- Anúncio -

 

Geometria é a parte da Matemática que estuda espaços e formas. São feitas comparações, análises, classificações, etc. Podemos dividir a geometria que se aprende na escola em três partes: plana, espacial e analítica. Aqui apresentaremos a principal diferença da espacial com a plana. Para isso, precisamos da definição de dimensão:

Chamamos de dimensão cada uma das medidas que servem para indicar o tamanho de um objeto.

Exemplo:

https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2017/02/geometria-espacial.jpg

- Anúncio -

Para indicarmos o tamanho do paralelepípedo retângulo, temos as medidas Comprimento, Largura e Altura. Podemos dizer que tem três dimensões, ou seja, é tridimensional. Para o retângulo, por sua vez, temos somente as medidas Altura e Largura. Ele tem duas dimensões, ou seja, é bidimensional.

A geometria espacial é tridimensional, enquanto que a geometria plana é bidimensional.

História

https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2008/06/piramides-do-egito-450x305.jpg

As pirâmides do Egito são tridimensionais, logo, você deve imaginar que já na época da civilização antiga egípcia havia algum conhecimento de geometria espacial. Sim. É isso mesmo! Também houve estudos da área pelos povos da Mesopotâmia (região situada no que hoje é o Oriente Médio, no vale dos rios Tigre e Eufrates). A data aproximada indica que esses estudos ocorreram dois mil anos antes de Cristo.

Por contato com os egípcios, os gregos também estudaram geometria. A diferença é que eles buscaram obter um raciocínio dedutivo, lógico, para a área, enquanto que os egípcios eram mais voltados para o lado prático. Podemos pensar que os gregos viram a geometria com o olhar da Filosofia. Aliás, são eles que criaram o nome Geometria, que significa “medida da Terra”.

Alguns gregos, principalmente Platão e Pitágoras, davam um significado metafísico e religioso para alguns objetos da geometria espacial. Porém, o grande momento da geometria grega aconteceu com os chamados alexandrinos (aqueles de Alexandria): Arquimedes, que fez estudos sobre esferas e cilindros, e Euclides, que escreveu a obra Os Elementos, onde colocou todo o conhecimento de geometria acumulado até aquela época.

Muitos estudos ocorreram ao longo da história da humanidade sobre geometria e ainda muitos estão acontecendo neste instante. De qualquer forma, Euclides continua sendo o maior personagem da área, de modo que a ele atribuem o título de pai da geometria.

- Anúncio -