Biografia de Anderson Silva

 

Lutador brasileiro de MMA

Anderson Silva (1975) é um lutador brasileiro de MMA (Artes Marciais Mistas). Recordista de vitórias da UFC (Ultimate Fighting Championship) foi considerado o melhor do mundo na categoria dos pesos-médios.

Anderson Silva (1975) nasceu em São Paulo, no dia 14 de abril de 1975. Com 4 anos mudou-se para a cidade de Curitiba onde começou a treinar taekwondo e com 18 anos já era faixa preta da modalidade. Também treinou jui-jitsu e muay thai, alcançando faixa preta em ambas. Tentou ser jogador de futebol, marcando um teste no Corinthians, mas chegou atrasado e perdeu a oportunidade. Foi então convidado para treinar na academia de boxe do clube.

Sua estreia como profissional de MMA se deu aos 22 anos de idade vencendo seu adversário no primeiro round, no extinto Brasilian Freestyle Circuit. Nessa época era chamado de “Aranha”, apelido que recebeu quando criança por usar com frequência uma fantasia do homem aranha. Depois, passou pelo “Mecca”, quando a boa exibição no Brasil, o levou para fazer várias lutas internacionais. Em seguida passou pelo Shooto, onde conquistou seu primeiro cinturão contra o japonês Tetsuji Kato, vencendo a luta por decisão unanime dos juízes.

De volta ao Brasil, depois de várias vitórias, em 2001, teve sua primeira oportunidade de disputar e conquistar o cinturão dos pesos-médios no Shooto, em um grande evento do MMA, quando lutou contra o japonês Hayato Sakurai e venceu por decisão unanime dos juízes. Em 2002 passou ao Pride e em sua primeira luta venceu o americano Alex Steibling por nocaute técnico no primeiro round.

No dia 28 de junho de 2006, Anderson Silva fez sua estreia no UFC (Ultimate Fighting Championship), principal organização de MMA (Mixed Martial Arts), contra Chirs Leben, então invicto na carreira, e precisou só de 49 segundos para derrubar o americano e conquistar o nocaute da noite do UFC Fight Night 5. Em outubro venceu por nocaute o americano Rich Franklin, então campeão dos pesos médio, conquistando o cinturão da categoria.

Anderson Silva conquistou um total de 17 vitórias seguidas, sendo dez defesas de cinturão, tornando-se o dono da maior sequência de títulos com vitórias defendidos no UFC. A sequência de títulos foi interrompida no dia 6 de julho de 2013 após perder o cinturão dos pesos-médios do UFC para o americano Chris Weidman. Anderson, o Spider, como é conhecido, voltou a enfrenta-lo em dezembro do mesmo ano. Num chute, contudo, teve fraturada a perna esquerda.

Desde então, empenhou-se na recuperação para voltar ao octógono. No dia 1º de fevereiro de 2016 derrotou por pontos o americano Nick Diaz, mas foi flagrado no exame antidoping, realizados nos dias 9, 19 e 31 de janeiro. Depois de cumprir um ano de punição, Anderson voltou ao octógono no dia 27 de fevereiro de 2016 enfrentando o inglês Bisping, no UFC em Londres, quando perdeu por decisão unânime dos juízes. No dia 7 de julho de 2016, enfrentou Cormier no UFC 200, em Las Vegas, mas no 3º round também foi derrotado, por decisão dos juízes.

Latest articles

Trabalhos Relacionados