- Anúncio -

Rio que separa os estados do Piauí e do Maranhão, o Parnaíba se estende por quase 1.500 quilômetros e, antes de desaguar no Atlântico, forma o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo.

Como se fossem os dedos de uma mão espalmada, o rio se divide em cinco canais e forma mais de 70 ilhas e uma infinidade de lagoas, labirintos de igarapés e refúgios ecológicos. Maravilhas dessa ordem só se registram em dois outros lugares do mundo, o delta do rio Mekong, no Vietnã (Ásia) e o delta do Nilo, no Egito (África).

O delta do Parnaíba tem sua beleza complementada por bandos de garças, tucanos, jacarés-de-papo-amarelo, macacos-prego, cavalos selvagens, mico-leão, raposas e veados. Toda essa rica fauna pode ser vista em viagens em barcos de madeira, tipo “gaiola”, que fazem passeios pelo delta.

- Continua abaixo -

Uma das maiores ilhas é a do Caju, santuário ecológico onde uma rara combinação de ecossistemas serve de refúgio para animais em extinção e aves migratórias. Além de uma vegetação exuberante, repleta de cajueiros e florestas de manguezais, a ilha tem 25 quilômetros de praias semi-selvagens, igarapés salgados, dunas e lagoas de águas doces e cristalinas formadas pelas chuvas.

Delta do Parnaíba

- Anúncio -

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

- Anúncio -