente, garantir o bem estar de seus funcionários, e o crescer mutuamente em pró a otimização dos lucros”.

Tem como finalidade principal (atual) “ser uma empresa bem sucedida, abraçando uma fatia significante no mercado internacional e tornando-se uma empresa de nome reconhecido nos 4 cantos do mundo”.

Atualmente a empresa dispõe de 23.000 m2, sendo que 9.980 m2, estão sendo utilizados.

A empresa efetua suas atividades em três turnos e divide suas tarefas com 800 funcionários, l2 médicos, 2 dentistas, 1 nutricionista e 1 psicóloga/assistente social.

E tem como base para os próximos anos, a ampliação de sua área de trabalho, o aumento de sua produtividade e a extensão de suas vendas externas.

O setor responsável pela área de exportação, é formado por 1 gerente comercial, 1 gerente de marketing internacional, 1 analista e 2 assistentes.

Atualmente a empresa está exportando em média 1 container ao dia, o que suporta sua capacidade de produção e gerenciamento externo.

Produtos

TJ Móveis Ltda, é capacitada para produção de móveis de madeira de pinus, predominante em modelos modernos e rústicos.

A produção de linhas para escritório, favorece o mercado internacional, devido a combinação de cores rústicas e fortes, como: mogno, marfim, polistein, chocolate e outros. Também pelas características exuberantes do móveis em natural, ou simplesmente envernizados. Estilos bastante procurados pelos Estados Unidos e Canadá.

Já os móveis elaborados para cozinha, trazem uma formação um pouco diferente, onde há implantação de pequenas pedras, pedaços de mármore, azulejos, nos tampos dos balcões e mesas, dando características assemelhadas a móveis modernos, bastante procurados por alguns países altamente tecnológicos, como China e Singapura.

As linhas de móveis para quartos de dormir, obedecem os padrões da antigüidade, mas com leves características modernas, o que chama atenção dos alemães e italianos.

Basicamente toda nossa linha de produção, atende ao gosto e desejo do cliente.

Muitas vezes recebemos somente o modelo, em papel mesmo, e originamos o móvel, conforme ilustração do cliente, para que continuemos tendo e ganhando espaço no mercado internacional.

Por exemplo, o produto que vamos tratar especificamente neste trabalho é o “Porta CD para Escritório com Gavetas”, um produto elaborado a base madeira de Pinus, tingido em Mogno, modelo rústico e moderno.

Porque Exportar

A nossa empresa decidiu entrar no ramo exportador, devido as inúmeras vantagens que essa atividade oferece, conforme especificamos abaixo:

Maior produtividade – exportar implica no aumento da escala de produção, que pode ser obtida pela utilização da capacidade ociosa da empresa e/ou pelo aperfeiçoamento dos seus processos produtivos; a empresa poderá, assim, diminuir o custo de seus produtos, tornando-os mais competitivos, e aumentar sua margem de lucro;

Diminuição da carga tributária – a empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos, via exportação:

  • os produtos exportados não sofrem a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) tampouco incide sobre operações de exportação de produtos industrializados, produtos semi-elaborados, produtos primários ou prestação de serviço;
  • na determinação da base de cálculo da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), são excluídas as receitas decorrentes da exportação;
  • as receitas decorrentes da exportação são também isentas da contribuição para o Programa de Integração Social (PIS) e para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP); e
  • o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicado às operações de câmbio vinculadas à exportação de bens e serviços tem alíquota zero.

Redução da dependência das vendas internas – a diversificação de mercados (interno e externo) proporciona à empresa maior segurança contra as oscilações dos níveis da demanda interna;

Aumento da capacidade inovadora – as empresas exportadoras tendem a ser mais inovadoras que as não-exportadoras; costumam utilizar número maior  de novos processos de fabricação, adotam programas de qualidade e desenvolvem  novos produtos com maior freqüência;

Aperfeiçoamento de recursos humanos – as empresas que exportam se destacam na área de recursos humanos: costumam oferecer melhores salários e oportunidades  de treinamento  a seus funcionários;

Aperfeiçoamento dos processos industriais (melhoria na qualidade e apresentação do produto, por exemplo) e comerciais (elaboração de contratos mais precisos, novos processos gerenciais, etc.) – a empresa adquire melhores condições de competição interna e externa;

Imagem da empresa – o caráter de “empresa exportadora” é uma referência importante, nos contatos da empresa no Brasil e no exterior; a imagem da empresa fica associada a mercados externos, em geral mais exigentes, com reflexos positivos para os seus clientes e fornecedores.

Em resumo, a exportação assume grande relevância para a empresa, pois é o caminho mais eficaz para garantir o seu próprio futuro em um ambiente cada vez mais competitivo, que exige das empresas brasileiras plena capacitação para enfrentar a concorrência estrangeira, tanto no Brasil como no exterior.

Para o Brasil, a atividade exportadora tem também importância estratégica, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada das divisas necessárias ao equilíbrio das contas externas e para a promoção do desenvolvimento econômico.

Principal Razão para Exportar

Os fatores que levam nossa empresa a optar pela exportação são inúmeros, mas nem todos esses fatores podem ser classificados como razões para a embarcação no mercado internacional.

Citaremos abaixo algumas razões que levaram nossa empresa a exportar seus produtos, mas salientamos que muitas outras razões fazem parte desse quadro demonstrativo, que levaram e estão levando nossa organização ao sucesso de longo prazo no mercado internacional.

  • Necessidade de atuar em um mercado de volumes: surgiu essa necessidade quando a empresa notou ter uma capacidade alta para produção e o mercado nacional não consumia todo estoque. Desta forma a exportação garantiu uma maior dimensão industrial da empresa, alcançando uma economia em escala que nos fornece maior competitividade de mercado.
  • Pedidos casuais de importadores: na época não existia plano de mercado internacional. Esse pedido apareceu através de uma feira, e através de uma amostra nacional, deixando a empresa em uma enorme dúvida de negociação, onde cabe correr riscos e embarcar em uma grande oportunidade ou recusar o pedido, achando Ter novas oportunidades futuramente. Como nossa empresas, estava equipada com tecnologia avançada e bons conhecimentos internacionais, acabou aceitando a proposta e se dando bem perante seus novos clientes.
  • Dificuldade de venda no mercado interno: o mercado interno é bastante competitivo, fazendo muitas vezes com que a empresa não tenha uma venda mensalmente definitiva o que levou a organizações a buscar outras oportunidades de mercado, optando assim pelas exportações.
  • Possibilidade de preços mais rentáveis: Alguns produtos, em determinado país não valem quase nada, mas acabam valendo uma fortuna em outros países. Foi o que fizemos com nossos produtos, demos a eles o seu devido valor e aceitando os pedidos de nosso cliente.

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