O primeiro jornal publicado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro. A publicação surgiu em 10 de setembro de 1808, e era um tipo de imprensa oficial da família real portuguesa.
Antes da chegada da família real ao Brasil, a imprensa era uma atividade proibida no país. Assim, as poucas informações que chegavam até o Brasil eram apenas aquelas publicadas nos periódicos europeus.
A Gazeta surgiu, então, como um órgão oficial do governo português. O jornal era editado sob censura prévia e só veiculava notícias de interesse da corte real portuguesa.
A Gazeta tinha um objetivo doutrinário e de formação da opinião pública. O jornal era amplamente persuasivo e as informações eram manipuladas a favor da corte.
A censura imposta ao periódico só foi extinta no dia 2 de março de 1821. Um ano depois, em 1822, com a proclamação da Independência do Brasil, A Gazeta deixou de circular no país.
Por conta da fundação do primeiro jornal brasileiro, o Dia Nacional da Imprensa foi comemorado em 10 de setembro até 1999. Depois, no ano 2000, a comemoração foi mudada para o dia primeiro de julho graças a um projeto de lei do deputado Nelson Marchezan.