Chikungunya

 

A Febre Chikungunya é uma doença transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. No Brasil, a circulação do vírus foi identificada pela primeira vez em 2014. Chikungunya significa “aqueles que se dobram” em swahili, um dos idiomas da Tanzânia. Refere-se à aparência curvada dos pacientes que foram atendidos na primeira epidemia documentada, na Tanzânia, localizada no leste da África, entre 1952 e 1953.

Desenvolvimento

Sintomas

Os sintomas da febre Chikungunya são febre e a intensa dor nas articulações, principalmente nas costas que é o principal diferencial da dengue. Geralmente os sintomas surgem 7 dias depois de ser picado pelo mosquito e duram 14 dias. O inchaço das articulações pode surgir até 60 dias depois de ter a doença.

A Chikungunya é uma arbovirose, também causada pelo Aedes aegypti, que tem como principal complicação a persistência da dor e do inchaço nas articulações que podem perdurar por 3 meses. No entanto, existem relatos de que estes sintomas podem permanecer por 3 a 6 anos, havendo também tendinite e alteração da sensibilidade nas mãos.

Principais sintomas de Chikungunya

Os sintomas típicos da febre Chikungunya são:

  • Febre alta, superior a 39º C que surge de forma repentina, sendo este o primeiro sintoma e dura 2 ou 3 dias;
  • Intensa dor e inchaço nas articulações que pode afetar os tendões e ligamentos, que afeta mais de 90% dos casos;
  • Pequenas manchinhas vermelhas na pele que surgem no tronco e por todo o corpo incluindo a palma das mãos e plantas dos pés que surgem entre 2 a 5 dias após o início da febre;
  • Dor nas costas e também nos músculos;
  • Coceira por todo o corpo ou somente nas palmas das mãos e plantas dos pés, neste caso também pode haver descamação da pele nestas partes do corpo;
  • Cansaço excessivo;
  • Hipersensibilidade à luz;
  • Dor de cabeça constante;
  • Vômito, diarreia, dor abdominal, que são mais comuns nas crianças;
  • Calafrios;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dor atrás dos olhos.

Nas mulheres surgem especialmente os seguintes sintomas: manchas vermelhas no corpo, vômito, sangramentos e feridas na boca. Enquanto que nos homens e nas pessoas com mais idade é mais comum surgirem: dor e inchaço nas articulações e a febre pode se prolongar por mais tempo.

Diagnóstico de Chikungunya

O diagnóstico pode ser feito por um clínico geral através do exame de sangue que ajuda a orientar o tratamento da doença.

Até 30% das pessoas infectadas não apresentam qualquer sintoma e a doença é descoberta num exame de sangue, que pode ser solicitado por outros motivos.

Sintomas da febre Chikungunya crônica

Após a persistência da dor nas articulações por mais de 3 meses, diz-se que a pessoa está na fase crônica da doença. Outros sintomas que podem surgir nesta fase são:

  • Queda de cabelo;
  • Sensação de dormência em algumas regiões do corpo;
  • Fenômeno de Raynaud, caracterizado pelas mãos frias e pontas dos dedos arroxeadas;
  • Pertubações do sono;
  • Dificuldades de memória e de concentração;
  • Visão turva ou borrada
  • Depressão.

A fase crônica pode durar até 6 anos e o médico pode indicar o uso de outros remédios para tratar estes outros sintomas, além de sessões de fisioterapia para alívio da dor e melhora dos movimentos.

Sinais e sintomas de gravidade

Em casos raros a Chikungunya se manifesta sem febre e sem dor nas articulações, mas podem surgir as seguintes alterações que indicam que a doença é grave e a pessoa precisa ser internada:

  • No sistema nervoso: convulsões, síndrome de Guillain-barré(caracterizada por perda da força nos musculos), perda dos movimentos com os braços ou as pernas, formigamentos;
  • Nos olhos: Inflamação ótica, na íris ou na retina, que pode se tornar grave e comprometer a visão;
  • No coração: Insuficiência cardíaca, arritmia e pericardite;
  • Na pele: Escurecimento de certas áreas, aparecimento de bolhas ou úlceras aftosas-like;
  • Nos rins: Inflamações e insuficiência renal.
  • Complicações sanguíneas, pneumonia, insuficiência respiratória, hepatite, pancreatite, insuficiência adrenal e aumento ou diminuição do hormônio antidiurético.

Estes sintomas são raros mas podem acontecer em algumas pessoas sendo causadas pelo próprio vírus, pela resposta do sistema imune da pessoa ou devido ao uso dos medicamentos.

Febre Chikungunya pode levar à morte

Apesar de raramente levar à morte a febre Chikungunya pode ser grave em pessoas que possuem doenças como diabetes descontrolada ou outras doenças,crônicas, afetando especialmente os idosos com idade avançada.

Outras doenças que podem causar complicações em caso de Chikungunya são asma, insuficiência cardíaca, anemia falciforme, talassemia, hipertensão e doenças reumatológicas.

O uso de medicamentos que podem causar complicações são aspirina, anti-inflamatórios e paracetamol quando utilizados em grandes doses para alívio dos sintomas e por isso pode ser útil adotar estratégias caseiras para alívio dos sintomas.

Febre Chikungunya na gravidez e em bebês

Os sintomas e a forma de tratamento durante a gravidez são os mesmos mas a doença pode passar para o bebê durante o parto, havendo risco de 50% do bebê ser contaminado, no entanto muito raramente pode ocorrer aborto.

O bebê quando é contaminado pode apresentar sintomas como febre, não querer mamar, ter inchaço nas extremidades das mãos e dos pés, além de manchinhas na pele. Apesar da falta de apetite da criança ela deve continuar sendo amamentada porque o vírus não passa pelo leite materno. Em crianças com menos de 2 anos, o médico pode decidir que a criança seja internada para receber o tratamento no hospital.

A febre chikungunya em bebês recém-nascidos pode ser grave levando a complicações graves porque o sistema nervoso central pode ser afetado havendo possibilidade de convulsões, meningoencefalite, edema cerebral, hemorragia intracraniana. Também podem surgir hemorragias e comprometimento do coração com disfunção ventricular e pericardite.

Transmissão da Chikungunya

A principal forma de transmissão da febre chikungunya é através da picada do mosquito Aedes Aegypti, que é o mesmo que transmite a dengue. No entanto, quando a gestante está em trabalho de parto e é picada pelo mosquito, o bebê pode ser contaminado através da placenta.

Esta doença, semelhante a dengue, Zika e Mayaro não passam de uma pessoa para outra.

Como tratar a febre Chikungunya

O tratamento dura de 15 dias a 1 mês e é feito com o uso de remédios para a febre, como Paracetamol ou Dipirona, que é suficiente para controlar a febre, o cansaço, a dor de cabeça e as manchinhas na pele. Nos casos de dor extrema o médico pode indicar o uso de tramadol, codeína ou prednisona.

A duração do tratamento depende da idade do indivíduo infectado, sendo que jovens demoram, em média, 7 dias a curar, enquanto os idosos podem até 3 meses porque tem maior risco de desenvolver artrite. Veja alguns remédios caseiros que podem ajudar no tratamento para febre de chikungunya.

Colocar compressas geladas nas articulações e descansar é importante para diminuir o risco de que a doença se torne crônica e permaneça por anos. As compressas podem ser colocadas de 4 em 4 horas com duração de 20 minutos.

Quando as dores causadas pela Chikungunya não cessar em 1 mês é recomendado seguir o tratamento com sessões de fisioterapia.

Conclusão

A dengue é um dos principais problemas de saúde de todo o mundo, milhões de pessoas são atingidas pela dengue e outras milhões chegam a óbito. Uma vez que o controle da dengue exige esforço de todos do profissional de saúde, gestores e da população. Portando é dever dos profissionais de saúde estar conscientizando a população e a participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito é fundamental para prevenir e controlar a dengue, para que possa melhorar a qualidade de vida da comunidade, pois não se combate a dengue sem parcerias.

Referências Bibliográficas

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI [15.55 KB]

Latest articles

Trabalhos Relacionados