Um dos principais aglomerantes utilizados para a argamassa na indústria é a cal, que é um sub derivado do calcário e de fundamental importância para as indústrias, tratamento dos solos, de água dentre outros.
Partindo deste ponto, este resumo segue com uma breve pesquisa sobre o que é a Cal. Desde sua fabricação, e tipos existentes, mostrando como este importante item da construção civil segue ate chegar no produto final
A Cal
É a cal ou O óxido de cálcio (conhecido como cal) é uma das substâncias mais importantes para a indústria, sendo obtida por decomposição térmica de calcário (de 825 a 900 °C). Também chamada de cal viva ou cal virgem, é um composto sólido branco.
Existem dois tipos de cal:
- A Cal Virgem:
A Cal virgem (também chamado de cal viva) é o Óxido de cálcio (CaO), um dos óxidos de maior aplicação industrial. Como não o encontramos na natureza, ela é obtida industrialmente por pirólise (decomposição térmica) de calcário. Este tipo de Cal é utilizada na fabricação de Cal extinta ou hidratada, Ca (OH)2 (hidróxido de Cálcio). Como podemos ver pela reação:
CaCO3 + elevadas temperaturas —> CaO + CO2
(Calcário) (Cal Virgem)
A Cal virgem é classificada de acordo com o oxido predominante:
Cal virgem cálcica: óxido de cálcio entre 100% e 90% dos óxidos totais presentes.
Cal virgem magnesiana: Teores intermediários de óxido de cálcio, entre 90% e 65% dos óxidos totais presentes.
Cal virgem dolomítica: teores de cálcio entre 65% e 58% dos óxidos totais presentes.
- A Cal Hidratada:
É o Hidróxido de cálcio, Ca(OH)2. É obtida a partir da reação da cal viva ou cal virgem (CaO) com a água. Esta mistura é produzida pelos pedreiros ao preparar a argamassa usada em alvenarias. É consumida em grandes quantidades também nas pinturas a cal (caiação).
CaO + H2O –> Ca(OH)2
(Cal Virgem) (Cal Hidratada)
Tal como a Cal virgem a Cal Hidratada também possui classificações de acordo com o hidróxido predominante presente ou, melhor, de acordo com a cal virgem que lhe dá origem: Cal hidratada cálcica, Cal hidratada magnesiana e a Cal hidratada dolomítica.
A utilização da cal hidratada é muito difundida, principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimento de paredes, devido a algumas características da cal, como as relativas a trabalhabilidade e durabilidade das argamassas.
A cal hidratada tem características aglomerantes como o cimento, sendo que, enquanto o cimento reage com água (reação de hidratação do cimento), o endurecimento da cal aérea ocorre pelo contato com o ar. Essa reação transforma a cal hidratada num carbonato tão sólido quanto o calcário que a originou.