Breve histórico do basquete brasileiro

 

O basquete foi trazido para o Brasil em 1896 por um milionário norte-americano chamado Auguste F. Shaw, sendo praticado pela primeira vez na Associação Cristã de Moços, no Rio de Janeiro, em um pequeno recinto onde duas colunas situadas no meio do salão atrapalhavam um pouco a movimentação dos praticantes.

Com o passar do tempo, os brasileiros foram tomando gosto pelo esporte e com o aumento do número de adeptos e a cobrança por uma estrutura mais profissional, surgiram as entidades responsáveis e posteriormente as ligas regionais.

Na realidade, só quem estuda a história do basquete brasileiro sabe da sua importância na história brasileira e das glórias que trouxe ao nosso país, tanto em Jogos Olímpicos, quanto em campeonatos mundiais.

Atualmente quem rege o basquete no Brasil é a CBB (Confederação Brasileira de Basquetebol). Porém, este órgão não consegue desenvolver um trabalho para reerguer o esporte que, infelizmente, vem passando por uma grave crise por todo o território nacional.

Muito já se fez para buscar saídas para a divulgação do esporte. Ligas paralelas foram criadas e também tentativas de trazer profissionais do exterior para criar um campeonato mais competitivo.

Porém, com uma crise financeira sem precedentes, falta de patrocínio, diminuição do número de equipes e de campeonatos estaduais e nacionais, deixaram o basquete em uma situação injusta e incômoda no cenário nacional, perdendo a 2ª colocação, em relação à preferência esportiva nacional, para o voleibol. Com isso, muitos atletas partiram em busca de reconhecimento no exterior em equipes americanas, italianas e espanholas, em busca de melhores salários e independência financeira.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados