Exército de Salvação no Brasil.

No ano de 1865 o Exército de Salvação surge na Inglaterra com William e Catherine Booth, em meio à Revolução Industrial, numa sociedade que passava por uma das maiores revoluções da sua história. Logo no início, sua luta era para que os pobres também pudessem frequentar as igrejas e assistir aos cultos como os outros de classes sociais mais favorecidas.

Desde seu início, os salvacionistas têm sido motivados pelo amor de DEUS e à Sua Criação Especial feita à Sua imagem e semelhança: o ser humano. Sua estrutura característica imitando o modelo militar, com hierarquia e uniformes, visa tornar a liderança mais ágil e facilitar a tomada de decisões.

Conscientes de que Deus ama as pessoas de forma singular e de que Ele quer atingir todas as áreas de suas vidas (o espiritual, o emocional, o social, o psicológico, o físico), os primeiros salvacionistas lançaram-se na luta para aliviar a humanidade sofredora, tendo essa visão holística do ser humano como um todo complexo e indivisível.

O slogan: “sopa, sabão, salvação” tornou-se um marco do Exército de Salvação e abalou as estruturas dos métodos das igrejas naquela época. Além disso, o Exército foi o primeiro a valorizar o trabalho feminino na igreja, deixando a mulher ocupar cargos que antes eram exercidos apenas por homens, contrariando, assim, as igrejas da época e dispensando parcerias importantes que se voltavam contra essa atitude.

O Exército de Salvação chega ao Brasil em 1922, porém sua primeira instalação foi, em 1928, um Lar para Marinheiros, na cidade de Santos. Neste mesmo ano foi realizada a primeira ação de emergência e socorro às vítimas das enchentes e acidentes em Monte Serrat, Santos. Desde seu início procurou demonstrar o amor de Deus na prática, de diversas formas: servindo um prato de sopa, aconselhando ou atuando em emergências, dentre outras.

Os atendimentos do Exército de Salvação foram ampliados para educação e saúde, em 1938, incluindo lares de crianças criando assim seu marco zero em São Paulo, inicialmente vinculada ao Exército de Salvação (Igreja).

Em 1974 nasceu a APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação), por meio da qual se exercem as atividades sociais do Exército de Salvação – Igreja

Com a nova Tipificação Nacional, o Exército não pôde continuar com suas Clínicas de Saúde, passando a responder somente por educação e assistência social e procura cumprir todas as mudanças de leis que ocorreram e ocorrem no Brasil.

O Exército de Salvação luta há 95 anos no Brasil contra a miséria e degradação do ser humano, buscando sempre a solução relevante e eficiente de forma a promover o ser humano nas áreas espiritual, emocional, social, psicológica e física.

As principais características do apoio assistencial e educacional oferecido pela APROSES são:

• Combate ao Tráfico de Pessoas;
• Oficinas de Programas Claves contra abuso sexual às crianças e adolescentes e prevenção
• Preservação dos direitos humanos;
• Lutas pelos Direitos das Crianças e Adolescentes;
• Combate ao Trabalho Infantil;
• Centros Educacionais, Acolhimento institucional e Atendimento Sócio Educativo em Meio Aberto (turno inverso ao período escolar)
• Incentivador da prática da cidadania
• Combate a qualquer tipo de violência contra crianças, adolescentes e mulheres;
• Tratamento dos beneficiários de maneira integral e oferecendo a possibilidade de melhoria de vida no convívio familiar, social, psicológico e espiritual.

Além desses atendimentos acima, o Exército de Salvação busca trabalhar preventivamente, partindo do princípio de ser a família a origem de toda a estrutura social, bem como o núcleo de sustentação afetiva, biológica e relacional.

Para a continuação de um trabalho integrado com esse atendimento familiar, o Exército de Salvação desenvolve programas de proteção social para crianças e adolescentes em situação de risco; Centro para Crianças e Adolescentes; programas de capacitação para adolescentes e jovens adultos, visando prepará-los para sua inserção no mercado de trabalho.

Exército de Salvação no Brasil.

• Combate ao Tráfico de Pessoas;
• Preservação dos direitos humanos;