A ÉTICA NA GESTÃO DE PROJETOS

A conduta ética no mundo dos negócios globalizado deve ser homogenia. A questão ética envolve identificar o que é certo ou errado e escolher a melhor opção. Essa escolha é fortemente ligada a fatores culturais que pode ser aceitável na sua comunidade, mas inaceitável em outras. Isso pode trazer sérios problemas, principalmente se você presta serviço para stakeholders de outras comunidades. Para evitar esses problemas é importante adotar um padrão ético comum nas comunidades de negócios e refleti-los nos projetos na forma de um plano ético. Esse plano define os valores operacionais e comportamentais, desenvolve a consciência ética, define diretrizes para a tomada de decisões e facilita a avaliação do programa, identificando oportunidades de melhoria no processo.

A adoção de planos de ética nos projetos no Brasil é importante para apagar nossa reputação de corrupção. Em 2006, o Brasil caiu 5 posições no ranking dos países mais corruptos do mundo em relação a 2005, ficando na posição de número 70. Esse índice da Transparency International não mede a corrupção, mas a opinião das pessoas sobre corrupção. Note que isso está diretamente ligado ao comportamento.

Honestidade, confiança, pró-atividade e competência são valores ligados às pessoas, em qualquer lugar e a qualquer tempo, principalmente no mundo globalizado onde até mesmo modos e costumes regionais devem ser equalizados aos padrões globais.

Em projetos devemos gerenciar a ética e adotar, em minha opinião, o conceito de tolerância zero. Ou seja, punir imediatamente um comportamento fora do plano de ética.

O PMI – Project Management Institute – desenvolveu um código de ética para os PMP –Project Management Professional – que envolve, basicamente: código de conduta do PMP, código de ética para gerentes de projetos, acordo de confidencialidade, padrões éticos dos membros do PMI e conflitos de interesses.

O conflito de interesses é um caso interessante de análise. As pessoas que participam do projeto têm acesso a uma série de informações privilegiadas que podem ser usada para influenciar outras decisões ou pessoas da empresa ou fora dela. Empresas de consultoria devem ter um absoluto controle sobre esse ponto, uma vez que trabalham para outras empresas. Uma decisão acertada é a empresa de consultoria não trabalhar simultaneamente em projetos de empresas diretamente concorrentes.

Um exemplo sobre ética no mundo empresarial foi a denuncia da Pepsi para a Coca-Cola em Julho de 2006, sua principalmente concorrente, que três altos funcionários da Coca-Cola estavam tentando vender segredos industriais de novos lançamentos para eles. Após a denuncia, a Pepsi trabalhou com o FBI americano e Coca-Cola para prender os funcionários.