Você está pensando em ir estudar, trabalhar fora ou até mesmo fazer uma viagem? Neste texto, vamos falar das principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos.
Para não passar vergonha, se sentir desconfortável ou até mesmo ofender os cidadãos norte-americanos, é essencial saber o básico sobre as diferenças de costumes do país.
Fizemos uma seleção das principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos.
Algo que pode ser normal ou corriqueiro para gente, nos EUA pode significar até mesmo implicações com a justiça. Certamente, você não vai querer passar por essa situação em um país estrangeiro, não é mesmo?
Pensando nisso, fizemos uma lista sobre principais diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos. Confira:
1. Afetividade
Os brasileiros são conhecidos por ser um povo muito caloroso e afetivo, que faz amizade facilmente com desconhecidos, pois possuem o costume de puxar conversa.
Nos Estados Unidos, entretanto, é bem diferente, pois os norte-americanos prezam pelo seu espaço e são mais fechados.
Ao conhecer alguém, na saudação, nada de beijinhos no rosto, o mais usado é um simples aperto de mão.
2. Comida
As diferenças culturais entre Brasil e Estados Unidos são marcantes e uma das coisas que mais causam estranhamento para quem vai passar um longo período no país.
Isso porque, nos Estados Unidos o fast foods e as comidas enlatadas fazem parte das refeições, possuindo grande influência na culinária.
O arroz pode ser difícil de ser encontrado e o feijão costuma aparecer enlatado. Entretanto, em muitas cidades há lojas e restaurantes especializadas em comidas brasileiras, o que pode contribuir para diminuir o estranhamento e a saudade da comida de casa.
3. Identificação pelo sobrenome
Em ambientes mais formais, os norte-americanos costumam se chamar pelo sobrenome.
Em universidades, por exemplo, o aluno jamais deve tratar seus professores pelo primeiro nome, pois isso é visto como sinal de desrespeito.
Essa é uma dica intercâmbio para quem vai fazer intercâmbio.
4. Gorjeta
Ao contrário do Brasil que a gorjeta é vista como algo opcional, nos Estados Unidos espera-se que ela seja paga de acordo com a satisfação pelo serviço prestado.
Por isso, sempre tenha um valor a mais no bolso, pois se você não paga a gorjeta a pessoa vai entender que você ficou insatisfeito com o serviço. É praticamente uma regra deixar gorjeta para garçons e taxistas por
5. Maioridade
Nos EUA a maioridade ocorre em fases, pois eles acreditam que o jovem vai criando senso de responsabilidade conforme envelhecem. A maioridade se divide da seguinte forma:
- 16 anos: Pode responder criminalmente por crimes hediondos, pode ser interrogado pela polícia sem a presença de um responsável, possuem o direito de voto e a permissão para tirar carteira de motorista;
- 18 anos: Alcance da maioridade penal, sendo responsável pelos atos civis e criminais;
- 21 anos: Permissão para entrar em casas noturnas e para o consumo de bebidas alcoólicas.
6. Consumo de bebida alcoólica somente em estabelecimento fechado
No tópico anterior, falamos que a idade mínima para beber é 21 anos. Outro ponto importante sobre o consumo de bebidas alcóolicas é que não pode ocorrer nas vias públicas, ainda que seja uma celebração ou data comemorativa.
As bebidas alcoólicas devem ser consumidas somente no interior de estabelecimentos fechados (nem na calçada de um bar, restaurante ou pub é permitido).
Caso você seja pego infringindo a lei, pode ser detido e/ou ter que pagar multa correspondente ao delito, que pode variar dependendo do estado.
7. Escola pública de qualidade para todos
Ao contrário do Brasil, os colégios públicos norte-americanos possuem ótima qualidade de ensino, tendo professores qualificados e bem remunerados.
A seleção para a escola ocorre de acordo com o bairro que o aluno reside. Contudo, em caso de a distância entre a escola e a residência ser acima de dois quilômetros, o aluno tem direito ao transporte escolar gratuito.
Outro pronto que se diferencia do Brasil é que as escolas públicas são integrais, pois apresentam diversas atividades extracurriculares e também não possuem uniformes.
8. Pagamento de salário
No Brasil, é comum que o trabalhador receba um salário fixo mensal. Já nos Estados Unidos, a remuneração é paga de acordo com as horas trabalhadas.
Isso que dizer que se você não trabalhar, não recebe. O pagamento é um acordo decidido entre o empregado e empregador e pode ser feito de forma semanal, quinzenal ou mensal.