Biografia de Sílvio Santos

Sílvio Santos (1930) é apresentador de Televisão e empresário de comunicação. O Grupo Sílvio Santos engloba o Sistema Brasileiro de Televisão, a Liderança Capitalização-Administração da loteria Tele Sena, a Jequiti Cosméticos. Seu Programa de televisão, o Programa Sílvio Santos, é transmitido há décadas e seu grande sucesso deve-se à variedade de jogos, pegadinhas e outras atrações.

Silvio Santos (Senor Abravanel) (1930) nasceu na Lapa, Rio de Janeiro, no dia 12 de dezembro de 1930. Filho do imigrante turco Alberto Abravanel e da grega Rebeca Abravanel. Era chamado de Silvio, pela mãe, que não gostava de seu nome de batismo. O sobrenome Santos, foi escolhido por ele, pois “santos” seriam os protetores o ajudariam a ter sorte em sua caminhada. Sílvio Santos é descendente de um estadista e filósofo judeu-português Isaac Abravanel.

Sílvio Santos começou a trabalhar como camelô aos 14 anos, onde aprendeu a negociar e a expor a sua voz, considerada poderosa. Foi convidado para ser locutor na Rádio Guanabara, mas não ficou por muito tempo, pois a atividade de camelô lhe rendia mais financeiramente.

Seu tino comercial era admirado e conhecido por todos. Depois de servir ao exército, criou uma maneira de tornar as viagens mais dinâmicas nas embarcações que iam do Rio de Janeiro à Niterói: criou um serviço de alto falantes para anunciar os produtos negociados. Posteriormente, entrou para o ramo de shows e sorteios de loterias. Sílvio Santos foi apelidado de Peru, pois falava muito.

Em 1962 começo a sua carreira na televisão, com o programa “Vamos Brincar de Forca”, transmitido pela TV Paulista. Teve sucesso nesse ramo, e acabou por ser contratado pela Rede Globo de Televisão, mas saiu algum tempo depois por não conseguir se tornar acionista.

Passou pela Rede Tupi e Rede Record, nesta, conseguiu 50% das ações da TV. Mas o grande empreendimento de Sílvio Santos seria o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão, canal próprio, onde apresentaria o seu tradicional Programa “Sílvio Santos” e venderia outros produtos, como o Baú da Felicidade, empresa de venda de carnês e sorteios.

O Programa Silvio Santos é uma atração que já se tornou tradição na televisão brasileira. Nele, Sílvio Santos montou uma variedade de atrações junto com a publicidade de seus produtos, o que lhe mantem uma audiência fiel. Foi candidato à Presidência da República em 1989, mas teve a candidatura impugnada por questões de lei eleitoral.

Sílvio Santos é casado pela segunda vez, e tem seis filhas. Uma delas, Patrícia Abravanel, que será uma das sucessoras dos negócios do pai, decisão tomada por ele em 2006.