BIOLOGIA
Compreendem os açúcares. São as principais substâncias produzidas pelas plantas durante o processo de fotossíntese. Estão relacionados com o fornecimento de energia. Os mais simples são chamados de monossacarídeos, enquanto que os que possuem moléculas maiores são chamados de oligossacarídeos e polissacarídeos.
Estrutura: São compostos por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio.
Monossacarídeos
Têm normalmente a fórmula Cn (H2O)n, em que n varia de 3 a 7. São classificados de acordo com o número de carbonos. Os mais frequentes nos organismos são as pentoses (5C) e hexoses (6C).
Veja a seguir:
Monossacarídeo: Pentose
• Carboidrato – Ribose: Matéria-prima para produção do ácido ribonucleico (RNA).
• Carboidrato – Desoxirribose: Matéria-prima para produção do ácido desoxirribonucleico (DNA).
Monossacarídeo: Hexoses
• Carboidrato – Glicose: Usada pela célula para obtenção de energia.
• Carboidrato – Frutose: Papel energético.
• Carboidrato – Galactose: Papel energético.
Mais adiante vamos estudar o RNA e o DNA para você entender melhor!
Osídeos
São os açúcares hidrolisáveis. Podem ser dissacarídeos (sacarose, lactose, maltose, celobiose, etc.) ou polissacarídeos (amido, glicogênio e celulose).
Oligossacarídeos
São moléculas constituídas pela união de dois a dez monossacarídeos. Os exemplos mais importantes são os dissacarídeos, como a sacarose (açúcar comum), a lactose (açúcar do leite) e a maltose (açúcar do malte).
Polissacarídeos
São constituídos por mais de dez monossacarídeos. São moléculas grandes e podem conter ramificações. Os exemplos mais comuns são o amido, o glicogênio e a celulose.
Ligação Glicosídica
É a ligação de um monossacarídeo a outro. Dá-se pela saída de uma molécula de água (desidratação) para cada ligação entre os monossacarídeos.
Logo quando ingeridos por algum animal, para que possam ser absorvidos, os oligossacarídeos e os polissacarídeos são quebrados em monossacarídeos. Isso ocorre pela adição de uma molécula de água (hidrólise).