Variabilidade Genética

0
65

 

A variabilidade genética refere-se às variações dos genes entre indivíduos de uma população.

É a variabilidade genética da espécie que determina o seu conjunto de características morfológicas e fisiológicas, o que a torna capaz de responder às mudanças ambientais.

A variabilidade genética surge através de mutações e recombinações gênicas, sendo a matéria prima sobre a qual a seleção natural atua.

A fonte primária de toda a variabilidade genética é a mutação. Ela corresponde a qualquer alteração no material genético de um organismo.

A mutação promove o aparecimento de novos alelos, o que pode alterar a expressão de um determinado fenótipo. Essa situação promove a variabilidade genética e pode favorecer ou prejudicar a adaptação de uma espécie.

A recombinação gênica refere-se à mistura de genes provenientes de diferentes indivíduos que ocorre durante a reprodução sexuada. A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população.

A mutação e a recombinação gênica são responsáveis pela variabilidade genética.

Qual a importância da variabilidade genética?

A principal importância da variabilidade genética é que através dela ocorre a evolução e adaptação dos organismos ao ambiente. A variabilidade genética contribui para a persistência evolutiva das espécies.

A perda da variabilidade genética dimunui a possibilidade das populações se adaptarem em resposta às mudanças ambientais.

Variabilidade Genética e Seleção Natural

A seleção natural é reconhecida como o principal mecanismo de adaptação de indivíduos aos diferentes ambientes. Entretanto, a seleção natural não pode produzir mudança evolutiva sem a variação genética, o que torna os dois processos intimamente relacionados.

É a seleção natural que seleciona os genótipos mais adaptados a uma determinada condição ecológica e elimina os que não trazem vantagem.

A seleção natural tende a diminuir a variabilidade genética, pois apenas alguns genótipos serão selecionados. Além disso, também contribui para a permanência de uma determinada característica na população.