Atividade no portifólio 2º ciclo de aprendizagem.
Trabalho apresentado na Disciplina de Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol no curso de Graduação em Educação Física, para obtenção da nota em participação de atividades.
Desenvolvimento
Descrição da atividade:
Greco (2012 apud OLIVEIRA, 2013) sugere o ensino por meio do método situacional, com situações reduzidas e isoladas do jogo, defendendo a ideia de que a técnica desportiva é a prática na iniciação dos conceitos da tática, ou seja: aliando o “como fazer” com a razão pela qual fazer, e, assim, propiciando a internalização, por parte do aprendiz, da razão da aprendizagem daquele referido gesto biomecânico. Com base nas orientações desse autor:
Descreva dois jogos seguindo o método situacional para a modalidade basquetebol.
Um dos jogos descritos deve mostrar situações de defesa, seus fundamentos e possíveis adaptações das regras; já o outro deve mostrar situações de ataque, seus fundamentos e suas possíveis adaptações .
Lembre-se de que, para elaborar esta atividade, você tem que ter domínio de todas as regras e dos fundamentos do basquetebol, a fim de poder adaptá-los.
Mencione a faixa etária adequada para o jogo adaptado.
Jogo de defesa
Marcação individual
Faixa etária: A partir de 14 anos.
Quantidade de participantes: 3 para defesa, 3 para ataque e o professor como árbitro.
Local: Quadra de basquetebol.
Regras: Não pode tomar a bola enquanto o ataque estiver driblando.
Finalidade: Melhorar a interceptação de passe, melhorar a movimentação sem a bola, dificultar arremessos, melhorar a agilidade do deslocamento e a visão de jogo da defesa.
Desenvolvimento do jogo:
Separa-se as equipes iniciando a bola com o time de ataque. A defesa irá fazer a marcação individual nos jogadores do ataque, e tentará interceptar a bola somente enquanto o ataque fizer passes ou arremessar a bola à cesta. Quando o ataque conseguir fazer a cesta, inverte-se as equipes para que, quem estava na defesa passa-se agora a jogar no ataque.