Dia do Repórter Fotográfico!

 

https://benditoportugues.com.br/wp-content/uploads/2017/09/pulitzer.jpeg

Dia 2 de setembro é comemorado o Dia do Repórter Fotográfico, e o Bendito Português homenageia esse profissional que com técnica, talento e sensibilidade nos mostra flagrantes de acontecimentos, cenas e fatos que nos impressionam e muitas vezes falam mais do que a notícia, com imagens fortes e que denunciam.

Muitos fotógrafos arriscam as vidas por um frame e algumas de suas fotos se tornam imagens eternas, como a que ilustra o post. Com ela, o Bendito Português faz uma homenagem aos repórteres fotográficos por intermédio do fotógrafo brasileiro Mauricio Lima. Ela mostra um refugiado sírio segurando o filho durante travessia em um bote. Foi  tirada para o jornal The New York Times e premiada com um Pulitzer (prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e composição musical) em 2016.

 

Um dos mais famosos repórteres fotográficos e que deixou um livro publicado foi  Pierre Fatumbi Verger (1902-1996). Ele começou a sua trajetória profissional como fotógrafo e fotorrepórter, teve suas fotos veiculadas em agências fotográficas e publicadas nas principais revistas fotográficas. Em 1946, veio para o Brasil trabalhar na revista ‘O Cruzeiro’ e mostrou um Brasil pouco conhecido, especialmente o Nordeste e sua cultura, o que contribuiu para a documentação e a divulgação da vida da região.

https://benditoportugues.com.br/wp-content/uploads/2017/09/reporter-fotografico-217x300.jpg

Este livro traz as reportagens inéditas do acervo da Fundação Pierre Verger,  seu interesse pela África, parte do material para a revista ‘O Cruzeiro’, e outras fotorreportagens anteriores. Ele mostra a forma como  o autor interpreta o mundo ao seu redor pelo olhar.

 

E para quem gosta dessa categoria de fotos, o Bendito Português indica o livro “O melhor do fotojornalismo no brasileiro”. A edição abaixo é a mais recente:

https://benditoportugues.com.br/wp-content/uploads/2017/09/fotojornalismo-2017-220x300.jpg

As 242 fotos selecionadas revelam imagens marcantes, como a prisão de políticos e marqueteiros como desdobramento da Operação Lava Jato, o impeachment da presidente Dilma Rousseff, os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, o acidente aéreo que matou quase todo o time de futebol da Chapecoense, as várias manifestações país afora e outros fatos importantes de 2016. Imagens que formam opiniões, levam à reflexão e dão repercussão a acontecimentos da história contemporânea do país.

“O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro” é o único livro do país dedicado exclusivamente ao fotojornalismo, reúne uma  coletânea das fotos mais marcantes do ano anterior e, consequentemente, cria um documento da história contemporânea do Brasil por meio das imagens. E existem mais edições de anos anteriores.

Latest articles

Trabalhos Relacionados