A história do Jogo das Estrelas

O Jogo das Estrelas é com certeza o maior evento beneficente do futebol brasileiro e inserido no calendário nacional esportivo. Zico e mais uma constelação de craques nacionais e internacionais se reúnem em prol de uma boa ação anualmente. Tradicional, o Jogo das Estrelas tem 12 anos de realização e poucos conhecem essa história.

Em 2004, incentivado por seu filho, Junior Coimbra que participa até hoje da organização dos jogos, Zico realizava no CFZ (Centro de Futebo Zico), o primeiro Jogo das Estrelas, ainda com a alcunha de “Pelada” e “Amigos de Zico”. A entrada foi 1 kg de alimento e com um público de 2 mil pessoas, Zico conseguiu arrecadar 850 kg destinados a instituições de caridades.

Em 2005, o evento começou a ganhar a forma que tem até hoje. Para um público de 3.300 pessoas no CFZ, com direito a Maradona, Zico conseguiu arrecadar três toneladas e meia de alimentos. O evento contou com o patrocínio da BR Distribuidora. No ano seguinte, o evento ocorreu pela última vez no CFZ. Para um público de 5.000 pessoas, Zico arrecadou nada menos que sete toneladas de alimentos, o que trouxe alguns “bons” problemas por conta da logistica para transporte dos alimentos e das reais necessidades das instituições de caridade que careciam de outras coisas. Por conta também do número maior a cada ano, o evento foi repensado para os anos seguintes. É quando surge a oportunidade de jogar no Maracanã. Em 2006 marca também o primeiro ano de patrocínio da Bradesco Seguros que já é master por 10 anos do Jogo das Estrelas.

Em 2007, o Jogo das Estrelas chega ao Maracanã. Quebrando paradigmas e mostrando-se consolidado, o Jogo das Estrelas foi o primeiro evento beneficente a chegar nos grandes estádios. Outra curiosidade é a cobrança de ingressos em moeda e não em alimentos, outro pioneirismo. Mais de 40 mil pessoas compareceram e o jogo foi transmitido para fora do pais pela Globo Internacional. Estrelas internacionais como Adriano, Deco, Nakata se juntam a Zico, Edmundo, Junior, Andrade e outros craques.

Em 2008 e 2009 o evento também foi no Maracanã. Em 2009 é especial para Zico. O Galinho teve naquele ano a inauguração da sua estátua no Maracanã. O Jogo das Estrelas foi o palco para a comemoração do hexacampeonato brasileiro do Flamengo. O evento contou com a participação de Adriano, Edmundo, Junior e Romário. Nessa edição, o evento contou com o recorde de público: Mais de 70 mil pessoas.

No ano de 2010, o Jogo das Estrelas foi no Engenhão por conta do inicio das obras do Maracanã para Copa do Mundo. O público desse ano foi de 23 mil pessoas.

Jogo das Estrelas em São Paulo

Em 2011 e 2012, o Jogo das Estrelas se mudou para São Paulo. O palco foi o Morumbi. Em 2011, o evento contou com Ronaldo, Neymar, Raí e teve um público de 35 mil pessoas. Em 2012, Zico recebe a companhia de craques como Conca, Ganso e Lucas.

O jogo no novo Maracanã

Em 2013, o jogo voltou a ser realizado no Maracanã. Completando 10 edições, o evento levou mais de 50 mil pessoas, um grande público para os novos padrões do Maracanã. A média de público foi mantida nos anos seguintes. Em 2014, 51 mil pessoas e homenagem aos jogadores estrangeiros que fizeram história no Brasil como Hugo de Leon, Rincon, Etcheverry, Aristizábal, Asprilla, Daryo Pereira, Ramirez… Em 2015, o foco beneficente do jogo foram as vitimas da tragédia em Mariana-MG. Ídolos como Ronaldo Angelim e Junior abrilhantaram a festa.

Jogo dos Artistas

Todo ano também ocorre na preliminar do Jogo das Estrelas, o Jogo dos Artistas. Reunindo grandes astros da TV e da música, diversos artistas ajudam a dar mais brilho a festa. Ano passado, o estreante Wesley Safadão roubou a cena com seus lances de efeitos e belos gols. Alguns dos artistas confirmados para esse ano além do Safadão são Diogo Nogueira, Felipe Simas, Alexandre Pires, Marcio Garcia, Caio Castro e outros.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

BAIXE O TRABALHO AQUI

Latest articles

Trabalhos Relacionados