- Anúncio -

O berílio é um dos metais mais leves, apresentando uma cor cinza semelhante à do aço. Ele pode ser encontrado em trinta diferentes minerais, dentre os quais os mais importantes são a bertrandita (hidrossilicato de berílio), o berilo e o crisoberilo. Em temperatura ambiente, é resistente à oxidação pelo ar.

Puro, esse mineral é um silicato de berílio-alumínio, que aparece nas formas de água-marinha e de esmeralda.

É produzido pela redução do fluoreto de berílio com  magnésio metálico a altas temperaturas. Também podeser obtido pela eletrólise da mistura fundida do cloreto de berílio. As combinações mais importantes são: hidróxido de berílio (Be(OH)), óxido de berílio (BeO), cloreto de berílio (BeCl2) e nitrato de berílio (Be(NO3)2).

Aplicações: O berílio, quando associado ao cobre (ligas de cobre-berílio), é utilizado na produção de molas, de contatos elétricos, de eletrodos de soldas, de materiais que vão compor partes de veículos aeroespaciais e de satélites e de armas automáticas de rápido acionamento. Também é usado para a produção de giroscópios e de componentes eletroeletrônicos.

O óxido de berílio é empregado na construção de Nome do elemento: Beryllium. Berílio reatores nucleares e em cerâmicas especiais.

- Anúncio -

A transparência do berílio aos raios X torna-o um material útil para janelas de detetores de radiação.

Origem do nome: Do grego bérullos: gema de cor verde-mar = berilo, uma pedra preciosa

Descobridor: O químico francês Nicholas Louis Vauquelin (1763-1829), que descobriu a primeira combinação desse elemento.

Métodos de obtenção: O metal foi isolado pelo químico alemão Friederich Wohler (1800-1882) e pelo químico e farmacêutico francês Antoine Bussy (1794-1882), em 1828, por meio da reação do potássio com o cloreto de berílio.

Berilo - pedra preciosa Foto de Berilo, pedra preciosa onde é encontrado o berílio.

 

- Anúncio -