DIFERENÇAS CULTURAIS, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

DIFERENÇAS CULTURAIS, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

1 INTRODUÇÃO

O trabalho foi organizado pelas disciplinas: Pedagogia em Espaços Escolares não Escolares, Educação e Tecnologia, Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais- Libras, Educação Cidadania e Diversidades, Relações éticoRaciais e Seminário Interdisciplinar lll.

O principal objetivo é a reflexão sobre as diferenças sociais e culturais nas escolas, bem como a atuação do professor frente a essas diferenças. Compreender ainda que a pedagogia atua em diferentes contextos, a qual trabalha diferenças em muitos aspectos. Relata, também, que a sociedade não é homogenia e cada vez mais as diferenças sociais são reafirmadas propiciando conflitos sociais.

Assim, cabe ao Pedagogo desempenhar um importante papel para a aceitação dessas diferenças, combatendo a discriminação, não apenas no âmbito escolar como também na sociedade em que está inserido.

2 DIFERENÇAS CULTURAIS, COTIDIANO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

A diversidade cultural é marcada por uma série de crenças, costumes, hábitos e conceitos, que são criados pelo homem e repassados de geração para geração. A diversidade cultural brasileira trás a mistura de tradições dos índios, brancos e negros, aonde cada um deles tem sua maneira de agir e pensar, que causa, assim, muitas contradições e uma série de discussões a respeito dos direitos e deveres dos seres humanos.

A principal causa de discussão é a discriminação daqueles que de alguma maneira são considerado fora da normalidade (índios, pobres, negros, deficientes) entre outros, que sofrem preconceitos por causa da sua condição de vida. Os indivíduos ainda são violentados na sua maneira de ser, esse tipo de rejeição causa dor e sofrimento para a vítima.

Refletir sobre diversidade cultural, é pensar em sociedade e também em ação e mudanças, pensar nas relações entre pessoas, considerando o grupo, a história o povo, isso vai além de um único comportamento padrão.

Assim sendo, as mudanças históricas com o decorrer do tempo mudam a realidade cultural, na medida em que a globalização possibilita que culturas, tradições e expressões se misturem transformando os indivíduos conforme a interação de cada um.

O campo de atuação do pedagogo vai além da escola, está presente em diversos espaços sociais, e atua em Espaços Escolares e Não escolares. “Em todo lugar que exige um processo de formação humana para a vida o pedagogo pode trabalhar.” (FREITAS, 2007) O conflito das diferenças culturais deve ser trabalhado na escola. O professor tem a função de mediar o conhecimento, considerando que o pedagogo tem algo a aprender com o educando, pois o conhecimento vai além do ensino-aprendizagem em sala de aula, ele também surge pela convivência e troca de experiência com o outro.

Aprofundando sobre a atuação do professor, foram entrevistadas duas profissionais diplomadas em pedagogia, sendo a primeira a professora da educação infantil que trabalha em escola particular e se dedica as crianças, e a 5 segunda a coordenadora Pedagógica que atua no Município em escola pública. Ambas possuem ponto de vista semelhante acerca da diversidade cultural e social. Salientaram, também, que trabalham com projetos transversais.

O professor enfrenta algumas dificuldades na docência, um exemplo citado pela professora da educação infantil, é a falta de capacitação, segundo ela o professor muitas vezes não está preparado para lidar com conflitos, indisciplina e dificuldade de aprendizagem.

Pessoas não são iguais, tem características diferentes, torna-se imprescindível que os professores pesquisem e aprofundem diversos conhecimentos didáticos, e levem em conta o processo de desenvolvimento da criança, visando a superação das dificuldades e problemas envolvidos na educação, como foi exemplificado na disciplina Pedagogia em espaço Escolares e Não Escolares, os paradigmas mudam conforme cada época histórica.

Ser professor é um trabalho que envolve uma vasta área do conhecimento, e possibilita entrar no mundo exterior da vivencia do educando, podendo assim proporcionar a mediação para o crescimento cognitivo.

É importante trabalhar com diferentes recursos tecnológicos nas ações pedagógicas, levando sempre em conta as diversidades culturais dentro da sala de aula.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola deve ser um espaço de socialização, onde são trabalhadas questões como o respeito, valores e atitudes. O pedagogo não pode se conduzir por uma cultura viciada e oprimida, uma vez que desempenha um importante papel na escola de promover uma política de igualdade e respeito à individualidade e à diversidade.

O profissional da educação deve analisar a realidade e refletir criticamente sobre suas vivências em sala de aula, para que assim possa intervir de maneira significativa nas questões que dizem respeito à aceitação das diferenças. Para tal é necessário ter profissionais sensíveis à vida, comprometidos e dispostos a formar uma sociedade justa e igualitária, com atenção as questões relativas à pluralidade de ideias, à diversidade sociocultural e à coletividade.

Portanto, o Pedagogo deve saber que o seu papel vai além da metodologia de repassar conhecimentos. Cabe a ele fortalecer o conhecimento do outro, facilitar as relações de maneira democrática, criar na escola um ambiente solidário, onde a igualdade é valorizada, que possibilite a construção de novas concepções através de seu compromisso com a valorização da diversidade.

Previous article
Next article