Escrito por Paulo Coelho e traduzido para mais de 56 idiomas, O Alquimista é um livro de ficção nacional que ganhou popularidade entre leitores por abordar temas como mistérios da humanidade, misticismo e destino.
Resumo da obra
Coelho narra a história de Santiago, um pacato pastor de ovelhas que se vê questionando sua vida, que embora feliz, torna-se ofuscada devido a sonhos reveladores. A decisão de largar tudo pro alto vêm com a chegada de um personagem enigmático, que desperta em Santiago a centelha da dúvida, o levando à abandonar o conforto das montanhas espanholas e aventurar-se nas traiçoeiras areias egípcias.
Com a promessa de encontrar um tesouro oculto, o pastor inicia uma longa caminhada em meio às escolhas, obstáculos e o encontro com uma figura decisiva no andar da carruagem: O Alquimista.
O livro tem a missão de mostrar as pessoas que seus sonhos podem ser alcançados, levando a tese de que o simples pode tornar-se complexo, vice versa, e que muitas vezes eles podem ser um só.
O autor
Carioca, virginiano e nascido em uma família de classe média, Paulo já escrevia desde a infância, sempre engajado em atividades escolares voltadas à poesia e teatro. É membro da Academia Brasileira de Letras e Mensageiro da Paz na ONU.
Sua vida foi marcada pelo envolvimento com drogas e ocultismo, levado a isso por adentrar no movimento hippie. Foi amigo íntimo de Raul Seixas e juntos revolucionaram o rock brasileiro da época. Já foi seguidor de Aleister Crowley, famoso ocultista inglês. Junto com Raul, e baseados na filosofia de Crowley, os dois deram início ao que nomearam Sociedade Alternativa, uma utópica forma de sociedade que tinha como máxima a lei criada por Aleister: “Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei”. Não vingada, temos apenas vestígios de adeptos a esse modo de vida. Com o tempo, voltou a sua atenção totalmente a literatura, escrevendo obras sempre com uma pitada de misticismo, como:
- Arquivos do inferno
- Brida
- O Monte Cinco
- Veronika decide morrer
- O Demônio e a Srta. Prym
- Onze minutos
- O Zahir
- A Bruxa de Portobello
- O Vencedor está só
- O Aleph
Porém foi com O Alquimista, obra que o levou a fama internacional, que Paulo Coelho entrou para um dos 100 escritores mais conhecidos do mundo.