- Anúncio -

A matéria de ciências humanas e suas tecnologias é uma das principais do Enem. Normalmente, as leituras das questões que o vestibulando deve fazer são amplas e exigem muito raciocínio. Mas, se você já tiver o mínimo de conhecimento sobre o assunto, sem dúvidas os enunciados se tornarão mais simples, e as chances de você acertar as questões serão maiores.

No compilado de hoje, separamos três importantes temas que poderão cair na sua prova do Enem, na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Estas serão as matérias abordadas:

  • Nova Ordem Mundial;
  • Políticas Ambientais;
  • A Arte e a Cultura no Brasil.

Com os resumões sobre cada um dos temas listados acima, você conseguirá fazer uma excelente prova e também a tão sonhada aprovação! Então vamos começar a estudar?

A nova ordem mundial

A Nova Ordem Mundial é matéria certa no seu vestibular. Isso porque os assuntos que envolvem o fim da guerra fria e o poder dos EUA são importantes para o Enem. Então, vamos entender mais sobre esse assunto?

Fatores desencadeadores da Nova Ordem Mundial

Bem, a Nova Ordem Mundial é um termo que se refere à nova situação geopolítica do mundo, depois de acontecimentos mundiais importantes, como:

- Anúncio -
  • Fim da Segunda Guerra Mundial;
  • Guerra Fria;
  • Queda do muro de Berlim;
  • Queda da União Soviética;
  • Crescimento dos Estados Unidos como potência.

Com o fim dos eventos listados acima, iniciou-se a Nova Ordem Mundial, que se caracteriza pela dissolução do bloco socialista e pelo fim da guerra entre a União Soviética e os Estados Unidos da América. 

Uma das principais mudanças ocasionadas pela Nova Ordem Mundial foi a mudança do padrão internacional em relação ao poder. Antes, um país era considerado poderoso quando os seus recursos tecnológicos em termos armamentistas e espaciais eram evoluídos. Atualmente, uma região é considerada poderosa quando se tem um alto nível de desenvolvimento econômico.

Por isso, a Nova Ordem Mundial é um meio para entender como se dá a relação atual entre os países a partir dos seus interesses.

Velha x Nova Ordem Mundial

A Velha e a Nova Ordem Mundial são compostas de várias diferenças. Isso porque a velha é caracterizada por um mundo bipolar: de um lado os EUA, com um viés capitalista, e do outro a União Soviética com um viés socialista.

Já a Nova Ordem Mundial tem o capitalismo como modelo econômico dominante, e os Estados Unidos como principal país do mundo.

Nova ordem unipolar

Muitos estudiosos indica que após o fim da Guerra Fria, o poder econômico e político se voltou para um único país: os Estados Unidos da América.

Isso porque os Estados Unidos assumiu a sua posição de potência mundial após o fim da Guerra Fria já que a União Soviética se dissolveu, e o principal país socialista da época – a Rússia – não tinha o mesmo poderio bélico e militar dos EUA e ainda por cima estava passando por uma grave crise econômica. 

Formas de regionalização do mundo

No período da Guerra Fria, o mundo era dividido em três partes:

  • 1º mundo: formado pelos países desenvolvidos de economia capitalista;
  • 2º mundo: formado por países socialistas que possuíam uma economia planificada;
  • 3º mundo: formado por países subdesenvolvidos.

No entanto, após o fim da Guerra Fria e com o desenvolvimento da Nova Ordem Mundial esses termos se tornaram obsoletos. 

Portanto, depois desse período foi decidido dividir o mundo em dois: oposição entre norte e sul.

Ao norte se agrupam os países desenvolvidos, como:

  • Noruega;
  • Suíça;
  • Dinamarca;
  • Austrália;
  • Holanda;
  • Irlanda;
  • Alemanha.

E as economias consideradas emergentes e subdesenvolvidas se agrupam ao sul. Portanto, fazem parte desse grupo países como:

  • Burundi;
  • Chade;
  • Eritreia;
  • Djibouti;
  • Angola;
  • Benin;
  • Burkina Faso.

As políticas ambientais

Também tendem a cair temas como meio ambiente, recursos naturais e políticas ambientais no Enem. E, por isso, é necessário estudar, discutir e debater sobre esse tema para fazer uma boa prova de vestibular. 

Então, vamos iniciar os estudos sobre esse assunto?

O que são políticas ambientais?

As políticas ambientais são um conjunto de leis e normas que têm como principal objetivo preservar o meio ambiente. E, atualmente, cada vez mais as pessoas têm tido a consciência da importância de cuidar do planeta. Isso porque já existem diversas políticas implementadas, principalmente nas escolas, que visam propagar a ideia de preservação do planeta. 

Como funcionam as políticas ambientais?

No Brasil, as políticas públicas foram implementadas desde o ano de 1930. Mas, as primeiras ações de preservação só foram realizadas há pouco tempo. As principais medidas tomadas foram:

  • Construção de parques ecológicos e nacionais, como o Parque Nacional do Itatiaia, a Serra dos Órgãos e o Parque de Iguaçu;
  • Criação e implementação do Código Florestal Brasileiro, com o intuito de preservar o meio ambiente;
  • Criação de Áreas de Proteção Permanentes;
  • Conferência de Estocolmo, que foi uma reunião entre diversos países para que as ações ambientalistas fossem retomadas;
  • Criação de órgãos que visam a preservação do meio ambiente, como o IBAMA, o CONAMA e o SISNAMA. 

A principal medida tomada para a preservação do meio ambiente foi a aprovação das leis ambientais nas quais tanto os cidadãos quanto as indústrias deveriam trabalhar em conjunto a fim de cuidar do planeta.

Mas, por mais que existam inúmeras leis ambientalistas, há uma grande quantidade de crimes ambientais no país, principalmente em relação a queimadas. Então, o Brasil ainda não está a salvo: é necessário muita luta e trabalho pela frente até que o país tenha leis que, de fato, consigam preservar o meio ambiente. 

Meio ambiente e sustentabilidade 

O meio ambiente e a sustentabilidade são conceitos que andam de mãos dadas! Isso porque a sustentabilidade significa a proteção e a otimização dos recursos do planeta e o meio ambiente é simplesmente onde vivemos.

Por isso nada mais justo do que utilizar e inserir a ideia de sustentabilidade no meio ambiente, ou melhor, na nossa casa. Isso porque é nosso dever e do Estado cuidar das áreas de preservação e punir todos as instituições que tiverem ações que possam danificar e ocasionar malefícios para os recursos naturais.

A arte e a cultura no Brasil

A riqueza da cultura e da arte brasileira é um tema muito abordado no Enem. Isso porque o Brasil possui uma enorme diversidade de costumes, crenças e ritos. Então, vamos aprofundar mais nesse tema para compreendê-lo um pouco melhor?

O conceito de arte

A arte é uma manifestação estética realizada pelo homem – normalmente denominado de artista – a partir de suas percepções de mundo, sejam por meio de emoções ou ideias. Por isso, a arte é uma atividade muito importante para um povo, afinal essa reflete a identidade de determinados grupos sociais.

O conceito de cultura 

A cultura é uma palavra complexa e completa, pois o seu conceito inclui as crenças, os costumes, os ritos, os hábitos e até mesmo a arte de determinado povo. Portanto, a cultura é o conjunto de crenças e tradições, dando ênfase na forma de se expressar e do modo de viver de diferentes grupos sociais.

No Brasil

No Brasil, a arte e a cultura são fatores ricos. Inclusive, no país existem diversos bens culturais que já foram tombados pela UNESCO como patrimônio cultural, como o Cristo Redentor que faz parte de uma das sete maravilhas do mundo moderno. 

Além disso, a cultura brasileira é formada pela miscigenação de vários povos: os africanos, os indígenas, os latino-americanos, os asiáticos e os europeus. 

A dança no Brasil, por exemplo, possui influência de diferentes países. E, com a mistura das danças africanas, europeias e orientais se desenvolveram estilos tradicionais brasileiros como:

  • Forró;
  • Axé;
  • Maxixe;
  • Baião;
  • Fandango;
  • Frevo;
  • Samba.

Nas artes plásticas, o Brasil se destaca com profissionais reconhecidos no mundo inteiro, como a Tarsila do Amaral, o Portinari e a Anita Malfatti que fizeram história na Semana de Arte Moderna.

Já as esculturas e os artesanatos são compostos que fazem parte das artes visuais brasileiras e foram geradas por uma cultura indígena. A parte Sul e Sudeste do país é reconhecida pela produção de potes, vasilhas, panelas e jarras feitas de barro e de folha de bananeira, e também pelas colchas e tapetes que são confeccionados à mão.

Na região Norte e Nordeste do país é possível encontrar o bordado, que é um modo de confecção de artesanato tipicamente indígena. No estado do Amazonas, por exemplo, há produção de artes a partir de materiais preciosos, sementes e madeira – e outros compostos típicos da região. E no Ceará, a população usa bastante bambu, carnaúba, algodão e cipó.

No estado de Goiás e Mato Grosso há a produção de arte feita de barro, frutas, sementes e madeiras. 

Por fim, o Brasil tem uma forte cultura também nas artes cênicas. Afinal, no país se destacam os espetáculos circense e o teatro. 

Então, viu como o Brasil é vasto e sua cultura é rica em todas as regiões do país? Por esses e outros motivos, a cultura e a arte brasileira é bastante recorrente nas questões do Enem. 

Bem, para conseguir acertar as questões e tirar uma boa nota, recomendamos que leia o nosso resumão quantas vezes for necessário e também assista a videoaulas sobre o tema para relembrar o assunto. Assim é possível saber todas as informações na hora da prova, e conseguir tirar uma boa nota e também a tão sonhada aprovação no vestibular!

- Anúncio -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.