Atuação dos profissionais de saúde

A efetividade do planejamento familiar está pautada em muitos determinantes, que vão desde o fornecimento de todos os contraceptivos à correta utilização do método por parte do casal.

Nessas entrelinhas, a atuação do profissional de saúde exerce grande influência. Eis algumas das importantes funções do profissional de saúde no planejamento familiar:

– Oferecer os métodos disponíveis aos usuários do serviço de saúde: a oferta de todos os métodos está diretamente relacionada não apenas ao direito de livre escolha, mas também à maior probabilidade de adesão e uso adequado. Quando a mulher, o homem ou o casal dispõe de várias alternativas, tende a selecionar o método mais adequado à sua realidade, o que diminui a possibilidade da falha ou abandono do método conceptivo ou contraceptivo.

– Explicar vantagens, desvantagens e taxas de falhas de cada um: uma escolha adequada implica em uma escolha consciente. Para que isso ocorra, é necessário que o profissional de saúde ofereça informações acerca das vantagens, riscos, desvantagens, benefícios e taxas de falha de cada método.

– Orientar como utilizar cada método de forma a proporcionar o máximo de êxito: a assistência de enfermagem no planejamento familiar vai além da primeira consulta, estendendo-se por todo o período em que o usuário do serviço de saúde utiliza o método escolhido. Para garantir o uso coreto do método, o enfermeiro deve dispensar boa parte do tempo da consulta para verificar se as informações sobre o uso do método foram completamente assimiladas. Uma das técnicas para averiguar se o usuário apreendeu as orientações consiste em solicitar que ele repita ou demonstre as etapas necessárias ao uso do método escolhido.

– Conhecer o contexto dos casais ou indivíduos e auxiliá-los a escolher o método mais adequado: antes de qualquer indicação de método, o profissional de saúde precisa investigar o estilo de vida, crenças e necessidades dos casais, a fim de que nenhum determinante externo prejudique a eficácia do método.

– Prestar assistência contínua, principalmente no período de adaptação ao método selecionado: o profissional não deve oferecer barreiras no acesso das pessoas que fazem uso de algum método conceptivo ou contraceptivo ao serviço de saúde. Isso inclui disponibilidade, em casos de urgência e emergência, em qualquer dia e horário.

Orientar casais que desejam a concepção, mas que não a obtêm naturalmente: alguns serviços e profissionais de saúde consideram que o planejamento familiar se restringe à assistência à contracepção, o que não é verdade. Mesmo não dispondo de equipamentos e técnicas voltadas à concepção, os serviços de saúde devem acolher os casais com suspeita de infertilidade, oferecendo-lhes apoio e esclarecimentos. E, quando necessário, devem realizar o encaminhamento para outros serviços.

– Assistir mulheres que sofreram abuso sexual e que estão com risco de gravidez indesejada: a assistência a vítimas de abuso sexual deve ser prioritária nos serviços de saúde. Essa assistência deve incluir, também, a prevenção de DST/HIV. A gravidade dessa situação requer discussão mais detalhada. Por conta disso este assunto será discutido no último módulo desta obra.

Essas funções são complexas e exigem a articulação entre a equipe multidisciplinar, de forma que os profissionais utilizem a interdisciplinaridade, a fim de que seja realizada uma assistência integral e integrada. Nesse contexto, o enfermeiro, por estar em contato mais próximo dos casais ou indivíduos, exerce papel de mediador entre o sistema de saúde e a população, sendo a educação em saúde sua ferramenta para promover a conscientização dos usuários.

Em busca de um planejamento familiar efetivo, alguns parâmetros devem ser valorizados. Entre eles:

-Atender os usuários de forma personalizada.

-Tratar os usuários com dignidade e manter sua privacidade.

-Informar e tranquilizar os casais inférteis quanto ao tratamento a que estão se submetendo.

-Informar aos/às usuárias sobre os métodos disponíveis.

-Manter o serviço com boas condições de higiene e organização.

-Oferecer serviços durante todo o horário de funcionamento do serviço de saúde.

-Manter um abastecimento adequado de anticoncepcionais e insumos.

Na consulta de enfermagem e administração do serviço de saúde o enfermeiro encontra a oportunidade de executar estes parâmetros por meio do diálogo com o casal, de forma a instigá-los a refletir sobre suas realidades e sobre como e quando pretendem planejar a concepção de um novo ser.